Henri Nouwen disse as seguintes palavras: “Para servir aos outros, nós temos que morrer para eles, ou seja, temos que desistir de medir nosso propósito e valor segundo medida dos outros. Morrer para o próximo significa parar de julgá-lo e avaliá-lo. Desta forma, ficamos livres para mostrar a compaixão. Compaixão e julgamento não coexistem, porque o julgamento cria uma distância, uma distinção, que nos impede de estar verdadeiramente com o próximo.”
Algo muito fácil que temos no nosso jeito de ser, e no jeito de avaliar os erros dos outros. Temos facilidade de falar das debilidades dos outros e das atitudes erradas dos outros. Mas, quando somos advertidos quanto ao nosso erro, ficamos irritados e muitas vezes, nos revoltamos com quem faz isso.
Jesus disse no Evangelho de Mateus: Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.
A exortação de Jesus é para que não julguemos os outros, porque quando fazemos isso, teremos um peso sobre nós também. Antes de olharmos para os defeitos dos outros, devemos olhar para o nosso.
Devemos corrigir as mazelas antes de falar e julgar o nosso próximo. Por isso, a compaixão é um item essencial na relação humana. Temos que olhar para o próximo nos colocando no lugar dele.
Quando não julgamos o nosso próximo desistimos de ter o trabalho de ficar apontando para os erros e complicações dele. Nós nos lembramos imediatamente que somos tão pecadores quanto ele. Lembramos que o único que pode julgar é o Senhor. A dica é seria demais: Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.
Que Deus nos ajude a ser mais compassivos com o nosso próximo! que Deus nos ajude a olhar para nós mesmos antes de questionar qualquer erro ou dificuldade do nosso próximo! (Alcindo Almeida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário