sexta-feira, 30 de setembro de 2022

O nossos próprios abismos


Aquele que conhece seus próprios abismos nunca se colocará acima dos outros. (Livro: A sabedoria dos monges na arte de liderar pessoas)


quinta-feira, 29 de setembro de 2022

O ato patriota de votar


Walter Kaiser Jr.
 no seu livro: O cristão e as questões éticas da atualidade afirma: A Bíblia pode ser empregada de quatro maneiras diferentes nesse contexto: ela pode funcionar (1) como guia, (2) como sentinela, (3) como bússola e (4) como princípio. Dessa forma, guias indicam a rota que devemos seguir, ao passo que as sentinelas nos advertem contra decisões ou caminhos errados. Bússolas nos ajudam a obter orientação e princípios reúnem as ideias abstratas que resumem vários exemplos encontrados nas Escrituras. 
Portanto, nosso conhecimento, com o qual avaliamos questões éticas, provém da Bíblia. Ela é nossa fonte imbuída de autoridade para compreendermos a orientação de Deus quanto à maneira correta e justa de agir.  
Bem, Deus nos deu a iluminação para compreendermos as verdades divinas na Palavra e o Espírito Santo nos ajuda a compreender os ensinamentos das Escrituras para vivermos de maneira correta. 
O salmista disse com muita razão: Dá-me entendimento, para que eu guarde a tua Lei e a obedeça de todo o coração. A Palavra é nosso guia, nossa fonte de instrução para todos os processos da vida. Nesse final de semana, teremos a oportunidade de nos manifestar através de um ato patriota de votar em candidatos, para ocuparem os cargos em diversos setores do governo. 
A baliza para votarmos de maneira consciente é a Palavra de Deus. Devemos procurar os que mais praticam a justiça, a retidão e a verdade. Claro que a queda de Adão e Eva no Jardim do Éden, nos afetou e temos a realidade do nosso pecado, e temos lutas para cumprir as Escrituras e vive-la de maneira absoluta. Mas, dentro dos limites humanos, precisamos olhar para os que tentam de algum forma preservar o jardim divino, isso através dos mandatos: social, espiritual e cultural.
Precisamos votar em gente que se preocupa com a integridade do ser humano, com o cuidado da natureza e da preservação da sociedade em todos os setores. Não votemos por vingança, por partidarismo ou porque alguém oferece algo. Votemos para gente que realmente tem a intenção, a preocupação com o cuidado da nossa nação. Fácil escolher os candidatos ideais? Negativo, super complicado. Assim, reflitamos e votemos naqueles que mais se aproximam da prática da justiça, a retidão e da verdade. (Alcindo Almeida)

terça-feira, 27 de setembro de 2022

Sobre as eleições


Faltam cinco dias para participarmos das eleições para deputados estaduais, federais, governador, senador e presidente da república. Minha fala é para os cristãos de verdade! Chamo a atenção para alguns detalhes importantes:1. Pessoas devem ser respeitadas mesmo se Su as ideias são seguidas ou não. Ideias só expressam alguma visão ou pano de fundo.

2 Pessoas ficam, pessoas sentem, falam, expressam o que são. Por isso, nunca podem ser rejeitadas ou deixadas de lado como algo descartável!

3. A política pode dividir opiniões e não pessoas!

4. Como cristãos devemos votar pensando nos valores da Palavra de Deus. Portanto, votamos na pauta contra o Aborto, Ideologia de gênero, Legalização da droga e contra a corrupção.

5. Nós como povo de Deus precisamos fazer três coisas nessa semana: jejuar, orar e orar! (Alcindo Almeida)

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Estrela da manhã!


O texto de Apocalipse 22:16 afirma: Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da manhã.
Que alegria profunda para o nosso ser, temos a estrela da manhã dentro de nós e podemos sair e deleitar-nos com esse presente nas manhãs límpidas. Podemos nos acordar bem cedo e contemplar a graça do cuidado do Eterno para conosco, porque temos a estrela da manhã dentro de nós. 
Podemos experimentar todos os dias o seu profundo amor para com pecadores, porque temos a estrela da manhã dentro de nós. Podemos viver em função do seu amor que nos sustenta e nunca nos abandona, porque temos a estrela da manhã dentro de nós. Aconteça o que for, o Eterno nunca nos deixará porque na cruz do Calvário, Ele garantiu a manutenção eterna desse amor gracioso. Jesus Cristo de Nazaré é a nossa estrela da manhã. Isso me faz lembrar de uma canção que aprendi em 1989: Estrela da manhã, como ela brilha triunfante! Tu és fonte, Tu és a vida, soberano Deus. Estrela da manhã, como ela brilha triunfante! (Alcindo Almeida)

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Azedos e rancorosos


A amargura é como um câncer, ela se alimenta do hospedeiro. Ela trabalha às escondidas e é raro enxergar o correndo por sua veias. A amargura vai corroendo a gente por dentro até nos transformar em seres azedos e rancorosos. Cuidado com esse negócio horrível que adoece e não nos permite respirar de maneira saudável nos relacionamentos com as pessoas. (Alcindo Almeida)

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

ALPHAVISION 2022


Chegou a semana da nossa conferência ALPHAVISION 2022!

Data: 22 a 24/setembro


Na quinta-feira, teremos também a gravação do Novo Canto Volume 2!

Tema: Cristo, esperança da glória.

Horário: 19:30.

Preletores:

Erica Neves.
Heber Campos Jr.
Rosther Guimarães.
​Igor Miguel.

Grupos musicais:

Projeto Sola.
SuyLô.

Esperemos vocês para esse tempo precioso de reflexão, comunhão, louvor e aprendizado em comunidade!
Acesse agora www.ipalpha.com.br/alphavision e garanta seu lugar!
Local: Campus Tamboré. Estrada Paiol Velho, 578.

Deus faz tudo do zero!



O texto de Gênesis 1: 1 afirma: No princípio, criou Deus os céus e a terra. No original, o capítulo 1 de Gênesis apresenta 9 vezes o verbo bara. O verbo é traduzido como "criar do nada", ou ex-nihilo. O tema do verbo aplicado nesse sentido, como uma criação a partir do nada, está sendo comprovado pela física quântica.
Então bârâ significa criar, moldar, formar e a ideia trazer à existência o que não tem matéria pré existente. O verbo bara é uma palavra muito específica reservada para a obra da criação de Deus como a única origem. Deus é o grande arquiteto da criação, do ser humano e todo cosmo em geral!
Para fazer bara, criar do nada ou ex-nihilo, Deus não precisa de matérias primas. Ele com sua soberania e poder faz tudo do zero apenas com uma palavra: haja! Absolutamente por sua vontade e desígnio a terra existe, o ser humano existe e tudo existe!
Deus é o grande criador o orquestrados dessa arte criada. Por isso, Ele governa toda a raça humana e tudo que há na criação. Ele governa os reis, os príncipes e majestades de todo o universo. Nada acontece por acaso, cada detalhe da criação está sob a direção e governo do Deus soberano!
O que isso tem a ver conosco?
Tudo a ver, porque cada detalhe que acontece na nossa vida tem a direção e controle do arquiteto divino! Todos os dias da nossa vida estão contados por Deus. Todos os detalhes da nossa história estão travados por Deus. O ontem, o hoje é o amanhã estão na palma da mão do Eterno Deus. 
Tudo o que acontece seja bem ou mal, tudo está no controle absoluto do Eterno Deus! Nada foge das mãos do Criador, nada mesmo! Então, descansemos nele, esperemos neles para todos os processos da nossa vida e história! Ele é o Deus que faz tudo do nada e realiza coisas extraordinárias em nossa história! ( Alcindo Almeida)

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

A redenção no ser



No tempo de João Calvino, a mensagem da graça do Evangelho se espalhou por todo o hemisfério norte e 
para o oeste. Era uma mensagem bem impactante e profunda mesmo. A graça de Deus em Jesus Cristo proporciona liberdade, paz, regozijo e leveza do ser. 
Experimentar a graça especial de Cristo é uma libertação das cadeias e fardos da vida. Somos libertos da consciência culpada, somos libertos das garras do pecado por meio da graça. O Espírito Santo trocas o nosso coração de pedra, por um de carne. Antes da graça, andávamos perdidos e escravos do pecado, com a graça andamos livres e leves! 
Experimentar a graça especial de Cristo é desfrutar de uma comunhão que alimenta a alma. Por isso, Paulo afirmou em Romanos 3:24: Sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.
Pela graça especial de Cristo somos tornados justos, alcançamos a redenção no ser. Não somos mais pessoas perdidas, confusas e perturbadas. Há uma paz que reina em nosso ser. Somos tocados por essa graça para viver. Tudo foi feito em nós por amor divino, por bondade mesmo. 
Experimentar a graça especial de Cristo é andar no céu divino mesmo em meio aos problemas e lutas dessa vida, porque temos a certeza que essa graça nos sustenta em tudo! (Alcindo Almeida)


terça-feira, 13 de setembro de 2022

Orar é permanecer vivo!


escritor N. T. Wright, um dos maiores acadêmicos da Bíblia no mundo, afirma: A oração não pode ser resumida a uns poucos momentos de meditação sonolenta realizada no final do dia, ou alguns poucos momentos preguiçosos e desatentos no início do dia.
A grande verdade é que nenhum cristão pode negligenciar a vida de oração. Porque orar é permanecer vivo, em pé, de joelhos e acordado. Oração é a primeira fonte de força que o cristão tem para lutar contra as tentações dessa vida. 
O apóstolo Paulo em Efésios chama a atenção para a grande importância da oração na nossa vida. Ele diz: Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do Evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que, em Cristo, eu seja ousado para falar, como me cumpre fazê-lo.
A oração para Paulo é a vida do coração centrado em Cristo, é o momento de pedirmos ao Senhor que nos ajude, nos oriente, nos faça mover os passos da vida na presença dele. Ele pede para que os irmãos orem por ele para ele abrir sua boca de maneira eficaz. Para que ele fale com intrepidez e faça conhecido o mistério do Evangelho. Ele precisa dessas orações preciosas. 
A oração é uma grande ferramenta divina que recebemos para o nosso crescimento e edificação. Oremos pela manhã ao acordar, oremos quando celebramos a refeição, oremos quando estamos na escola, no trabalho, cozinhando e andando. Oremos à noite e quando pudermos, porque ela enriquece o nosso ser interior e nos ajuda a olhar para o céu! (Alcindo Almeida)

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Expectativa para o futuro!


O Eterno Deus tem propósitos na vida daqueles que são os seus amados. Poucas promessas têm trazido mais conforto e forças para o povo de Deus através dos Séculos como o texto de Romanos 8.28 que diz: Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Se pudermos ter certeza no mais profundo do nosso coração que esta promessa é verdadeira, então seremos os mais livres de todos os seres humanos. Para crermos nisso, precisamos de fé, esperança, confiança e firmeza em Deus. Porque esta esperança que o Eterno Deus tem propósitos na nossa vida, supera qualquer presença de temor, qualquer presença da depressão, qualquer presença da ansiedade e até mesmo de algo que tem sido presente na realidade do mundo hoje, o suicídio. Algo que as pessoas têm buscado diante das decepções e desilusões da vida.
A esperança que o Eterno Deus tem propósitos para nós, dá nova vida para oportunidades, para casamentos restaurados, amizades solidificadas e restauradas, igrejas reconstruídas na perspectiva de Cristo no centro. Esta esperança abre a expectativa para o futuro na eternidade  e atrai sonhos, planos e orações. 
Lembremos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Todas envolvem as boas e a ruins também. Só que tudo acontece para que os planos e propósitos do Eterno Deus sejam realizados. Isso traz descanso e alívio na nossa vida. Vivemos não mais desesperados, mas dependentes da graça, do cuidado e do amor do Eterno. (Alcindo Almeida)

domingo, 11 de setembro de 2022

Boas palavras


Boas palavras constroem e produzem vida. Não é por acaso que o salmista diz que de boas palavras transbordam seu coração. (Alcindo Almeida)

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Olhando para baixo

Tocar no chão é olhar para baixo e o que olha para baixo lutando contra o orgulho, entende o que é ser humilde de espírito. Aquele que olha para baixo lutando contra o orgulho entende o que significa levar a cruz negando a si mesmo. (Livro Vida sincera) #livrovidasincera #livros #leituras2022 #alcindoalmeida

terça-feira, 6 de setembro de 2022

A voz viva de Jesus!


O texto sagrado de Colossenses 1:19-20 afirma: Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.
O nome Jesus significa Deus salva. Deus presente e operando, salvando em nossa língua e em nossa história. Por isso, nele reside toda a plenitude. Jesus é tudo em todos, Ele é o único meio de irmos ao Pai. Não há um jeito de andarmos na espiritualidade sem Jesus. Sem Jesus não tem nem Evangelho, porque Evangelho é a boa notícia de Salvação, e Jesus é o Deus que salva.
A voz viva de Jesus e suas palavras faladas entraram na vida de homens e mulheres, por meio de ouvidos abertos e corações cheios de fé. Suas palavras mostram que Ele é o absoluto, o Deus de toda glória e majestade. Jesus disse que o tempo era chegado e que o Reino de Deus estava próximo. Ele disse para que as pessoas se arrependessem e cressem nas boas novas! As boas novas falam da redenção nele, por meio dele, pela entrega dele na cruz do Calvário.
Jesus é o nome que nos mantém atentos para a vida definida e agraciada pelo Pai. Jesus é a figura central e definidora na vida espiritual. Ele traz à luz aquilo que jamais teríamos entendido sozinhos, que sequer teríamos imaginado em um milhão de anos. Ele é o Deus Filho entre nós. Ele é Deus falando, agindo, curando e ajudando. Ele é a nossa salvação.
Jesus é a encarnação de Deus, Ele é o Deus Filho conosco. Jesus é a oferta e o ofertante que vem nos redimir, pagando nossa dívida de pecado na cruz do Calvário. Jesus é aquele que nos trouxe o ministério da reconciliação. 
Através de Cristo temos comunhão com a Trindade. Portanto, sejamos gratos a Jesus de Nazaré pela redenção por meio da graça dele em nossa vida! (Alcindo Almeida)

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Jesus cura e dá sentido ao ser humano


Mateus 9:1 e 2 diz: Entrando Jesus num barco, atravessou o mar e foi para a sua cidade. Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado em sua maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados. 
O texto afirma que o poder de Deus foi demonstrado na cura de um paralítico. Um homem que não podia mais usar seus membros. Ele ficava deitado numa cama. Isso impressiona nosso coração ao vermos a fé daqueles homens que levaram o paralítico até Jesus de Nazaré. Ele chama a atenção para a fé deles e diz ao paralítico: Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados.
Vejam esse homem no momento em que os homens o levam até Jesus. Ele é abaixado por cordas, de repente, depois da palavra poderosa do mestre, ele levanta e passa a ter saúde, vigor e agilidade. 
Este homem levado na sua cama pelos homens se encontra com o olhar da graça de Jesus. Ele recebe a cura para o seu coração no sentido espiritual e também no físico. Ele estava sem nenhuma esperança para a vida. Não andava, não tinha a alegria de poder mover seus membros e agora Jesus diz para ele ter ânimo e o faz andar. E diz que seus pecados estão perdoados. 
Agora Jesus Cristo concede fé para esse homem. Ele recebe esse dom do próprio Senhor para viver uma nova vida com sentido e graça. Ele anda e anda por fé naquele que acaba de curar tanto seu físico, como sua vida espiritual.
Ele recebe algo que é extremamente marcante para a vida dele, ele recebe o perdão dos pecados na sua vida e coração. O perdão para esse rapaz gera vida porque perdão na perspectiva divina é graça em ação, graça que transforma. É a graça de Cristo aqui que cura o coração desse homem e restaura tudo dentro dele. 
Que Deus maravilhoso! Ele olha para nós também e no meio das enfermidades da nossa alma e coração, nos cura, ele nos perdoa e restaura a nossa vida. Isso traz esperança profunda para o nosso coração. Por isso, a esperança é uma poderosa força dentro de nós. Ela se assemelha a um imã que nos atrai para o nosso objetivo. 
A esperança amplia os horizontes da vida e traz a mensagem de possibilidades e mudanças. Por que ela tem esse sentido e significado dentro de nós? Porque a nossa esperança é Jesus Cristo de Nazaré. Aquele que vem e nos perdoa, nos cura e traz restauração em todos os sentidos da nossa vida.
Esse paralítico tem uma nova esperança, ele se encontra com a graça do perdão para seu coração. Aqueles amigos o trouxeram e talvez para muitos, não havia a menor chance de acontecer algo com ele. Mas, acontece, ele recebe o perdão e a graça de Cristo Jesus. Assim como foi na vida desse paralítico, muitas pessoas são restauradas por Cristo na questão da reconciliação. 
A palavra profunda de Jesus é: Os teus pecados te são perdoados. E com isso Jesus mostra a ele, que a única maneira de obter a libertação de todos os males dessa vida, é ser reconciliado com ele através do perdão dos pecados. Antes, do físico ele precisava de uma restauração no coração. Que momento profundo na vida deste homem que pela graça de Cristo experimenta o perdão dos pecados na sua vida. (Livro: O Jesus da proximidade. Olhando para Jesus no Evangelho de Mateus)

Celebração dos meus 25 anos de pastorado!



Grato demais pela bela surpresa de ontem, pela homenagem na Celebração dos meus 25 anos de pastorado! 
Minha palavra é gratidão a todos os presbíteros, diáconos, liderança e a igreja. Um privilégio e uma honra enormes estar aqui na IPAlpha nesses 10 anos e 9 meses. Já bati recorde de tempo numa igreja!
Louvado seja Deus sempre!

sábado, 3 de setembro de 2022

Eu cantarei a bondade de Deus!


A maioria de vocês sabe da minha história complicada, sofrida e muito difícil para ir estudar teologia no Seminário JMC. Havia uma visão distorcida pelo meu próprio pastor. Ele espalhou na igreja que eu era rebelde e um péssimo filho. 
O Conselho da igreja teve que mandar o nosso conselheiro investigar o meu testemunho em casa junto com outro presbítero da igreja. E o novo pastor da igreja, limpou minha barra diante das mentiras que esse pastor maldoso fez.
Depois tive a luta com o meu próprio pai. O meu pai depois de saber que iria para o Seminário, me expulsou de casa com um punhal. Jogou todas as minhas coisas na rua, pela janela e disse para nunca mais aparecer na casa dele.
Fiquei 3 anos e meio sem ir em casa. Eu via minha mãe quando ele não estava em casa. Eu aprendi a controlar as emoções e a ter paciência na vida de maneira forçada. Os processos da minha história de seminarista não foi algo fácil mesmo.
Precisei ajoelhar-me e buscar a sabedoria no decorrer do tempo. Eu aprendi através da dor, do sofrimento, da rejeição, da indiferença, das calúnias, do abandono de gente querida a ter calma e olhar tudo através dos óculos divinos.
Que luta para um jovem de 21 anos que só queria estudar para ser pastor. Por que tanta luta, tanta rejeição e tantos obstáculos? A resposta é simples: Deus está forjando o meu caráter e lapidando a minha dependência total da sua vontade e querer para o meu coração. Por isso, na semana que completo 25 anos de pastorado, como auxiliar do supremo pastor, Jesus Cristo de Nazaré, essa música é propícia e absolutamente marcante para o meu coração.
Uma parte da letra diz: Te amo, Deus, tua graça nunca falha, todos os dias eu estou em tuas mãos. Desde quando me levanto até eu me deitar, eu cantarei da bondade de Deus.
A letra continua e lembro-me da minha própria história: És fiel em todo tempo, em todo tempo tu és tão, tão bom. Sim, verdade, Ele é bom em todo tempo na minha vida e jornada. Bom, bom e bom demais! E diz mais: Sim, canto, canto, canto e canto mil vezes: Eu cantarei da bondade de Deus!
Toda vez que passarmos por lutas, tristezas, rejeições, abandonos, humilhações, mentiras ao nosso respeito, ameaças de familiares, não nos preocupemos, a bondade do Eterno Deus nos seguirá todos os dias! (Alcindo Almeida)

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Leituras em agosto de 2022



1.  SCHIMIDT, Adolpho. Martinho Lutero. Comentário a Romanos e Catecismo Menor. Porto Alegre: Editora Concórdia, 2021. O Comentário aos Romanos corresponde a uma seleção das aulas dadas em latim pelo reformador a seus alunos, na Universidade de Wittenberg, entre 1515 e 1516, um período decisivo no processo de maturação do seu pensamento. O prefácio a Romanos foi escrito pelo tradutor Lutero para orientar os leitores da Bíblia sobre os pontos teológicos centrais da carta, estabelecendo a justiça de Deus revelada no evangelho como princípio de interpretação de toda a Escritura. O Catecismo Menor, escrito por Lutero em 1529 a partir de suas pregações à comunidade de Wittenberg, é a expressão da fé e da vida cristã apresentadas no Comentário e no Prefácio, apontando para a justiça de Deus como fonte da vocação do “justo que vive por fé”. Contém 214 páginas.

2. KARNIOL, Isac G. Patricia S. L. Karniol. Autismo além do diagnóstico. São Paulo: Editora Zagodoni, 2016. Com o diagnóstico de Autismo desde a primeira infância, Marco (nome fictício) percorre diversas terapias e escolas, especiais ou não, e já com 17 anos, numa tentativa maior de entrar em contato com os outros, com o mundo exterior, vê seus esforços fracassarem e se desestrutura. Surpreendentemente, com escritos (poesias, frases, pequenas crônicas, redações e cartas) e desenhos, ele consegue finalmente se comunicar emocionalmente com o terapeuta, trazendo um conjunto de pensamentos, desejos, emoções e sentimentos até então submersos em seu mutismo e isolamento. Algumas produções tinham uma qualidade estética indiscutível, indicando compreensão e contato com ele mesmo e com os outros. Isto não acontecia através da linguagem falada e do imobilismo, tanto expressivo como motor. Levar em conta as emoções de Marco, do analista, e a comunicação entre os dois, quando possível, foi fundamental para este processo terapêutico. Contém 101 páginas.  

3. WRIGHT, N. T. As Escrituras e a autoridade de Deus. Como ler a Bíblia hoje. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson, 2021. Em As escrituras e a autoridade de Deus, N. T. Wright argumenta que Deus é a fonte final de toda autoridade, e que essa autoridade não é principalmente sobre fornecer as respostas corretas para perguntas controversas, mas sobre a soberania de Deus, os propósitos salvíficos sendo declarados e realizados por meio de Jesus e o Espírito. Dessa forma, neste livro, Wright dá nova vida à velha e desgastada doutrina da autoridade das escrituras, apresentando uma proposta nova, útil e concisa sobre as atuais "batalhas pela Bíblia" e a restauração das escrituras como o lugar principal para encontrar a voz de Deus. Esta edição inclui dois estudos de caso valiosos que examinam o significado de guardar o sábado e como os cristãos podem defender a monogamia. Esses estudos não apenas oferecem visões bíblicas ousadas, mas também demonstram o papel indispensável das escrituras como o principal recurso para o ensino e orientação na vida cristã. Contém 250 páginas.  

4.  BAUSELLS, Adrien. A jornada da pregação. Do texto ao púlpito. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson, 2022. “A Palavra de Deus é a mesma ontem, hoje e sempre.” Essa é uma convicção entre os cristãos, mas o mesmo não pode ser dito sobre aqueles a quem o evangelho é proclamado. A cultura contemporânea, marcada pelo pós-modernismo, influencia como entendemos o mundo e a forma como ouvimos a pregação e a aplicamos à nossa realidade. A fim de assegurar que a mensagem do evangelho continue sendo transmitida com relevância a uma audiência em constante ebulição. Adrien, experiente pastor e professor de homilética, apresenta uma teologia e uma metodologia homilética com o objetivo de ajudar todos os que foram chamados ao ministério da Palavra a moverem-se com facilidade do texto bíblico até a entrega do sermão; uma jornada cujo destino é o púlpito e a proclamação de mensagens biblicas, expositivas e missionais. Contém 225 páginas. 

5. JMC, Turma. Teologia e Amizade: A nossa formação pastoral 25 anos da Turma do Seminário JMC: Luiz Carlos Gomes Ribeiro. São Paulo: Editora Fonte Editorial, 2022. Um livro que conta a história dos alunos que passaram pelo JMC e tiveram um tempo de pastorado nos últimos 25 anos. Eles contam as alegrias, tristezas, desafios, momentos de choro e detalhes da amizade nesse tempo. Há quatro capítulos especiais com o Ricardo Agreste, Heber Campos, Augustus Nicodemus Lopes e Roberto Lucio. Contém 269 páginas. 

6. ROBINSON, Marilynne. GileadSão Paulo: Editora Vida Nova, 2022. Gilead é o segundo romance de uma das mais brilhantes autoras americanas contemporâneas, que compõe com sua escrita um bordado ao mesmo tempo sutil e avassalador — certamente um desafio a uma tradução tão primorosa como essa, de Maria Helena Rouanet. Esse livro é uma declaração de amor incondicional à vida, mesmo assombrada por Deus e um lamento por sua brevidade. Aclamado pela crítica e pelo público, foi o vencedor do Pulitzer de 2005. Gilead foi acalentado pela autora e aguardado por seus leitores durante 24 anos. Tem, em suas páginas, a dimensão de obra que atingiu a maturidade plena e nos conduz à nossa própria plenitude. Contém 320 páginas. 


quinta-feira, 1 de setembro de 2022

O mastro do poder é escorregadio!


O mundo atual caminha numa velocidade assustadora, tudo muito dinâmico e rápido. Mudanças cada vez mais constantes desafiam os cristãos a permanecerem fiéis aos ensinos bíblicos e ao mesmo tempo, buscar as respostas para os grandes questionamentos da sociedade. A 
sociedade hoje tem buscado ardentemente influenciar as pessoas a subirem cada vez mais, mesmo que atropelemos os valores mais importantes como honestidade e caráter. A sociedade ensina a todos terem a sensação de estarem sempre na ponta do mastro. O sucesso na vida é brilhar, brilhar e brilhar.
Max Lucado diz que “o mastro que conduz ao topo é escorregadio, e os degraus da escada são feitos de papelão. Porque quando chegamos ao topo o único caminho de volta é a descida.” E descer é sempre doloroso porque o preço pago para a subida é caro demais, ele é custoso demais!
Cuidado - é a palavra profunda para nós cristãos. O poder tem preço alto como teve para Adão e Eva, eles subiram até o topo, mas o escorregão foi grande demais, custou a perda do paraíso. Eles perderam a comunhão e a vida de Deus sempre presentes neles. Se existe uma área onde precisamos dar atenção é a disciplina de habitar na presença de Deus. Esta disciplina se chama oração, nela evitamos querer subir no mastro do poder. Através da oração, cultivamos comunhão, rendição e dependência sempre.
A oração nos mantém onde devemos estar, no chão, no pó e de joelhos diante do Pai. Somente enraizados na Palavra de Deus e nela meditando de dia e de noite, seremos cristãos maduros que não são iludidos pela infantilidade do poder, pela busca desenfreada pelo mastro do poder. 
A Bíblia diz: Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. (Tiago 4:10) Quem anda na presença de Deus, cultiva a humildade e o reconhecimento da limitação sempre. A vida é vivida de joelhos e não no mastro! (Alcindo Almeida)