Como necessitamos de mentores nesta jornada cristã, de amigos espirituais que nos ajudem a perceber os nossos vícios compulsivos, amigos que percebem a nossa fraqueza não para nos condenar, mas para nos ajudar a voltar para o foco do Reino de Deus e para a dependência total do Senhor. Amigos que nos ajudam a crescer na fé e na dedicação do Reino de Deus. (Livro Amizade da alma)
Amigos verdadeiros e sinceros que nos ajudem a carregar os fardos. Temos alguns itens importantes nesse processo: confiança, transparência e vulnerabilidade. Esses são os itens com os quais as verdadeiras amizades são construídas.
Há muita gente sofrendo e andando sozinha nessa vida e que precisam de referências na amizade. Mentores são instrumentos preciosos na jornada da vida. Ouvir o que eles têm a dizer enriquece o nosso crescimento no cristianismo. É sempre bom parar um pouco e tomar um café com aqueles que são referenciais para o nosso coração.
O grande escritor Charles Swindoll no seu livro: Vivendo sem Máscaras, disse: Relacionar significa aproximar-se das pessoas, sentir os sofrimentos delas, e ser um veículo de estímulo e restauração para elas. As barreiras tem que ser derrubadas. As máscaras tem que ser removidas. Temos que colocar a porta de nossa “casa” placas de boas-vindas. Temos que fazer cópias das chaves da nossa vida e distribuí-las entre as pessoas. Temos que baixar as pontes de nossos castelos e permitir que as pessoas atravessem o fosso, e assim partilhem de nossas alegrias e tristezas.
Aprendamos a dividir o coração com as pessoas que confiamos e amamos! (Alcindo Almeida)