Pensemos que uma calúnia, uma fofoca, um desaforo, um desrespeito, um gesto de desprezo, um olhar cheio de ira, uma expressão cínica, um fingir que não viu. A realidade é que cada processo desse, é um mal terrível que cometemos em relação as pessoas que nos cercam. Quando fazemos isso, damos vazão para o mal e não para o amor sincero.
Pensemos quantas vezes temos cometido faltas desse tipo. Porque quando fazemos isso com a criação, ofendemos o Criador dela. Cada falta, cada vez que desprezamos o nosso próximo ficamos em débito no amor para com ele.
Jesus nos convida a tratar as pessoas com graça e amor, trata-las como gostaríamos de ser tratados. Uma vez, uma moça numa das comunidades que fui pastor, fez um desaforo violento em relação a minha pessoa. Fiquei triste, irado, irritado e absolutamente agitado. Tudo o que ela disse era sem sentido e totalmente injusto. Eu fui na casa dela para uma conversa com ela e contei a história do dono de uma pomba. Ele quis ver como ela ficava no frio, arrancou todas as penas e ela começou a sentir frio, tremia e sofria muito. Ele tentando reparar o erro, correu para buscar as penas e colou algumas. As outras, ele tinha jogado na água da praia, já era tarde, a pomba não aguentou e morreu. Eu disse a ela, essa história é mais ou menos o que você fez comigo. Porque ela tinha passado a visão sobre mim para outras pessoas. E tinha dito algo sobre mim que era um grande equivoco. As penas já tinham sido jogadas!
Precisamos tomar muito cuidado para não caluniar, desprezar e não tratar ninguém com desrespeito. Isso é ruim demais, porque machuca, ofende, destrói o coração das pessoas. Lembremos das palavras de Salomão: O que despreza o próximo é falto de senso, mas o homem prudente, este se cala. (Provérbios 11:12)
Pessoas têm coração e sentimentos, o desprezo é algo terrível e amargo para o coração de uma pessoa. Que Deus nos dê graça para sermos cuidadosos nesse detalhe da nossa vida. (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário