quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Simplicidade ou empáfia?


O significado de empáfia é: comportamento de quem manifesta superioridade, arrogância ou pretensão; arrogância, insolência ou soberba. A empáfia é o excesso de orgulho, de vaidade, demonstração excessiva que alguém faz acerca das suas próprias qualidades ou feitos.
Alguém com empáfia é o que acha que controla a vida sozinho, acha que pode tudo sem a ajuda das pessoas, é o que acha que só ele é capaz e ninguém é mais do que ele. Empáfia é alguém como o fariseu do texto de Lucas 18: O fariseu, em pé, fazia esta oração: Eu te agradeço, Deus, porque não sou como as demais pessoas: desonestas, pecadoras, adúlteras. E, com certeza, não sou como aquele cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo que ganho. Esse rapaz era cheio de empáfia, pois se achava bem melhor que o pecador que falaremos. Esse batia no peito mesmo se gabando das suas ações e da sua oração. Era um coitado mesmo, nem chegava ao céu essa oração arrogante, prepotente e cheia de soberba. 
O significado de simplicidade é: qualidade daquilo que é simples; característica do que não é complexo; desprovido de complicação. Simplicidade é o modo de se comportar espontâneo; falta de pretensão. Modo autêntico e espontâneo de se expressar. Uma pessoa sincera. 
O texto de Lucas 18 continua: Mas o cobrador de impostos ficou a distância e não tinha coragem nem de levantar os olhos para o céu enquanto orava. Em vez disso, batia no peito e dizia: Deus, tem misericórdia de mim, pois sou pecador.  Eu lhes digo que foi o cobrador de impostos, e não o fariseu, quem voltou para casa justificado diante de Deus. Pois aqueles que se exaltam serão humilhados, e aqueles que se humilham serão exaltados.
Esse rapaz é simples, singelo, tem um comportamento bem humilde na presença de Deus. Nem consegue levantar os olhos ao orar, tamanha é a vergonha e reconhecimento do seu estado de pecado. Esse é desprovido de empáfia, de soberba e arrogância diante de Deus. 
Precisamos exercitar a simplicidade na presença de Deus e diante do próximo. Empáfia não agrada a Deus e só nos afasta das pessoas. A simplicidade produz graça e aproxima-nos dos pessoas. Simplicidade tem a ver com o Reino, tem a ver com Cristo. Ele foi simples e humilde de coração, por isso, as pessoas queriam estar perto dele. 
Que Deus nos ajude a cultivar a simplicidade em tudo na nossa vida! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário