Aquele que conhece seus próprios abismos nunca se colocará acima dos outros. (Livro: A sabedoria dos monges na arte de liderar pessoas)
Tem 52 anos, é casado com Erika e pai da Isabella. É membro da equipe pastoral da IP em Alphaville - Santana do Parnaíba - SP. Ele cuida de pessoas no aconselhamento. É autor de: Provérbios - vida inteligente; Depressão; Silenciando; Descanso no pastor da alma, Coração sábio, Poesia e oração - Vols I a V, Vivendo, Encontros com Jesus, Alegria verdadeira e Simplicidade, fé e oração Série Intimidade com a Palavra. Um jeito doce de viver com seu cônjuge. Ele é fundador do Projeto Timóteo.
sexta-feira, 30 de setembro de 2022
O nossos próprios abismos
Aquele que conhece seus próprios abismos nunca se colocará acima dos outros. (Livro: A sabedoria dos monges na arte de liderar pessoas)
quinta-feira, 29 de setembro de 2022
O ato patriota de votar
Walter Kaiser Jr. no seu livro: O cristão e as questões éticas da atualidade afirma: A Bíblia pode ser empregada de quatro maneiras diferentes nesse contexto: ela pode funcionar (1) como guia, (2) como sentinela, (3) como bússola e (4) como princípio. Dessa forma, guias indicam a rota que devemos seguir, ao passo que as sentinelas nos advertem contra decisões ou caminhos errados. Bússolas nos ajudam a obter orientação e princípios reúnem as ideias abstratas que resumem vários exemplos encontrados nas Escrituras. Portanto, nosso conhecimento, com o qual avaliamos questões éticas, provém da Bíblia. Ela é nossa fonte imbuída de autoridade para compreendermos a orientação de Deus quanto à maneira correta e justa de agir.
terça-feira, 27 de setembro de 2022
Sobre as eleições
Faltam cinco dias para participarmos das eleições para deputados estaduais, federais, governador, senador e presidente da república. Minha fala é para os cristãos de verdade! Chamo a atenção para alguns detalhes importantes:1. Pessoas devem ser respeitadas mesmo se Su as ideias são seguidas ou não. Ideias só expressam alguma visão ou pano de fundo.
quinta-feira, 22 de setembro de 2022
Estrela da manhã!
O texto de Apocalipse 22:16 afirma: Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.
quarta-feira, 21 de setembro de 2022
Azedos e rancorosos
A amargura é como um câncer, ela se alimenta do hospedeiro. Ela trabalha às escondidas e é raro enxergar o correndo por sua veias. A amargura vai corroendo a gente por dentro até nos transformar em seres azedos e rancorosos. Cuidado com esse negócio horrível que adoece e não nos permite respirar de maneira saudável nos relacionamentos com as pessoas. (Alcindo Almeida)
segunda-feira, 19 de setembro de 2022
ALPHAVISION 2022
Deus faz tudo do zero!
quinta-feira, 15 de setembro de 2022
A redenção no ser
terça-feira, 13 de setembro de 2022
Orar é permanecer vivo!
O escritor N. T. Wright, um dos maiores acadêmicos da Bíblia no mundo, afirma: A oração não pode ser resumida a uns poucos momentos de meditação sonolenta realizada no final do dia, ou alguns poucos momentos preguiçosos e desatentos no início do dia.
segunda-feira, 12 de setembro de 2022
Expectativa para o futuro!
O Eterno Deus tem propósitos na vida daqueles que são os seus amados. Poucas promessas têm trazido mais conforto e forças para o povo de Deus através dos Séculos como o texto de Romanos 8.28 que diz: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
domingo, 11 de setembro de 2022
sábado, 10 de setembro de 2022
sexta-feira, 9 de setembro de 2022
Olhando para baixo
terça-feira, 6 de setembro de 2022
A voz viva de Jesus!
O texto sagrado de Colossenses 1:19-20 afirma: Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
segunda-feira, 5 de setembro de 2022
Jesus cura e dá sentido ao ser humano
Mateus 9:1 e 2 diz: Entrando Jesus num barco, atravessou o mar e foi para a sua cidade. Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado em sua maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados.
Celebração dos meus 25 anos de pastorado!
Grato demais pela bela surpresa de ontem, pela homenagem na Celebração dos meus 25 anos de pastorado! Minha palavra é gratidão a todos os presbíteros, diáconos, liderança e a igreja. Um privilégio e uma honra enormes estar aqui na IPAlpha nesses 10 anos e 9 meses. Já bati recorde de tempo numa igreja!
sábado, 3 de setembro de 2022
Eu cantarei a bondade de Deus!
A maioria de vocês sabe da minha história complicada, sofrida e muito difícil para ir estudar teologia no Seminário JMC. Havia uma visão distorcida pelo meu próprio pastor. Ele espalhou na igreja que eu era rebelde e um péssimo filho. O Conselho da igreja teve que mandar o nosso conselheiro investigar o meu testemunho em casa junto com outro presbítero da igreja. E o novo pastor da igreja, limpou minha barra diante das mentiras que esse pastor maldoso fez.
sexta-feira, 2 de setembro de 2022
Leituras em agosto de 2022
1. SCHIMIDT, Adolpho. Martinho Lutero. Comentário a Romanos e Catecismo Menor. Porto Alegre: Editora Concórdia, 2021. O Comentário aos Romanos corresponde a uma seleção das aulas dadas em latim pelo reformador a seus alunos, na Universidade de Wittenberg, entre 1515 e 1516, um período decisivo no processo de maturação do seu pensamento. O prefácio a Romanos foi escrito pelo tradutor Lutero para orientar os leitores da Bíblia sobre os pontos teológicos centrais da carta, estabelecendo a justiça de Deus revelada no evangelho como princípio de interpretação de toda a Escritura. O Catecismo Menor, escrito por Lutero em 1529 a partir de suas pregações à comunidade de Wittenberg, é a expressão da fé e da vida cristã apresentadas no Comentário e no Prefácio, apontando para a justiça de Deus como fonte da vocação do “justo que vive por fé”. Contém 214 páginas.
2. KARNIOL, Isac G. Patricia S. L. Karniol. Autismo além do diagnóstico. São Paulo: Editora Zagodoni, 2016. Com o diagnóstico de Autismo desde a primeira infância, Marco (nome fictício) percorre diversas terapias e escolas, especiais ou não, e já com 17 anos, numa tentativa maior de entrar em contato com os outros, com o mundo exterior, vê seus esforços fracassarem e se desestrutura. Surpreendentemente, com escritos (poesias, frases, pequenas crônicas, redações e cartas) e desenhos, ele consegue finalmente se comunicar emocionalmente com o terapeuta, trazendo um conjunto de pensamentos, desejos, emoções e sentimentos até então submersos em seu mutismo e isolamento. Algumas produções tinham uma qualidade estética indiscutível, indicando compreensão e contato com ele mesmo e com os outros. Isto não acontecia através da linguagem falada e do imobilismo, tanto expressivo como motor. Levar em conta as emoções de Marco, do analista, e a comunicação entre os dois, quando possível, foi fundamental para este processo terapêutico. Contém 101 páginas.
3. WRIGHT, N. T. As Escrituras e a autoridade de Deus. Como ler a Bíblia hoje. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson, 2021. Em As escrituras e a autoridade de Deus, N. T. Wright argumenta que Deus é a fonte final de toda autoridade, e que essa autoridade não é principalmente sobre fornecer as respostas corretas para perguntas controversas, mas sobre a soberania de Deus, os propósitos salvíficos sendo declarados e realizados por meio de Jesus e o Espírito. Dessa forma, neste livro, Wright dá nova vida à velha e desgastada doutrina da autoridade das escrituras, apresentando uma proposta nova, útil e concisa sobre as atuais "batalhas pela Bíblia" e a restauração das escrituras como o lugar principal para encontrar a voz de Deus. Esta edição inclui dois estudos de caso valiosos que examinam o significado de guardar o sábado e como os cristãos podem defender a monogamia. Esses estudos não apenas oferecem visões bíblicas ousadas, mas também demonstram o papel indispensável das escrituras como o principal recurso para o ensino e orientação na vida cristã. Contém 250 páginas.
4. BAUSELLS, Adrien. A jornada da pregação. Do texto ao púlpito. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson, 2022. “A Palavra de Deus é a mesma ontem, hoje e sempre.” Essa é uma convicção entre os cristãos, mas o mesmo não pode ser dito sobre aqueles a quem o evangelho é proclamado. A cultura contemporânea, marcada pelo pós-modernismo, influencia como entendemos o mundo e a forma como ouvimos a pregação e a aplicamos à nossa realidade. A fim de assegurar que a mensagem do evangelho continue sendo transmitida com relevância a uma audiência em constante ebulição. Adrien, experiente pastor e professor de homilética, apresenta uma teologia e uma metodologia homilética com o objetivo de ajudar todos os que foram chamados ao ministério da Palavra a moverem-se com facilidade do texto bíblico até a entrega do sermão; uma jornada cujo destino é o púlpito e a proclamação de mensagens biblicas, expositivas e missionais. Contém 225 páginas.
5. JMC, Turma. Teologia e Amizade: A nossa formação pastoral 25 anos da Turma do Seminário JMC: Luiz Carlos Gomes Ribeiro. São Paulo: Editora Fonte Editorial, 2022. Um livro que conta a história dos alunos que passaram pelo JMC e tiveram um tempo de pastorado nos últimos 25 anos. Eles contam as alegrias, tristezas, desafios, momentos de choro e detalhes da amizade nesse tempo. Há quatro capítulos especiais com o Ricardo Agreste, Heber Campos, Augustus Nicodemus Lopes e Roberto Lucio. Contém 269 páginas.
6. ROBINSON, Marilynne. Gilead. São Paulo: Editora Vida Nova, 2022. Gilead é o segundo romance de uma das mais brilhantes autoras americanas contemporâneas, que compõe com sua escrita um bordado ao mesmo tempo sutil e avassalador — certamente um desafio a uma tradução tão primorosa como essa, de Maria Helena Rouanet. Esse livro é uma declaração de amor incondicional à vida, mesmo assombrada por Deus e um lamento por sua brevidade. Aclamado pela crítica e pelo público, foi o vencedor do Pulitzer de 2005. Gilead foi acalentado pela autora e aguardado por seus leitores durante 24 anos. Tem, em suas páginas, a dimensão de obra que atingiu a maturidade plena e nos conduz à nossa própria plenitude. Contém 320 páginas.
quinta-feira, 1 de setembro de 2022
O mastro do poder é escorregadio!
O mundo atual caminha numa velocidade assustadora, tudo muito dinâmico e rápido. Mudanças cada vez mais constantes desafiam os cristãos a permanecerem fiéis aos ensinos bíblicos e ao mesmo tempo, buscar as respostas para os grandes questionamentos da sociedade. A sociedade hoje tem buscado ardentemente influenciar as pessoas a subirem cada vez mais, mesmo que atropelemos os valores mais importantes como honestidade e caráter. A sociedade ensina a todos terem a sensação de estarem sempre na ponta do mastro. O sucesso na vida é brilhar, brilhar e brilhar.