1. AGOSTINHO, Santo. O sermão do Senhor na montanha. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2023. Ao longo dos séculos, O sermão do Senhor na montanha tem sido fonte de inspiração para práticas admiráveis. E já foi comentado várias vezes até hoje. Um dos comentários mais antigos e influentes sobre o Sermão da Montanha é de Santo Agostinho. O propósito de Agostinho neste tratado era ajudar seus leitores e ouvintes a levar o texto do evangelho tão a sério que eles viveriam como homens sábios que construíram suas casas sobre a rocha. É notável que tantas passagens neste comentário do final do século IV até o início do século XXI ainda tenham significado até hoje. Contém 192 páginas.
2. NOUWEN, Henri. Voar, cair, ser apanhado. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2023. Neste livro, Henri Nouwen se apresenta como um tomador de risco espiritual transformado pela diversidade à medida que aprendeu a ver o mundo através de muitas perspectivas, incluindo sua participação no movimento dos Direitos Civis, sua vida em comunidade com pessoas com deficiência intelectual, seu crescimento pessoal por meio de amizades durante a epidemia de Aids dos anos de 1990 e outros encontros inesperados. Nesta história sobre voar, cair e ser apanhado, Nouwen nos convida a não ter medo de cair. Contém 312 páginas.
3. ZEMUNER, Dorival. Inimigos do Senhor e do seu ungido. Londrina – PR: Editora Ide, 2022. Há uma guerra cósmica contra o Senhor e o Seu Ungido. (Sl 2:1-2) A natureza humana contaminada pelo pecado é contrária ao caráter e à vontade de Deus. Os agentes do maligno utilizam todos os meios possíveis para relativizar, falsificar e desacreditar a obra salvadora já realizada por Deus Pai através do Seu Filho, Jesus Cristo, na Cruz do Calvário. Os inimigos da Cruz de Cristo não querem que você saiba que a sua velha e incorrigível natureza herdada de Adão, não pode ser melhorada ou modificada por religiões ou qualquer expediente para tornar-se aceitável a Deus. Ela precisa ser extinta e substituída. Sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos. (Rm 6:6-8) A súmula da vida cristã é: Estou crucificado com Cristo, não obstante, eu vivo, porém, não eu, mas Cristo vive em mim. (Gl 2:20) Contém 104 páginas.
4. CRABB, Larry. Viciados em si mesmos. Como a esperança do céu nos liberta do egoísmo. São Paulo: Vida Nova, 2023. Desde a saída do jardim do Éden, todo ser humano já chega ao mundo com o vício obstinado de buscar seu próprio bem-estar. Vivemos, então, viciados em satisfazer todos aqueles anseios que somos incapazes de recusar ou de reprimir. Até aprendermos a guardar avidamente o céu, quando todos os nossos anseios serão satisfeitos de forma plena e eterna, viveremos propensos a um único objetivo: fazer a vida funcionar de acordo com o nosso desejo. Isso se manifesta de duas maneiras: Egocentrismo. A tendência de nos preocuparmos excessivamente com nós mesmos, o que impulsiona diversas ações e escolhas muitas vezes à custa do outro. Vícios e comportamentos destrutivos. Uma maneira de tentarmos preencher os anseios mais profundos, muitas vezes buscando satisfação em coisas que nos desconectam da realidade, nos levando a comportamentos prejudiciais. Esses comportamentos têm origem no vício em si mesmo. Aguardar o céu para obtermos tudo o que nossa alma mais deseja, sem exigir nada nesta vida, nos liberta para amar da maneira correta, alegrar a Deus e ajudar o próximo sem exigir nada em troca. Qual é a consequência disso? A verdadeira alegria, que é a satisfação de viver e amar como o Senhor Jesus Cristo. Contém 160 páginas.
5. KELLER, Timothy. Perdoar. Por que devo e como posso? São Paulo: Vida Nova, 2023. "Errar é humano; perdoar é divino" é um anseio antigo. Porém, nosso mundo moderno e complicado questiona os benefícios do perdão. Timothy Keller defende fervorosamente o papel central que o perdão tem de exercer em nossas vidas, e mostra aos leitores como e por que o perdão é o único meio de prosperarmos em um mundo imperfeito. Perdoar qualquer um de maneira significativa é uma das coisas mais difíceis que podemos fazer. Se não perdoarmos, o ressentimento e a vingança nos consomem. É impossível superar a transgressão sem o perdão, no entanto, poucas pessoas possuem recursos e habilidades para perdoar completamente e seguir adiante. O perdão é uma habilidade essencial, um imperativo moral e uma crença religiosa que atinge o cerne do que significa ser humano. Keller mostra aos leitores por que o perdão é tão importante e como perdoar, explicando em detalhes os passos que precisamos dar para seguirmos em frente sem sacrificar a justiça ou a nossa humanidade. Contém 256 páginas.
6. FRANKL, Viktor E. A busca sobre Deus e questionamentos sobre o sentido. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014. O livro originou-se de uma conversa, um diálogo franco sobre Deus, no ano de 1984 entre o filósofo religioso P. Lapide e o criador da Logoterapia V. Frankl e traz uma discussão aberta sobre as questões da religião e da psicologia, sobre as opiniões pessoais a respeito da fé e os questionamentos religiosos a respeito do sentido do universo. Através dessa troca de idéias se tornou claro para os autores que a fé e a ciência são dois caminhos da mesma busca pela verdade, que nos levam adiante passo a passo, mas que jamais serão alcançados. Contém 176 páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário