quinta-feira, 7 de dezembro de 2023

Vida justa e íntegra


O texto de Gênesis 6:9 afirma: Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.
Temos a informação dada por Moisés de que Noé era um homem justo e perfeito em suas gerações - isto é, entre seus contemporâneos perversos. Claro que queremos dizer que ele não era absolutamente justo e perfeito, porque, desde a queda de Adão, nenhum homem esteve livre do pecado, exceto Jesus Cristo. Noé era pecador, claro! Mas, vivendo pela fé, ele era justo e perfeito no sentido de ser completo diante de Deus, isso em comunhão, amor a santidade.  
Noé era sincero em seu desejo de fazer a vontade de Deus. Ele levava Deus a sério, tanto que o texto afirma que ele andou com Deus. A frase é aplicada e denota a piedade habitual e seu caráter como um pregador da justiça. 
O patriarca Noé não achou graça diante dos homens; eles o odiaram e o perseguiram, porque tanto por sua vida quanto por sua pregação ele condenou o mundo. Mas o patriarca Noé encontrou graça aos olhos do Senhor, e isso o tornou mais verdadeiramente honroso do que os homens de renome. 
Vale a pena lembrar no texto as características da vida espiritual do patriarca Noé: 

- Homem justo
- Íntegro entre o povo da sua época.
- Noé andava com Deus.

Noé manteve sua integridade diante de tudo. Ele vivia numa sociedade corrompida e sem temor diante de Deus. Noé não viveu com os padrões da sua época. Ele temia a Deus e andava em integridade. Ele não era apenas honesto e justo na vida, mas era devoto também. O texto fala que andava com Deus. 
Noé tinha o grande cuidado de fazer a vontade de Deus. A fé dele implicava numa jornada de temor e comunhão com Deus. No meio de toda a maldade em que Noé vivia, ele não perdeu seu foco espiritual, ele andava com Deus. 
Vivemos em dias de corrupção, de maldade, vivemos num tempo de abandono de Deus. As pessoas buscam aquilo que é terreno. A  vida moral tem sido um caos, a ganância e o orgulho são marcantes na vida humana. O desafio é o mesmo para nós hoje, no meio de tudo isso, somos chamados para vivermos de maneira justa, íntegra e com o temor do Senhor no coração. (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário