terça-feira, 13 de agosto de 2024

A tapeçaria da vida


Quando lemos a história de Jacó percebemos que ela é contada por meio das coisas que dão sentido à vida: comer, dormir, sonhar, acordar, trabalhar, conquistar alguém, casar-se, criar uma família, investir nos filhos, ver o sol nascer e se pôr e por fim, morrer. Nessa história bíblica dramática e cheia de fatos no mínimo esquisitos, vemos a tapeçaria da vida com toda a sua fraqueza, coisa normal para a vida humana.
O que é impressionante nessa tapeçaria da vida é ver a ação do Eterno Deus em Jacó. Parece que não, mas o Eterno Deus acompanha Jacó em toda a sua jornada. A vida de Jacó é uma história de amor divino que jamais abandona os seus eleitos, mas dá a eles a direção conforme a sua vontade e querer. No final de tudo Jacó aprende a descansar em Deus para viver uma sinfonia para a glória do Eterno Deus.
O Eterno Deus coloca uma bênção de família para Jacó, mesmo com os problemas diversos nela, como inveja, raiva, desprezo, mentiras, tramas, abandono de José pelos próprios irmãos e vinganças cruciais. Não importa, o Eterno Deus está no processo da tapeçaria da vida e faz Jacó viver a vida intensamente em todos os lados dela, os bons e os ruins. Tanto que Jacó afirma: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou, e me disse: Eis que te farei fecundo, e te multiplicarei, e te tornarei multidão de povos, e à tua descendência darei esta terra em possessão perpétua. 
Abraham Joshua Heschel disse: Simplesmente existir é uma bênção. Simplesmente viver é santo. Precisamos viver todos os processos da tapeçaria da vida vendo Deus agir em nós, tudo para a glória dele. 
Quando vier o momento de dor, continuemos a vida, porque isso também faz parte do trabalho divino. Quando vier o momento de alegria, exaltemos ao Senhor por viver mais um momento. Cada dia, cada hora respiremos a graça divina na nossa história e assim como foi na vida de Jacó, aprendamos a considerar Deus em tudo, rindo, chorando, acordando e dormindo. Deus é o nosso tapeceiro divino da vida! (Alcindo Almeida)


Nenhum comentário:

Postar um comentário