Na IPB, comemora-se o dia do pastor em 17 de dezembro, data em que José Manoel da Conceição, o primeiro pastor presbiteriano brasileiro foi ordenado! Falar sobre a arte de ser pastor é algo super difícil porque não envolve status, poder, não envolve um grau que vamos adquirindo ao longo dos anos, não!A arte de ser pastor é algo realmente divino, porque somos dotados pelo Eterno Deus para servirmos como auxiliares do Senhor Jesus Cristo de Nazaré. Sendo assim, deixo alguns detalhes sobre a arte de ser pastor:
- Ser pastor é chorar com os que choram. Não é só chorar, é sentir a dor das pessoas que sofrem.
- Ser pastor é se alegrar com os que se alegram. Não é algo superficial, mas o que sai de dentro mesmo. Nos alegramos quando aqueles que amamos. Nos alegramos porque as pessoas estão felizes pela graça marcante na vida.
- Ser pastor é ser ouvinte com ouvidos atentos. Ouvimos as histórias e os dramas das pessoas e guardamos no ser com reverência, amor e respeito.
- Ser pastor é nos doar por inteiro para as pessoas. Quantas vezes, deixamos o nosso lazer, o nosso tempo em casa, para nos doar discipulando, ensinando, pregando o Evangelho e cuidando do coração das pessoas.
- Ser pastor é ser fiel às Escrituras nas palavras, nas ações e no testemunho. Pastor de verdade ama as Escrituras e as trata com fidelidade. Por isso, fugimos da desonestidade, da mentira e do pecado todos os dias!
- Ser pastor é lutar para não perder Cristo como centro da vida e do ser. Precisamos orar e meditar sempre, ter uma vida de santidade em Cristo. Todos os dias olhamos e imitamos a Cristo!
Bom, arte de ser pastor é algo sério demais! É como ser médico que não tem hora e sempre precisamos dar uma receita para os dilemas da alma. É como ser um enfermeiro que facultativos na alma. É como ser policial que busca a ordem no ser e a justiça nas Escrituras. É como ser bombeiro, apagamos os incêndios dos lares em guerra de emoções e sentimentos.
Ser pastor é a arte de sermos auxiliares do supremos pastor Jesus Cristo de Nazaré que deu sua vida por nós para que tivéssemos significado, identidade e a eternidade no ser!
Que Deus nos ajude a sermos pastores de alma e do ser que glorificam o nome do grande pastor da alma: Jesus Cristo de Nazaré! (Alcindo Almeida)