É desastroso o contraste do cristianismo bíblico com o cristianismo de hoje. O de hoje promete aliviar o sofrimento existencial do ser humano. As igreja pregam para as pessoas dizendo que é só elas virem para Cristo que os problemas acabarão e nunca mais haverá dor e sofrimento.
Uma pena que algumas igrejas se esquecem que depois da queda, toda a raça humana perdeu seu estado original de pureza, perfeição e ausência de pecado. Desde lá, sofremos, choramos, temos dores da alma, temos pesar e morremos. Os sofrimentos da alma são impossíveis de ignorar, são partes da alma.
Precisamos de honestidade para que não finjamos diante da condição do sofrimento em nossa vida. Necessitamos de habilidade para não negar a realidade da dor na nossa história. As igrejas que querem premiar os membros que se acham ilesos do sofrimento, estão equivocadas e maquiando algo que é inerente ao ser humano.
O sofrimento da alma não é evidência de neurose, nem de imaturidade espiritual, mas, sim, de conhecimento da realidade da nossa natureza humana caída. Enquanto estivermos nessa terra, experimentaremos o sofrimento da alma.
Então, qual o remédio para suportar o sofrimento na vida? Paulo responde no texto sagrado em 2 Coríntios 4:16-17: Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.
1. Nós jamais desanimamos na hora do sofrimento na vida. Estamos seguros em Cristo. Ele prometeu que estaria conosco todos os dias da nossa jornada, sejam alegres ou tristes, Cristo está ao nosso lado.
2. Mesmo com dores na alma, somos renovados dia após dia. Sofrermos, choramos, lamentamos os obstáculos da vida, mas estamos sendo tratados e modelados pelo Eterno Deus. Nada acontece por acaso, sempre Deus trabalha em nós. E está nos preparando para o céu.
3. O sofrimento gera uma glória eterna em nosso ser. Sabemos da promessa de Cristo que um dia Ele voltará para nós e nunca mais sofreremos. Então, toda dor e sofrimento geram em nós o peso de glória futura. Tudo que passarmos de angústia e dor, será momentâneo porque quando Cristo voltar pela segunda vez, toda lágrima e dor serão arrancados de nós. Sofremos hoje? Aguentemos firmes e esperemos a nossa redenção em Cristo Jesus. (Alcindo Almeida)
Verdade, Amém...
ResponderExcluir