quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Medo de não ser amado!


A grande realidade é que vivemos nessa vida buscando ser  amados pelas pessoas que nos cercam. O ser humano por natureza, busca afirmação, afeição, simpatia, incentivo e apoio frequentemente. Toda vez que não é correspondido nessas áreas acontece a inseguran
ça, a frustração e a sensação de insuficiência. Os resultados desses aspectos negativos são: raiva, ressentimentos, ciúmes, desejo de vingança, ganância e o desejo de rivalidade no ser interior. 
Como nós temos medo de não ser amados pelas pessoas que nos cercam. Como nós temos medo de ser postos de lado, superados, ignorados e até perseguidos na vida. 
Desde o efeito lá da queda no Éden ficamos com a necessidade e a insegurança no nosso ser. Tanto que quando um casal quer romper no casamento, uma das partes geralmente afirma: tenho o direito de ser feliz com outra pessoa. Isso é reflexo da incapacidade de ser dar por completo para o outro, sem exigência de ser amado. 
Lembro da afirmação de João quando ele trata sobre a perspectiva do amor divino sobre nós. Ele diz: Nós o amamos porque ele nos amou primeiro. A solução para todos os conflitos e inseguranças que temos em nosso ser está nessa verdade. Deus nos ama em Cristo Jesus, ponto final. Nele somos amados, nele temos identidade, nele temos um significado. Nós respondemos em amor, por causa dele. A origem de todo o amor, todo afeto, todos os sentimentos de afirmação e segurança, vêm do Senhor Deus. 
Quando respiramos esse amor divino em nosso ser, temos uma compreensão de quem somos, somos os escolhidos de Deus. Somos tocados pelo seu amor e amamos também, por graça e bondade dele. Assim, não necessitamos correr atrás das pessoas para termos um sentido, um significo e nem a identidade, porque temos tudo isso em Jesus Cristo. Jesus Cristo é o nosso sentido maior, amamos a Ele porque nos amou primeiro. Sejamos gratos por esse amor derramado em nosso coração! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário