Os homens e mulheres segundo o coração de Deus têm traços de caráter sério e comprometido com a oração e trabalho no Reino de Deus. Um homem e uma mulher segundo o coração de Deus são aqueles que anseiam por agradar a Deus, aqueles que possuem um coração que obedece (GEORGE, 2005, p. 46). O texto de Atos 13.22 afirma que Davi fazia a vontade de Deus porque tinha um coração voltado para Deus.
Quando olhamos para o servo de Deus chamado Paulo, percebemos que ele é um homem que possui uma visão do coração voltado para Deus. E uma visão requer iniciativa e no Reino de Deus temos que fazer tudo com todas as nossas forças. Uma visão requer integridade, isto é, viver uma vida pautada pela fé se lembrando de que Deus nos julga pelos valores do coração, os valores invisíveis, do fundo do nosso ser. Paulo na sua trajetória de obedecer a Deus sempre ele nos convida para refletir sobre a supremacia de Deus na vida e sobre todas as coisas. Então como podemos buscar a vontade de Deus na vida confiando nas ações dele?
1. Conheça a fundo as promessas de Deus na vida: saibamos que há pelo menos 7.487 a 30 mil promessas de Deus nas Sagradas Escrituras para a nossa vida espiritual. A Bíblia afirma que Deus tem planos de paz para nós. Lendo essa promessa descansamos mais na vontade Deus. A Bíblia afirma que Deus leva o nosso fardo todo dia e esta promessa nos ajuda a entender que ele está no controle de tudo e nos ajuda a buscar mais ainda a sua vontade.
2. Medite sempre sobre a providência de Deus na vida: o próprio Paulo afirma que Deus suprirá todas as nossas necessidades em glória por Cristo Jesus. Temos o Deus da providência em nosso interior. Deus está presente em cada ato da nossa história. Todas as coisas contribuem para o nosso crescimento e para o nosso bem. Porque Deus é o Deus da providência. Uma frase que me chamou a atenção sobre providência e cuidado de Deus na vida foi a de Max Lucado no seu livro Aliviando a bagagem:
“Você não tem de carregar a carga de um deus inferior... um deus sobre uma estante, um deus numa caixa, ou um deus numa garrafa. Não, você precisa de um Deus que coloca 100 bilhões de estrelas em nossa galáxia e 100 bilhões de galáxias no universo. Você precisa de um Deus que molde dois punhados de carne em 75 a 100 milhões de células nervosas, cada uma com 10.000 conexões com outras células nervosas, colocar isto num crânio, e chamá-lo de cérebro. E você precisa de um Deus que, enquanto você está adormecido, vem na quietude da noite e toca você com a ternura de uma nevada em junho. Você precisa de um Yahweh. E, de acordo com Davi você tem um. Ele é o seu pastor” (LUCADO, 2004, p.17).
3. Adore ao Senhor em qualquer circunstância da vida: alguém que anda na compreensão da vontade e querer de Deus na vida se torna uma pessoa marcada pela oração, louvor e adoração diante de Deus em qualquer momento da vida. Uma comunidade que entende a vontade de Deus é adoradora. Ela compreende os momentos difíceis como um processo de maturidade e crescimento diante do soberano Deus. Por que devemos adorar a Deus sempre? Porque ele anda conosco, porque ele nos protege e controla toda a nossa vida. Como Max Lucado afirma:
“Você tem um Deus que o escuta; tem o poder do amor atrás de você, o Espírito Santo dentro de você e todo o céu dentro de você. Se você tem o Pastor, você possui graça para cada momento, direção para cada curva, luz para cada canto e uma âncora para cada tempestade. Você tem tudo o que precisa” (LUCADO, 2004, p.29).
Nenhum comentário:
Postar um comentário