Tem 52 anos, é casado com Erika e pai da Isabella. É membro da equipe pastoral da IP em Alphaville - Santana do Parnaíba - SP. Ele cuida de pessoas no aconselhamento. É autor de: Provérbios - vida inteligente; Depressão; Silenciando; Descanso no pastor da alma, Coração sábio, Poesia e oração - Vols I a V, Vivendo, Encontros com Jesus, Alegria verdadeira e Simplicidade, fé e oração Série Intimidade com a Palavra. Um jeito doce de viver com seu cônjuge. Ele é fundador do Projeto Timóteo.
quinta-feira, 31 de março de 2016
terça-feira, 29 de março de 2016
As portas para o amor de Deus
Deus nos proporcionou um meio muito melhor de conhecê-lo. A maior prova de Seu amor por nós está na cruz do Calvário. Trata-se de um aspecto da cruz que foi completamente ignorado nas últimas décadas. Não temos consciência do que realmente se passou lá, entre o Pai e o Filho. Mas esse acontecimento abriu as portas para o amor de Deus, um amor tão vasto e seguro que não pode ser desafiado nem em nossos dias mais tristes (Wayne Jacobsen).
A nossa confiança
Crer não é pensar de maneira positiva nem alimentar esperanças infundadas. Não tem a ver com ganhar uma relação com Deus. Não tem a ver com as boas obras, nem com o simples feito de ser “uma boa pessoa”. Não nos convertemos em cristãos só porque estamos afiliados a uma instituição religiosa, ou porque seguimos a uma tradição, nem porque nascemos em uma família cristã. Crer é colocar a nossa confiança em alguém ou em algo. É um verbo de ação. Isto envolve uma decisão consciente. No significado bíblico, crer é algo que compromete a profundidade de nosso coração, e não somente nossa mente. Quando cremos, ligamos as realidades mencionadas anteriormente com o compromisso de ancorar nossa esperança na pessoa de Jesus. Quando cremos, respondemos de maneira positiva ao amor que Deus tem por nós. Esse amor é tão profundo e tão amplo, que proporciona todo o contexto por tudo o que Ele fez por nós.
Abraço acolhedor
Eu fico pensando no jeito de José tratar seus irmãos. O jeito dele tratá-los é com graça, perdão e amor. E quando ele se volta para os irmãos, tem uma ação, ele abraço-os. E o abraço de José é de restauração e perdão para com seus irmãos. O seu abraço é acolhedor e divino. É o abraço que traz sustento, cuidado e paz com seus irmãos (Alcindo Almeida).
segunda-feira, 28 de março de 2016
Meditando no Salmo 26.1-3
Davi pede para que Deus o examine provando-o e esquadrinhando o seu coração e mente. Ele quer ter um coração limpo e reto diante de Deus. Davi quer andar de maneira honesta e verdadeira diante daquele que o ama. Então ele pede para que o Senhor prove as suas afeições mais profundas. Como precisamos fazer isto na relação com Deus. Necessitamos pedir a ele que nos prove e veja se há algum caminho ruim que atrapalha a nossa comunhão com ele. Precisamos pedir para que ele examine o nosso coração, pois, como a Bíblia diz o coração é corrupto, enganoso e muitas vezes não dá atenção aos princípios do Reino de Deus.
Precisamos pedir para que o Senhor prove e examine a integridade do nosso coração. Pedir para que ele esquadrinhe, ou seja, vá até no mais íntimo do nosso ser para que tudo seja limpo e fique transparente diante do criador da nossa alma.
Depois de fazer esta oração Davi entende que a benignidade de Deus está diante dos seus olhos e ele percebe que tem andado na verdade de Deus. Ele percebe que não tem se assentado com homens falsos, nem se associado com dissimuladores. Ele entende que tem lavado as suas mãos na inocência. Ele tem um coração voltado para o louvor e para contar todas as maravilhas do Senhor (Alcindo Almeida).
quarta-feira, 23 de março de 2016
A nossa maior confiança
No Salmo 20.7 e 8 o rei Davi diz: Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos erguemos e ficamos em pé. Davi compara a vida do povo de Deus com a dos homens materialistas. Ele afirma que uns confiam em carruagens, ou seja, na força militar de um Exército com muitos soldados e carruagens. Ao contrário, o povo de Israel confia no Senhor Deus.
O povo confia na ação divina em oposição à força humana. Porque em Deus há permanente confiança para a vida, ao contrário das riquezas e prazeres humanos, que se findam numa rapidez enorme. Pelo fato de Deus ser a confiança do seu povo é nele, diz Davi, que o povo se gloriará. É no Senhor que livrou o povo das mãos de Faraó, rei do Egito, que ele terá alegria e felicidade.
Hoje a maioria do povo brasileiro acredita que os problemas são resolvidos através do dinheiro. Mas, o dinheiro tem seu limite, pois, soluciona o problema das finanças, porém, não o problema do coração para dormir e acordar na paz. Portanto, só o Senhor é a maior confiança para o nosso coração. A alegria perene só é encontrada em Deus e em mais ninguém (Alcindo Almeida).
terça-feira, 22 de março de 2016
A grandeza de Deus
Olhem para o Salmo 19 e vejam que maravilha! Deus é lembrado como o criador do cosmos, só em olharmos para os céus, pois, manifestam, declararam a glória, a majestade e a grandeza do Pai. O firmamento anuncia as obras das suas mãos. Os seres humanos não podem declarar em hipótese alguma a ignorância a respeito do Deus criador, pois, na obra da criação ele dá a revelação de si mesmo, ele dá a revelação geral a todo o mundo de que é o grande escultor e o criador do cosmos. O testemunho das grandes obras de Deus está na própria natureza criada. A grandeza de Deus é evidenciada na criação pelo fato que sua criação tem uma ordem determinada, pois, o versículo 2 afirma que um dia faz declaração a outro dia e uma noite revela conhecimento a outra noite. O versículo 3 mostra que o testemunho de Deus através da criação não necessita falar com voz, basta vermos. Esse Salmo só gera gratidão no coração, pois, de fato: os céus proclamam a glória do Eterno e soberano Deus (Poesia e oração. Alcindo Almeida).
segunda-feira, 21 de março de 2016
Dentro de si
Uma pessoa pode realizar grandes feitos e deter uma enorme quantidade de conhecimentos, e ainda assim não ter nenhuma compreensão de si mesma. Mas o sofrimento faz olhar para dentro de si. Se isso acontecer, então lá, dentro de si, está o começo de sua aprendizagem (Soren Kierkegaard).
sexta-feira, 18 de março de 2016
Abundante alegria
No Salmo 16.11 Davi diz que o Senhor fará ver o caminho da vida, na presença dele. Ele faz uma afirmação que deve nos impactar e nos levar a um louvor imenso ao nosso Deus. Ele afirma que na presença de Deus há abundante alegria, em Deus como ajudador há delícias perpetuamente. Davi faz estas observações porque ele sabe que pode confiar no Senhor, sabe que o Senhor é a sua porção e o seu conselheiro. E ele sabe que em todas as horas da vida há alegria na presença de Deus.
Ele sabe que os prazeres terrenos não são suficientes para preencher o seu coração. Há alegria plena na presença de Deus e as delícias em Deus são totalmente satisfatórias e permanentes porque ele é o seu conselheiro e o seu refúgio. Em meio a tantos problemas, lutas e as nossas tribulações, nós temos este conforto da parte de Deus. Na sua presença temos alegria satisfatória, uma alegria que não é passageira, mas é perpétua, eterna, verdadeira e perduradora. Que o Senhor nos ajude para que confiemos nele sempre para que o tenhamos como nossa alegria verdadeira! (Alcindo Almeida).
quinta-feira, 17 de março de 2016
Chega!!!
Vivemos um momento sério e decisivo para nossa nação! Acredito que a mudança precisa começar de baixo, nas nossas relações simples. Elas precisam ser movidas pela verdade, honestidade e caráter. Precisamos ensinar nossos filhos a falarem com verdade e respeito. Precisamos olhar para a justiça não como um item alheio à nossa conduta, mas como parte integral da vida. Gosto demais do texto de Miquéias 6.8: Que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. Chega dessa desgraça de jeitinho brasileiro e dessa maldita lei de Gerson em levar vantagem em tudo. Chega de votar nesses lixos de políticos que só querem dinheiro e poder. Chega de tanta mentira apresentada por essas novelas globais que só estragam nossas famílias. Chega de ficarmos calados diante do erro e da maldade. Chega de tanta violência com o ser humano! Chega de falcatruas e ações cheias de hipocrisia na vida. É hora de reconhecermos nossa miséria e de joelhos no chão, pedirmos misericórdia e graça para nossa nação! Deus olha para nós em nome de Jesus (Alcindo Almeida).
quarta-feira, 16 de março de 2016
sábado, 12 de março de 2016
Reconstituição da unidade quebrada
O próprio Adão está agora disperso por toda a superfície da terra. Antes concentrado em um único lugar, ele caiu; tendo sido quebrado em pedaços, por assim dizer, ele preencheu o universo com seus fragmentos. Entretanto, a misericórdia de Deus juntou seus pedaços espalhados por toda parte e, fundindo-os no fogo de sua caridade, reconstituiu sua unidade quebrada (A cidade de Deus de Agostinho).
quinta-feira, 10 de março de 2016
O caminho da bem-aventurança
“É quase impossível superestimar o valor da verdadeira humildade e de seu poder na vida espiritual. Pois, o primeiro passo na humildade é o primeiro passo no caminho da bem-aventurança, e a consumação da humildade é a perfeição e plenitude da alegria. A humildade contém em si a resposta a todos os grandes problemas da vida da alma. A humildade é a única chave que dá acesso à fé, início da vida espiritual, pois fé e humildade são inseparáveis. Na perfeita humildade desaparece todo egoísmo e a alma não vive mais para si nem em si mesma mas para Deus; na humildade a alma se perde de vista, mergulha em Deus e é nele transformada” (Thomas Merton. Novas Sementes de Contemplação. Editora Fissus, Rio de Janeiro, 2001. p. 179-180).
terça-feira, 8 de março de 2016
Ser mulher é uma arte
Selecionei uma parte do meu livro para expressar um pouco dessa arte divina chamada mulher. "A mulher tem senso intuitivo, tem um espírito de atender as necessidades dos outros por causa do próprio instinto feminino. Ela não se preocupa muito em mostrar ou provar sua competência. Demonstrar que ela precisa de ajuda não é sinal de fraqueza, é simplesmente demonstrar que é humana. Um homem se sente constrangido em pedir ajudar e em reconhecer a fraqueza, a mulher não. Ela diz quem é movida muito pela sua emoção e assim mostra sua personalidade através do choro, dos gritos, dos desejos e das frustrações. Ela é absolutamente genuína na expressão dos sentimentos. Ela não tem medo de dizer quem é e nem o que sente. Ser mulher é uma arte toda especial. Ele é mãe, esposa, amiga, parceira e completa o homem tornando-se um com ele. Feliz dia internacional da mulher! (Livro: Um jeito doce de viver com seu cônjuge).
segunda-feira, 7 de março de 2016
Espinhos - Grupo Logos Paulo Cezar.
Senhor Jesus eu não entendo o espinho,
Mas se a cruz é o Fim deste caminho,
Dá-me mais graça,
Não sou maior que meu Senhor
Apenas servo sou,
Apenas servo e nada mais.
Se as pontas aguçadas da coroa
Te feriram ó cabeça
Eu que sou corpo
Parte do teu corpo,
Não devo reclamar.
Dá-me mais graça Senhor!
Dá-me mais graça!
Passa os teus dedos nos meus olhos
Vem me consolar.
Dá-me mais graça Senhor!
Dá-me mais graça!
Faze me em Cristo outra vez,
Ser ,mais que vencedor.
Senhor Jesus
Ainda não entendo o espinho,
Mas, se o mesmo,
Faz parte da tua cruz,
Eu o aceito, não sou maior
Que meu Senhor
Apenas servo sou,
Apenas servo e nada mais.
Senhor se estou por ti sendo provado,
Eu quero aprovado ser
Agora sei o que tens a dizer,
E creio nisto também
Basta-me a graça
Fim (faz-me em Cristo outra vez,
Faze em Cristo outra vez,
Faze em Cristo outra vez
Ser mais que vencedor um.
quinta-feira, 3 de março de 2016
Série de Rute na IPALPHA
Quando os problemas surgem na vida, podemos fazer uma destas três coisas: suportá-los, fugir deles ou usá-los em nosso favor. Não podemos controlar as circunstâncias da vida, mas podemos controlar nossa reação diante delas. Essa é a essência da fé: crer que Deus está trabalhando a fim de que tudo coopere para o nosso bem.
Venha participar de mais essa série de mensagens da IPALPHA.
Começa no próximo domingo, dia 06 de março e será simultânea em nossos dois campus.
Convidamos você a mergulhar nessa história de Rute!
terça-feira, 1 de março de 2016
Missão da igreja
"A missão da igreja só pode ser devidamente compreendida em termos do modelo trinitário. A missão não é primariamente uma ação nossa. É um ato de Deus, do Deus trino – do Deus Pai, que está constantemente trabalhando em toda a criação e nos corações e mentes de todos os seres humanos, quer reconheçam ou não, gentilmente guiando a história rumo ao seu verdadeiro fim; do Deus Filho que se tornou parte desta história criada em sua encarnação; e do Deus Espírito Santo que nos foi dado em antecipação do fim para nos capacitar, ensinar a igreja e convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Antes de falar sobre o papel que desempenhamos, o papel de nossas palavras e obras na missão, precisamos estabelecer firmemente esta ação de Deus no centro do nosso pensamento. Essa é a realidade fundamental da missão: o resto é derivado dela" (Lesslie Newbigin).
Cheios de Cristo
Não nos conformemos com essa cultura de idolatria. Mas, sejamos cheios de Cristo! Somos chamados para viver Romanos 12.2 fora da história de idolatria da nossa cultura. Temos que dizer não para a história consumista na nossa nação! (Michael Goheen - Fórum do CTPI em Campinas).
José: moço da graça marcante na vida
Olhando para a vida de José, percebemos que ele é o moço da graça marcante na vida, todos que estão ao lado dele, enxergam como Deus está trabalhando na vida humana. José é notado por uma fé verdadeira, ele é devoto e envolvido com os princípios divinos. A Torá está na sua mente e no seu coração. A Palavra divina faz parte do coração dele. José começa a mostrar como ser generoso com as pessoas ao seu redor. Ele cuida das pessoas e hoje Deus nos convida para imitar esse moço que é um tipo de Cristo na vida (Alcindo Almeida).
Leituras em fevereiro de 2016
HOUSTON, James M. O
discípulo: O aprendizado é uma longa caminhada com o verdadeiro mestre.
Brasília, DF: Palavra, 2010. O Aprendizado é uma longa caminhada com o
verdadeiro mestre. Do alto de sua erudição e prática de mais de cinquenta anos
como mentor espiritual, o Dr. James Houston nos conduz a um mergulho
investigativo pela história, filosofia e psicanálise revelando-nos onde as
pedras preciosas que muito ajudarão (na condição de mentores, mentoreados, ou
simplesmente como cristãos) a nos reconstruímos - não mais sobre a areia, mas
sobre a rocha, como Jesus Cristo ensinou. Contém 248 páginas.
GRUN, Anselm. 50 rituais
para a vida. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010. Os 50 rituais
descritos neste livro pretendem incentivar o leitor a desenvolver seus rituais
próprios e pessoais. Na obra, o autor explica que o objetivo dos rituais é
preservar um espaço livre em meio às exigências da vida, em meio às situações
de estresse, para que o praticante respire e aprecie o tempo para si. Contém 176
páginas.
YANCEY, Philip. Maravilhosa Graça. São Paulo:
Editora Vida, 2002. Neste livro, o premiado escritor Philip Yancey examina
detalhadamente a graça divina. Se a graça é o amor de Deus para os que não a
merecem, ele pergunta, então que aparência ela tem em ação? Yancey coloca a
graça no meio de imagens cotidianas complexas, compara o seu caráter com a
horrenda "falta de graça". A graça pode sobreviver no meio de tais
atrocidades como o holocausto nazista? Ela pode triunfar sobre a brutalidade da
Ku Klux Klan? A graça não justifica o pecado, diz Yancey, mas resguarda o
pecador. A verdadeira graça é chocante e escandalosa. Ela abala nossas
convenções com sua insistência de chegar perto dos pecadores e tocá-los com
misericórdia e esperança. Contém 310 páginas.
CALDAS, Carlos. Da perda total à restauração: Meditações
sobre o Livro de Rute. São Paulo: Garimpo Editorial, 2015. A história
de Rute é simplesmente fascinante! Uma história sofrida, de muita dor, muita
luta, muita lágrima derramada. Você vai se identificar com nossa amiga Rute. A
propósito, vale lembrar que o nome Rute significa amiga. Você pode se sentir
como Rute. Não é nem um pouco difícil imaginar o que ela pensava e sentia:
“quem sou eu? Não passo de uma viúva pobre e estrangeira, uma forasteira em uma
terra que não é minha, não tenho importância, não tenho valor, não sou ninguém,
eu nunca vou ser importante e jamais vou fazer parte de uma história que valha
a pena ser contada”. Você pode se sentir assim, como o último dos últimos, o
mais insignificante e desprezível dos seres humanos. Veja o que aconteceu com
Rute: ela perdeu tudo, tudo mesmo. Sofreu PT – “perda total” – na vida. Mas ela
foi restaurada. De que maneira? Venha comigo. Vamos juntos descobrir como. Contém
61 páginas.
WHELCHEL,
Mary. Em seu Lugar Como Pensaria Jesus? Brasília: Editora Palavra, 2009. Aprenda a
pensar biblicamente e tenha sua vida transformada. Em que você tem pensado
ultimamente? Você tem se sentido vítima da sua própria mente? Com que você tem
ocupado a sua mente? O conteúdo deste livro nos ajudará a identificar as
mentiras nas quais acreditamos e nos mostrará como a verdade pode nos libertar
das garras desse vício, levando-nos a ser verdadeiramente livres em Jesus. Contém 183 páginas.
MANNING,
Brennan e Greg Garrett. O pródigo: Uma história maltrapilha. São Paulo:
Editora Vida, 2015. O pródigo, livro que
verdadeiramente acompanha O evangelho maltrapilho,
também de Brennan Manning, ilustra o poder da graça por meio da história de um
homem quebrantado que finalmente viu a Jesus, não porque pregava seu melhor
sermão ou escrevia seu livro mais poderoso, mas porque miseravelmente falhou.
Jack Chisholm perdeu tudo, mas encontrou a graça. A mesma graça que Brennan
Manning devotou toda sua vida a compartilhar: profunda em natureza e vinda de
um Deus que nos ama como somos, não como deveríamos ser. Contém 256 páginas.
Assinar:
Postagens (Atom)