O texto de Isaías 53 diz que o servo do Senhor foi pelas nossas Iniquidades. Diz que era homem de dores e sabia o que era padecer. Diz que era desprezado e o mais rejeitado entre os homens. O servo do Senhor era desprezado e o texto diz que dele não fizemos caso algum.
Tem 52 anos, é casado com Erika e pai da Isabella. É membro da equipe pastoral da IP em Alphaville - Santana do Parnaíba - SP. Ele cuida de pessoas no aconselhamento. É autor de: Provérbios - vida inteligente; Depressão; Silenciando; Descanso no pastor da alma, Coração sábio, Poesia e oração - Vols I a V, Vivendo, Encontros com Jesus, Alegria verdadeira e Simplicidade, fé e oração Série Intimidade com a Palavra. Um jeito doce de viver com seu cônjuge. Ele é fundador do Projeto Timóteo.
sexta-feira, 29 de março de 2024
Cristo na cruz!
O texto de Isaías 53 diz que o servo do Senhor foi pelas nossas Iniquidades. Diz que era homem de dores e sabia o que era padecer. Diz que era desprezado e o mais rejeitado entre os homens. O servo do Senhor era desprezado e o texto diz que dele não fizemos caso algum.
quinta-feira, 28 de março de 2024
A nossa deformidade de alma!
O profeta Isaías afirma as seguintes palavras no capítulo 53.4: Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. A linguagem que o profeta usa é de dores, de angústia, padecimento e de profundo sofrimento do servo sofredor. O texto nos aponta para o fato que não é somente aos males físicos que acontece a referência, mas a todo tipo de sofrimento humano.
terça-feira, 26 de março de 2024
Deus está no controle!
O texto de Atos 17.26-28 afirma: Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. Sendo, pois, geração de Deus.
sábado, 23 de março de 2024
Sonhar, sonhar e sonhar!
Olhando para a vida, muitas vezes, pensamos que não podemos somar para a vida, mas podemos, sim, podemos. Todos temos sonhos e desejos na vida. Enquanto há fôlego devemos sonhar, sonhar e sonhar. Quando estava no Seminário, tinha o desejo de escrever livros, mas não tinha abertura em nenhuma editora.
quinta-feira, 21 de março de 2024
Sem desanimar
As cicatrizes ficam na nossa alma porque somos seres humanos. Um dia pela graça na manifestação do Filho elas se findarão. As lágrimas da dor desaparecerão. O Cordeiro de Deus enxugará toda lágrima, tirará toda dor da nossa alma.
quarta-feira, 20 de março de 2024
sexta-feira, 15 de março de 2024
Identidade e significado
A identidade e significado humanos só são possíveis através de Cristo. Cristo, na cruz, restaura a nossa imagem desfigurada, Ele renova a nossa imagem e nos traz de volta a identidade e significado nele.
quarta-feira, 13 de março de 2024
segunda-feira, 11 de março de 2024
Uma percepção profunda!
A vida passa rápido demais. Parece que foi ontem que eu tinha 20 anos. Dormia pouco, tinha um fôlego enorme. Cansava pouco, realizava um monte de tarefas sem o menor cansaço. Hoje sou quebrado pela vida, já se foram 52 anos. E é evidente que hoje sou bem mais experiente. Já chorei muito, já ri muito. Já tive muitas alegrias e tristezas também.
O sorriso de alegria
Precisamos escrever uma poesia no coração sobre a gratidão de receber o ar que respiramos de graça, olhar para o sorriso de alegria de uma criança no colo, cantar pela manhã que as misericórdias do Senhor se renovaram em nosso ser, sentir o que as pessoas, ao nosso redor, estão enfrentando e observar um pouco a nossa alma e ver o Cristo Salvador, maravilhoso e cheio de graça para nós. (Livro Minuto de graça. Volume 6)
sábado, 9 de março de 2024
Deus tem cuidado de nós
Quando nos deparamos com o Salmo 23 logo no inicio recebemos o convite para viajar rumo a um lugar sem nenhuma bagagem, a fim de confiar em Deus, deixando todas as cargas e pesos sobre ele. O Salmo afirma nos primeiros versículos: O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. (Salmo 23:1-3)
segunda-feira, 4 de março de 2024
Deus trabalha em nosso ser
Apesar das dores da nossa alma!
Tem dia que nós experimentamos momentos tristes e dolorosos para a alma. Tem dia que parece que uma carreta nos atropela e ficamos todos quebrados nos ossos e no coração!
sábado, 2 de março de 2024
Leituras em fevereiro de 2024
1. AGOSTINHO, Santo. O sermão do Senhor na montanha. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2023. Ao longo dos séculos, O sermão do Senhor na montanha tem sido fonte de inspiração para práticas admiráveis. E já foi comentado várias vezes até hoje. Um dos comentários mais antigos e influentes sobre o Sermão da Montanha é de Santo Agostinho. O propósito de Agostinho neste tratado era ajudar seus leitores e ouvintes a levar o texto do evangelho tão a sério que eles viveriam como homens sábios que construíram suas casas sobre a rocha. É notável que tantas passagens neste comentário do final do século IV até o início do século XXI ainda tenham significado até hoje. Contém 192 páginas.
2. NOUWEN, Henri. Voar, cair, ser apanhado. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2023. Neste livro, Henri Nouwen se apresenta como um tomador de risco espiritual transformado pela diversidade à medida que aprendeu a ver o mundo através de muitas perspectivas, incluindo sua participação no movimento dos Direitos Civis, sua vida em comunidade com pessoas com deficiência intelectual, seu crescimento pessoal por meio de amizades durante a epidemia de Aids dos anos de 1990 e outros encontros inesperados. Nesta história sobre voar, cair e ser apanhado, Nouwen nos convida a não ter medo de cair. Contém 312 páginas.
3. ZEMUNER, Dorival. Inimigos do Senhor e do seu ungido. Londrina – PR: Editora Ide, 2022. Há uma guerra cósmica contra o Senhor e o Seu Ungido. (Sl 2:1-2) A natureza humana contaminada pelo pecado é contrária ao caráter e à vontade de Deus. Os agentes do maligno utilizam todos os meios possíveis para relativizar, falsificar e desacreditar a obra salvadora já realizada por Deus Pai através do Seu Filho, Jesus Cristo, na Cruz do Calvário. Os inimigos da Cruz de Cristo não querem que você saiba que a sua velha e incorrigível natureza herdada de Adão, não pode ser melhorada ou modificada por religiões ou qualquer expediente para tornar-se aceitável a Deus. Ela precisa ser extinta e substituída. Sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos. (Rm 6:6-8) A súmula da vida cristã é: Estou crucificado com Cristo, não obstante, eu vivo, porém, não eu, mas Cristo vive em mim. (Gl 2:20) Contém 104 páginas.
4. CRABB, Larry. Viciados em si mesmos. Como a esperança do céu nos liberta do egoísmo. São Paulo: Vida Nova, 2023. Desde a saída do jardim do Éden, todo ser humano já chega ao mundo com o vício obstinado de buscar seu próprio bem-estar. Vivemos, então, viciados em satisfazer todos aqueles anseios que somos incapazes de recusar ou de reprimir. Até aprendermos a guardar avidamente o céu, quando todos os nossos anseios serão satisfeitos de forma plena e eterna, viveremos propensos a um único objetivo: fazer a vida funcionar de acordo com o nosso desejo. Isso se manifesta de duas maneiras: Egocentrismo. A tendência de nos preocuparmos excessivamente com nós mesmos, o que impulsiona diversas ações e escolhas muitas vezes à custa do outro. Vícios e comportamentos destrutivos. Uma maneira de tentarmos preencher os anseios mais profundos, muitas vezes buscando satisfação em coisas que nos desconectam da realidade, nos levando a comportamentos prejudiciais. Esses comportamentos têm origem no vício em si mesmo. Aguardar o céu para obtermos tudo o que nossa alma mais deseja, sem exigir nada nesta vida, nos liberta para amar da maneira correta, alegrar a Deus e ajudar o próximo sem exigir nada em troca. Qual é a consequência disso? A verdadeira alegria, que é a satisfação de viver e amar como o Senhor Jesus Cristo. Contém 160 páginas.
5. KELLER, Timothy. Perdoar. Por que devo e como posso? São Paulo: Vida Nova, 2023. "Errar é humano; perdoar é divino" é um anseio antigo. Porém, nosso mundo moderno e complicado questiona os benefícios do perdão. Timothy Keller defende fervorosamente o papel central que o perdão tem de exercer em nossas vidas, e mostra aos leitores como e por que o perdão é o único meio de prosperarmos em um mundo imperfeito. Perdoar qualquer um de maneira significativa é uma das coisas mais difíceis que podemos fazer. Se não perdoarmos, o ressentimento e a vingança nos consomem. É impossível superar a transgressão sem o perdão, no entanto, poucas pessoas possuem recursos e habilidades para perdoar completamente e seguir adiante. O perdão é uma habilidade essencial, um imperativo moral e uma crença religiosa que atinge o cerne do que significa ser humano. Keller mostra aos leitores por que o perdão é tão importante e como perdoar, explicando em detalhes os passos que precisamos dar para seguirmos em frente sem sacrificar a justiça ou a nossa humanidade. Contém 256 páginas.
6. FRANKL, Viktor E. A busca sobre Deus e questionamentos sobre o sentido. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014. O livro originou-se de uma conversa, um diálogo franco sobre Deus, no ano de 1984 entre o filósofo religioso P. Lapide e o criador da Logoterapia V. Frankl e traz uma discussão aberta sobre as questões da religião e da psicologia, sobre as opiniões pessoais a respeito da fé e os questionamentos religiosos a respeito do sentido do universo. Através dessa troca de idéias se tornou claro para os autores que a fé e a ciência são dois caminhos da mesma busca pela verdade, que nos levam adiante passo a passo, mas que jamais serão alcançados. Contém 176 páginas.