Tem 52 anos, é casado com Erika e pai da Isabella. É membro da equipe pastoral da IP em Alphaville - Santana do Parnaíba - SP. Ele cuida de pessoas no aconselhamento. É autor de: Provérbios - vida inteligente; Depressão; Silenciando; Descanso no pastor da alma, Coração sábio, Poesia e oração - Vols I a V, Vivendo, Encontros com Jesus, Alegria verdadeira e Simplicidade, fé e oração Série Intimidade com a Palavra. Um jeito doce de viver com seu cônjuge. Ele é fundador do Projeto Timóteo.
domingo, 31 de janeiro de 2016
A graça do perdão divino
Nós temos o perdão por causa do pagamento alto que Jesus teve no Calvário. Ele foi esmagado, humilhado, esbofeteado, escarnecido para nos trazer a graça do perdão divino. As nossas marcas terríveis de pecado foram lançadas sobre ele no madeiro para que tivéssemos acesso ao Pai (Alcindo Almeida).
Ele foi humilhado
A vida de Jesus foi extremamente marcante e a sua entrega em favor do nosso coração e da nossa alma foi algo sem explicação. Ele foi martirizado, foi humilhado como o texto afirma por causa da nossa redenção. Somos livres hoje por causa da entrega, da doação de Cristo numa cruz (Alcindo Almeida).
quinta-feira, 28 de janeiro de 2016
A vida é um ciclo
Lendo o livro de Gênesis, percebo que nossa vida é um ciclo que deveria ser sempre evolutivo. Cada momento da caminhada tem uma característica. Nós nos desenvolvemos na área física, intelectual, espiritual e emocional. E dentro desse processo temos oportunidades que devem ser aproveitadas. Uma delas, é andarmos com Deus como Enoque andou. Precisamos nos desenvolver na jornada andando na graça e no conhecimento do Deus das Escrituras. Aquele que nos ensina a ser completos, aquele que nos ensina a ter significado nele e depender todos os dias da vontade e direção dele. Andemos na jornada da vida com esse Deus da graça e sabedoria! (Alcindo Almeida).
Quadro das botas
No quadro das botas, Van Gogh mostra-as como produto do trabalho e da vida humana, ele não pinta o esplendor do capitalismo que estava em pleno ascenso, fazendo a Torre Eiffell, conquistando a África e parte da Ásia. Ele pinta botas que mostram o trabalho humano. Em troca, os impressionistas eram muito atraídos por temas burgueses, quase todos seus temas eram burgueses. Mesmo sendo bons pintores, eram atraídos por esses estilos, só que Van Gogh não. Por isso, ele rompeu com os impressionistas.
Gratidão ao Redentor
“O que gastamos em piedade e caridade não é tributo pago a um tirano, mas resposta de gratidão ao nosso Redentor” (James Denney).
A oração é o ponto
Se a oração é o lugar em que Deus e os seres humanos se encontram, então devemos aprender sobre a oração. A maior parte das lutas na vida cristã gira em torno de dois problemas iguais: por que Deus não age do jeito que queremos e por que não ajo do jeito que Deus quer? A oração é o ponto exato para onde esses temas convergem (Oração: ela faz alguma diferença? Philip Yancey).
Um esforço sério
O paradoxo da oração é que ela exige um esforço sério, embora apenas possa ser recebida como dádiva. Não podemos planejar, organizar ou manipular a Deus; mas sem uma cuidadosa disciplina tampouco podemos recebê-lo" (Henri Nouwen).
A redenção de amor
A missão de Jesus foi a de nos convidar para o amor, para a relação com o Pai descrita por ele mesmo por meio da cruz. O lugar onde ele tratou a nossa situação. Nós estávamos distantes da Trindade. E lá ele trouxe a redenção de amor para nós por graça e bondade eternas. O que nós fazemos? Transformamos essa mensagem de graça e amor numa instituição, em trabalho para redenção como se o homem pudesse comprar a redenção. Em culpa porque achamos que se errarmos perderemos o amor divino. Em manipulação porque o Evangelho está sendo transformado em negócio. Você dá dinheiro e recebe a redenção (isso é patético demais!). Isso deturpou a visão correta e bíblica do amor do Eterno pela criação. Ele nos ama e nos redime apesar de nós! Evangelho é isso: O Criador que ama maltrapilhos e os traz para a sua casa de amor todo dia! (Alcindo Almeida)
Deus vê as necessidades
A oração persistente opera mudança em mim, ajudando-me a enxergar o mundo e minha vida pelos olhos de Deus. À medida que o relacionamento progride, percebo que Deus vê minhas necessidades mais claramente que eu mesmo (Oração, p. 188)
Meditação no Salmo 56
Lendo o Salmo 56.3-4 percebo o privilégio espiritual que temos na presença do Eterno Deus. Na hora que o temor vem, na hora da dor, na hora das angústias profundas da alma, Deus está conosco, ele é a nossa confiança e não precisamos temer nada e ninguém! O salmista disse: Quando vier o temor, hein de confiar em ti! Não esqueçamos dessa palavra para o nosso coração (Alcindo Almeida).
Uma disciplina necessária
Descobri que minha relutância em orar aumenta quando considero a oração uma disciplina necessária e diminui quando a vejo como um tempo para ficar na companhia de Deus. A verdadeira oração vem de dentro, do anseio do coração (P. Yancey - Oração, p. 202).
A oração
A oração mantém unidos os fragmentos estilhaçados da criação. A oração torna a história possível (Jacques Ellul).
Os senhores da oração
Estou lendo sobre oração e vejo um problema entre os cristãos. Muitos acham que as orações não respondidas, não são ouvidas. Esse é um grande engano porque nossas orações são ouvidas e levadas ao trono da graça sempre. O problema é que queremos que elas sejam respondidas do nosso jeito e agora! Deus nunca deixará de nos ouvir, mas respondê-las é um item da vontade dele e não da nossa. Esse é um choque para os senhores da oração que exigem a resposta de Deus sempre (Alcindo Almeida).
Esperar e confiar
Nenhum ser humano, por mais sábio ou espiritual que seja, pode interpretar os caminhos de Deus, explicar porque um milagre acontece e outro não, porque ocorre uma aparente intervenção aqui e não ali. A exemplo do apóstolo Paulo, só podemos esperar e confiar (Oração. Philip Yancey).
Somos como a terra
Meditando um pouco no Salmo 90.3 encontro essas palavras ditas por Moisés: Tu dizes aos seres humanos que voltem a ser o que eram antes; tu fazes com que novamente virem pó. Que coisa não? Tem gente que se acha dona de si mesma, quem controla tudo por ter uns milhões na conta bancária! Só que o dono absoluto da criação diz que nos reduz ao pó. O que isso significa? Que somos como a terra e não controlamos absolutamente nada, não reinamos e não temos ações soberanas por nós mesmos! Somos barros e somente isso. Surgimos dele e voltaremos para ele. Somos os barros e quando ouvimos a voz divina dizer: acabou seu tempo na terra, não tem mais jeito, baixamos a sepultura e viramos pó! Isso acontece para o rico, para o pobre, alto, para o baixo, para o negro e para o branco! Somos todos pó e um dia voltaremos para debaixo da terra conforme a palavra divina! Enquanto isso não acontece, nos rendamos diante daquele que é o dono da existência humana e digamos que ele é o Deus de toda glória e majestade! (Alcindo Almeida)
Um relacionamento
Minha preocupação acerca das orações inapropriadas ou irrelevantes é desfeita quando vejo a oração menos como uma técnica e mais como um relacionamento, uma forma de permanecer na companhia de Deus (Oração. Philip Yancey).
Sintonia e contemplação
Orar quer dizer permanecer na companhia de Deus, que já está presente. Minhas preocupações com pessoas e situações contempladas na oração, de fato, manifesta a presença de Deus dentro de mim. Não preciso ficar pulando feito criança e gritando: olhem para mim. Deus está por perto, basta eu me sintonizar e contempla-lo (Oração. Philip Yancey).
Perto está o Senhor
Penso que vivemos o mundo do sagrado aos domingos, que sofre uma dicotomia terrível na segunda e vai até sábado! Mentimos, traímos, falsificamos, profanamos o sagrado, proferimos palavras horríveis, ofendemos pessoas que estão próximas de nós e pecamos em diversos momentos. Vivemos como se Deus não fosse real, mas no domingo efetuamos o sagrado como verdadeiros sacerdotes divinos. Como se colocássemos uma capa de santidade nos ombros. E não conseguimos avaliar um texto que diz lá dentro da alma: Perto está o Senhor! (Alcindo Almeida).
Tocando o coração
“Muitos cristãos têm a tendência de perguntar: Não estou agindo corretamente ao fazer isto ou aquilo? Entretanto a questão essencial não está no seu falar ou expressar a coisa certa ou não, mas na raiz do seu falar, expressar ou agir. Embora a pessoa externamente seja correta, ainda pode ter problemas com o coração. O interesse de Deus e Seu toque estão relacionados com o coração do homem. É por este motivo que Ele permite que muitas coisas aconteçam na vida de Seus filhos. Ele usa estas coisas para tocar o seu coração e revelar o que aí se encontra" (Watchman Nee).
Terra e céu
Terra e céu proclamam teu louvor
Maravilhas e poder
Glória e majestade ao Rei dos reis
Senhor da vida
E das riquezas insondáveis
Quão magnificente é o teu nome
Oh Senhor
Nos inclinamos e adoramos
Porque és digno, és vencedor
Venceste a morte e
Da vida és Senhor.
Sofrimento e fé
Sofrimento e fé caminham juntos de Gênesis a Apocalipse. Ter fé não nos isenta de sofrer. Jesus tinha fé e não há quem negue que ele não tenha sofrido terrivelmente, a ponto de dizer: A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal (Mt 26.38). E, isso, antes mesmo de o prenderem e de começar o agonizante processo de tortura que durou até a cruz (Maurício Zágari).
Tocando em Frente
Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou (Tocando em Frente - Almir Sater).
As ilusões de imortalidade
"Talvez seja o distanciamento, um gentil 'abandono', o que permite aos idosos atravessar as ilusões de imortalidade e sorrir para todas as urgências e emergências de sua vida passada. Quando tudo é colocado no devido lugar, há tempo para acolher as verdadeiras razões de viver" (Envelhecer - a Plenitude da Vida. Henri J. M. Nouwen).
Maravilhoso filme: Um senhor estagiário
Jules Ostin (Anne Hathaway) é a criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas que, apesar de ter apenas 18 meses, já tem mais de duas centenas de funcionários. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público. Quando sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro). Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
O toque divino
Quando Jesus diz que é a ressurreição, ele expressa para seus amigos que a vida tem o toque divino dele, e quando ele fala isso, anula a tristeza e temporalidade da alma humana. Mesmo na hora da morte, temos Cristo em nós. Mesmo no meio dos problemas temos o sentido verdadeiro em Cristo Jesus (Alcindo Almeida - Série Encarnação).
A confiança em Cristo
Jesus Cristo é a vida no sentido absoluto, mesmo que morramos fisicamente, estaremos vivos na eternidade. Esse é um item fundamental que faz distinção entre aqueles que creem e não creem em Cristo. A confiança em Cristo pela fé nos faz vivenciar essa certeza em todos os lados da vida (Alcindo Almeida - Série Encarnação).
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
Poesia e Oração
Os seres humanos não podem declarar em hipótese alguma a ignorância a respeito do Deus criador, pois, na obra da criação ele dá a revelação de si mesmo, ele dá revelação geral a todo mundo de que ele é o grande escultor, de que é o criador do cosmos (Poesia e Oração. Editora Fôlego).
quarta-feira, 20 de janeiro de 2016
O Eterno Deus está sempre ao lado
Quando o nosso coração se abate no meio das lutas, podemos ter a certeza que o Eterno Deus está sempre ao lado. Ele olha para dentro de nós e nos consola, nos ampara e nos ajuda sempre. Como diz a canção do Logos: Ainda bem que em meio as minhas trevas, vejo a luz. Nessas horas mais difíceis sinto Cristo me enxugando o rosto. Motivando-me outra vez a seguir em frente, sem olhar pra trás. Vivamos com essa confiança em nome de Jesus! (Alcindo Almeida).
Minuto de graça #33 - Uma vida marcante
https://www.youtube.com/watch?v=YskldPYSUE8&feature=youtu.be&a
Pode ir - Grupo Logos
É, quantas vezes pensou que era forte
Se achando seguro, o inimigo o fez tropeçar.
Deixou-se envolver, se esqueceu dos conselhos que sempre
firmaram seus passos lhe deram vitórias sem fim.
E agora caído doído de corpo, de alma e de tudo.
Amigos à parte portas fechadas, amores partidos, pedaços ao chão.
E ali escondido, isolado ouvindo a conversa do acusador curtindo a vergonha no escuro agora inseguro sem nenhum valor.
Do fundo do poço movido por graça e amor derrama-se diante de Deus, seu Senhor confessando o pecado, suplicando o perdão
E Deus ouviu seu clamor e estendeu-lhe a mão...
Restaurou seu coração - Você já pode ir
E Deus ouviu seu clamor e estendeu-lhe a mão...
Restaurou seu coração - Você já pode ir
Lavado no sangue de Cristo - Você já pode ir
Lavado no sangue de Cristo - Você já pode ir
terça-feira, 19 de janeiro de 2016
Encarnação
Deus entra em nosso mundo para tornar seu mundo conhecido e possibilitar nossa entrada nele, não como penetras ou invasores, mas como convidados bem-vindos (Alister McGrath - Encarnação - Editora Hagnos).
domingo, 17 de janeiro de 2016
O poder de amar
Quando descobrirmos o poder de amar o próximo e passarmos a agir em função disso, conseguimos superar emoções negativas e aprendemos a lidar com os problemas que existem em qualquer relação, reconhecendo o valor do outro e alcançando a satisfação e a alegria em todas as áreas da vida (O amor como estilo de vida - Gary Chapman).
segunda-feira, 4 de janeiro de 2016
Leituras em 2015
1.
LUFT, Lya. Pensar
é transgredir. Record, 2004. O livro de Lya Luft aborda com extrema
delicadeza os dramas existenciais, o sentido e o valor da vida, o cotidiano
banal e misterioso, amores e desencontros. A narrativa de Lya se faz ouvir pela
voz de uma mulher, uma personagem feminina que relata sua problemática, mas o
livro é dirigido a todo tipo de leitores. Contém 187 páginas.
2.
ELLUL, Jacques. Se és o Filho de Deus.
Brasília: Editora Palavra, 2011. Nos últimos anos, a natureza de Jesus Cristo
tem sido atacada como nunca antes. Na literatura surgiram livros que enfatizam
sobremaneira a natureza de Jesus que não davam espaço para o divino. No cinema
produziram filmes mostrando um Jesus crucificado excessivamente frágil, quase
débil, que sonha com uma vida diferente, longe de sua natureza divina. Por sua
vez, muitos cristãos ressaltam tanto o aspecto divino da natureza de Jesus, que
ele se torna figura etérea, distante, sem tentações e sofrimentos. Ellul nos
apresenta a realidade mais profunda da natureza de Jesus: ele era o mesmo tempo
totalmente humano e divino. Ele sabe que sofremos nessa vida e, por isso, pode
nos ajudar. Contém 96 páginas.
3.
MCGRATH, Alister. Redenção. A
verdade e o imaginário cristão. São Paulo: Hagnos, 2012. Neste livro, primorosamente ilustrado com obras de arte dos famosos
mestres da pintura, sobre a redenção oferecida por Cristo, Alister McGrath
conquista o imaginário, a razão e aumenta a fé de seus leitores ao penetrar nos
mistérios que levaram Deus a sacrificar seu único Filho para salvar o mundo da
opressão e da impossibilidade de ajudar a si mesmo. Poesia, oração e reflexão
teológica estão entremeadas com comentários sobre conceitos transmitidos
através de obras de arte como as pinturas de Amedeo Bocchi, On the lawn [No
gramado] (ilustrando o tema da adoção). Contém 112 páginas.
4.
HOUSTON, James. Vida de oração.
Brasília: Palavra, 2009. Vida de Oração, da série Clássicos da
Espiritualidade Cristã, preenche-nos com o alento da oração e nos desafia a
enriquecermos nossa vida interior mais plenamente com a presença de Cristo.
Orar vai deixar de ser um peso para se tornar parte importante da vida e passar
a ser um momento aguardado de encontro com Sua Majestade. Após a leitura deste
clássico, a oração, a vida cristã e as lutas não serão encaradas da mesma
maneira. Contém 336 páginas.
5.
DAMBERG, Carlos. A oportunidade dos 40.
São Paulo: United Press, 2013. É necessário termos qualidade de
vida. Damos um grande passo para a concretização desse objetivo quando tratamos
adequadamente as quatro necessidades humanas – física, mental, social e
espiritual - ou seja, quando estas se integram. Assim, conseguimos dar o melhor
de nós mesmos na execução de nossas atividades. O trabalho adquire significado
e os relacionamentos, profundidade. Contém 150 páginas.
6.
SMALLING, Roger. Liderança cristã. Princípios e prática. Não
podemos considerar a liderança cristã sem tocar aspectos chaves do caráter. Ao
mesmo tempo, precisamos das ferramentas práticas para desenvolver uma visão e
ministério. No livro você terá
algumas para aplicar na liderança. Contém
181 páginas.
7.
KELLER, Timothy. Igreja
centrada. São Paulo: Vida Nova,
2014. Keller — com mais de vinte anos de experiência ministerial em
Nova York — oferece percepções desafiadoras e levanta questões provocativas.
Por meio da aplicação de doutrinas clássicas ao nosso tempo e contexto, Keller
descreve de forma concisa e direta uma visão teológica para o ministério,
organizada em torno de três compromissos fundamentais: Centralidade do Evangelho, Centralidade da cidade e Centralidade do movimento. Contém 463 páginas.
8.
MACARTHUR, John. Sociedade sem pecado. São Paulo: CEP, 2010. Afaste a realidade
do pecado e você eliminará a possibilidade de arrependimento. Anule a doutrina
da corrupção humana e você invalidará o plano da salvação. Apague a noção da
culpa pessoal e você eliminará a necessidade de um Salvador. Destrua a consciência
humana, e você levantará uma geração imoral e irredimível. Contém 245
páginas.
9.
NOUWEN,
Henri. Ministério criativo. Brasília: Palavra, 2008. Ministério não é um emprego, com
horários e tarefas definidas, mas essencialmente um estilo nobilíssimo de vida.
Contudo, para que essa experiência seja plena, é fundamental que o ministro
busque continuamente novas experiências com Deus, a fim de que permaneça fiel a
seu chamado. Ministério criativo apresenta uma análise profunda das várias e
complexas atividades que fazem parte desse modo de viver. Fruto das
experiências de um líder que dedicou integralmente a sua vida a Deus, esta obra
é um guia espiritual ressonante para cada homem e cada mulher que almeja ser
útil no Reino de Deus. Contém 144 páginas.
10.
WIERSBE, Warren. Jesus presente.
Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2011. Em seu livro Jesus
Presente, Warren comenta que o passado pode ser devastador mas o seu futuro,
e lança luz às declarações de Deus através da escritura e história,
e mostra como elas podem interferir positivamente na vida das pessoas. Ele
explica também porque Jesus Cristo se declarou o Bom Pastor, a Porta, a
Luz do Mundo e a Videira Verdadeira. Um livro revigorante para tornar a vida
mais enriquecedora com a declaração “Cristo vive em mim”. Contém 181 páginas.
11.
BALTHASAR, Hans Urs. Teologia da historia. São Paulo: Editora
Cristã Novo Século, 2005. Teologia da História de Hans Urs Von Balhtazar procura
demostrar Cristo, não apenas como um homem extraordinário ou uma personagem
singular no curso da história, mas como sua norma.nnPara isto, balthasar
recorre a um caminho oposto a idéias abstratas: apela ao aspecto concreto,
material do nCristo, o logos encarnado: o Homem-Deus.nnCristo é visto como o
cumprimento da história realizada e o sentido da história por vir.nnÉ com
prazer que entregamos aos nossos leitores Teologia da história de Hans Urs Von
Balthasar, mais um clássico da teologia disponível para você. Contém 111 páginas.
12.
ORTBERG,
John. Fé e duvida. São
Paulo: Editora Vida, 2011. “A dúvida consegue depurar nossa fé das falsas
crenças que a invadem sem ser notadas. Tem o poder de diminuir nossa
arrogância, nos dá paciência e compaixão e nos lembra de como a verdade é
importante.” Costumamos pensar na dúvida como o oposto da fé, mas para o autor
a própria natureza da fé exige a presença da incerteza. Neste livro, o autor
examina em os temores e as incertezas que costumam turvar nossa visão de Deus.
Neste revigorante olhar de franqueza para uma vida de fé, o autor traça a linha
divisória entre a crença e a descrença: menos um risco a delimitar dois lados
hostis que o gume de uma lâmina a penetrar a alma. Suas descobertas apontam para
o alívio da sinceridade absoluta. Os questionamentos têm o dom de expandir
nossa compreensão, e as incertezas podem levar-nos à confiança e a fé sincera,
produzindo uma esperança jamais sentida. Escrito a partir da luta pessoal do
autor com a fé e a dúvida, este livro desafiará, confortará e inspirará você
com a verdade de que Deus nos quer por inteiro – e isso inclui as nossas
dúvidas. Contém 221 páginas.
13.
JONES, Martyn Lloyd. A mensagem da cruz. Brasília:
Palavra, 2009. Dr. Martyn Lloyd Jones apresenta a morte de
Jesus Cristo na cruz do Calvário como o fato mais importante e infinitamente
mais relevante para as necessidades da humanidade, e em particular numa era tão
conturbada como a atual. Foi lá que o Filho de Deus se deu por nós e nos levou
à possibilidade de sermos novas criaturas. Não foi nenhum acontecimento
trágico, mas um evento glorioso. Ser chamado, novamente, a esta verdade central
do evangelho de Cristo, explorá-la, proclamá-la e, acima de tudo, nos gloriarmos
nela, se faz necessário. Contém 216 páginas.
14.
Franklin Ferreira. Gigantes da fé. São
Paulo: Editora Vida Nova, 2011. Muitas lições
podem ser aprendidas através de diversos cristãos do passado, e neste livro o
autor trás a espiritualidade cristã através da vida de diversos homens, como
Martinho Lutero, John Wesley, Policarpo de Esmirna, João Calvino, Charles
Spurgeon, John Wycliffe, entre outros, que foram o terreno onde a devoção e a
espiritualidade cristã foram formadas. Contém
351 páginas.
15.
LOPES, Hernandes Dias. Gotas de alegria para a alma. São
Paulo: Editora Hagnos, 2013. Gotas de
alegria para a alma foi
escrito para você, para que encontre em cada meditação diária um tônico para
sua alma, um refrigério para seu coração e um bálsamo divino para sua mente.
Sua vida é preciosa para Deus. Ele amou você desde a eternidade. Enviou seu
Filho para lhe dar vida eterna. Ele criou, formou, chamou e remiu a você que
está em Cristo e é a habitação de Deus, a herança de Deus, a menina dos olhos
de Deus. Viva, portanto, cada dia com entusiasmo e regido pelo otimismo. Aliás,
você está vivo e se você está vivo, um milagre de Deus pode acontecer em sua
vida hoje! Contém 376 páginas.
16.
CELETI,
Gilberto. Excelência no trato com as crianças. São Paulo: Editora APEC, 2014. A falta de
excelência com que as crianças são tratadas pela sociedade, pelos próprios pais
e também pela igreja é uma realidade preocupante. O que poderia ser feito para
mudar este quadro e ter uma atitude mais excelente no trato com as crianças? O
objetivo deste livro é despertar pais, educadores e líderes para darem maior
atenção á nova geração e buscar excelência no trato com as crianças na esfera
pedagógica, teológica e familiar, reconhecendo que o momento é difícil, mas é
também excelente e deve ser bem aproveitado. Contém
162 páginas.
17.
MACARTHUR, John. A outra face. Rio
de Janeiro: Thomas Nelson, 2011. John
mostra Jesus defendendo a verdade, lutando contra os falsos mestres, a defesa
da verdade, tudo aquilo que o mundo tenta esconder, assim como o estereótipo
meigo que colocam nele. Conheça mais da visão que Jesus tinha, em que a
humanidade tenta esconder, e assim, comece a confrontar as mentiras e promover
a verdade. Contém 272 páginas.
18.
DOUGLAS, William e Rubens
Teixeira. As 25 leis bíblicas do sucesso. Rio
de Janeiro: Editora Sextante, 2012. A Bíblia é o melhor
manual sobre o sucesso já escrito até hoje. Ao contrário do que se imagina, ela
não trata apenas de religião, mas também de valores fundamentais para se
construir uma base sólida para a vida profissional. E foi nessa fonte de
sabedoria milenar que William Douglas e Rubens Teixeira garimparam as orientações
para consolidar as 25 leis que compõem este livro. São lições sobre a
importância do esforço e da dedicação ao trabalho, da incansável busca de
conhecimento e evolução pessoal, do respeito aos outros e, acima de tudo, de um
forte senso de honestidade. Para comprovar a eficácia dessas leis, os autores
mostram que os princípios de sucesso de grandes empresários e pensadores da
administração, como Warren Buffett, Napoleon Hill e Jim Collins, são calcados
em passagens das Escrituras. Contém 192 páginas.
19.
LEMAN,
Kevin. Seja o pai que a sua filha precisa. Rio de Janeiro: Editora Thomas Nelson, 2014. O
relacionamento mais importante da vida de qualquer filha é com o pai. Sua
autoconfiança, suas escolhas, seu comportamento, a escolha de quem ela irá
casar são diretamente ligados ao relacionamento com seu pai e com a imagem que
se forma a partir desse relacionamento. Foi com esta certeza em mente que o
especialista em criação de filhos Kevin Leman escreveu este livro: para
orientar pais nesta tarefa de fundamental importância. Contém 288
páginas.
20.
PIPER, John. Os cinco pontos. São Paulo: Editora
Fiel, 2014.
Em direção a uma experiência mais profunda da graça
de Deus. Os Cinco Pontos falam sobre como nasce um Cristão e como Deus o
preserva pra sempre. Contém 123 páginas.
21.
LEWIS C.S. Surpreendido pela alegria. Minas Gerais: Editora
Ultimato,
2015. Ele não é uma autobiografia comum. Não é uma confissão. No entanto, é
certamente um dos mais belos e inteligentes relatos da caminhada de
uma pessoa em direção à fé cristã. Lewis, um dos pensadores e escritores
mais influentes do século 20, foi ateu por muitos anos. Ele descreve de
maneira fascinante sua jornada espiritual, com o foco na sua crise de fé,
que determinaria o caráter de toda a sua vida e carreira. Um livro de memórias
extremamente pessoal e arguto, no qual Lewis guia o leitor em direção à alegria
e à surpresa que aguardam todo aquele que busca uma vida além do esperado. Contém 216 páginas.
22.
GIBBONS, Dave. Xelotes.
São Paulo: Mundo Cristão, 2015. Escrito com profundidade bíblica e regado com
toque de humor muito bem utilizado pelo autor, o livro é uma fonte de estímulo,
motivação, conselho, refrigério e riso para todos que estão cansados da
"normalidade" e de viverem de acordo com o status quo que massifica o
ser humano e marginaliza aqueles que não se amoldam aos ditames do sistema.
Para ele, vida em abundância não é aquela que mascara os pontos de debilidade,
mas sim aquela que experimenta o milagre transformador de Deus. Contém 160 páginas.
23.
BONHOEFFER, Dietrich. Orando com os Salmos.
Curitiba: Editora Encontro, 2010. A maneira simples, singela e tão direta com
que o autor nos ajuda a mergulharmos no saltério é extremamente fascinante e
edificante. Sua obra é dividida em temas dos mais significantes dos salmos,
como criação, lei, vida, sofrimento, inimigos e, é claro, a oração. Em umas
poucas linhas, ele ressalta a importância da oração matinal: A oração da manhã
decide sobre o resto do dia. A vergonha quanto ao tempo desperdiçado, a
fraqueza e o desânimo no trabalho, bem como a confusão e a indisciplina em nossos
pensamentos e nos relacionamentos com outras pessoas frequentemente tem sua
origem no desleixo da oração matinal.
Inclui a obra uma biografia de Bonhoeffer. Contém 70 páginas.
24.
FEE, Gordon D. Paulo, o Espírito e o
Povo de Deus. São Paulo: Editora United Press, 1997. Paulo,
o Espírito e o Povo de Deus é uma obra inovadora e corajosa. Inovadora por
transcender os paradigmas de pentecostal e não-pentecostal que se tornaram
rótulos presentes e quase indispensáveis no mundo evangélico atual. Corajosa
por se lastrear em uma exegese absolutamente bíblica das cartas paulinas, sem
se preocupar com ideologias e tradições denominacionais. Fee afirma que
atualmente o Espírito Santo tem sido deixado à margem tanto na igreja
pentecostal como na igreja tradicional, ao contrário do que ocorria na Igreja
Primitiva, onde a presença do Espírito Santo era experimentada de uma forma
muito mais vívida e constante. Defendendo a importância de uma vida cristã
integrada com o Espírito Santo, Gordon Fee acredita que este é um dos principais
fatos que explica o maior sucesso e eficácia da Igreja Primitiva. Contém 222
páginas.
25.
SCHWARZ, Christian A. As 3 cores da comunidade. Como as
7 qualidades comunitárias de pequenos grupos saudáveis podem ajudar você a
superar os 7 pecados capitais. Curitiba: Esperança, 2014. O livro
apresenta uma maneira nova de olhar para os pequenos grupos. Em vez de estar
preocupado com os aspectos técnicos do ministério de grupos pequenos, o livro
centra-se nas qualidades que são fundamentais para qualquer tipo de comunidade
cristã, seja uma família, uma reunião de oração, um grupo de estudo bíblico, um
mutirão ou um coral. Com base em ampla pesquisa, As 3 Cores da Comunidade
retrata sete qualidades que todas as comunidades saudáveis têm em comum. A
aplicação desses princípios não só gera reações entusiasmadas dos
participantes, mas também efeitos sustentáveis em suas vidas. Contém 144
páginas.
26.
GOMES, Laurentino. 1808
– Como Uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram
Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil. São Paulo:
Editora Planeta do Brasil, 2007. A fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos
momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo.
Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no
qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil. O propósito deste maravilhoso livro,
resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de
forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus
protagonistas à dimensão mais correta possível dos papéis que desempenharam
duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da
atualidade '1808' é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos
da história brasileira. Contém 414 páginas.
27.
BORNSCHEIN, Fred R. Enviados para servir. Curitiba:
Esperança, 2014. A obra é mais do que um título para um livro: é a síntese do
ser cristão. Jesus Cristo nos dignifica como participantes da vocação divina:
Assim como meu Pai me enviou, eu vos envio. O autor, teólogo e professor, Fred
Bornschein, nos leva a uma profunda reflexão bíblica, sustentada por uma
atitude de quem serve ao Senhor com alegria. A Irmandade Evangélica Betânia
considera um privilégio ter, há muitos anos, o pastor Fred Bornschein fazendo
parte da liderança, sendo por oito anos o presidente da entidade. Agradeço a
ele por ter escrito este livro. Jesus Cristo está em busca de pessoas,
independentemente de idade, profissão ou estado civil, que respondam: eis-me
aqui!
Contém 144 páginas.
28.
SANTOS, Delci Esteves. Deus sabe o que faz. Assim
obedeci as suas
ordens sem discutir. São Paulo: Editora Vale da Bênção, 2014. Essa é uma
biografia absolutamente sincera da amiga e também missionária Delci, uma mulher
de fibra, coragem e muita sensibilidade espiritual. Ela realiza uma missão
profunda na Casa das Formigas em Moçambique e no livro ela nos traz todo o
relato do preparo dela para chegar lá, lutas, perdas, vitórias, mover de Deus e
direção para ela chegar lá. Contém 150 páginas.
29.
SCAZZERO, Peter. Igreja emocionalmente saudável. São
Paulo: Editora Vida, 2014. A igreja New Life Fellowship em Queens, Nova York, possuía tudo: um
ensino poderoso, ministérios dinâmicos, uma impressionante taxa de crescimento
e a visão de fazer grandes obras para Deus. As coisas pareciam estar bem, mas,
abaixo da superfície, a situação estava fervilhando. As coisas estavam prestes
a explodir, forçando Peter Scazzero a confrontar as necessidades da igreja e as
suas próprias, que eram bem mais profundas do que ele poderia ter imaginado. O
que ele aprendeu sobre a ligação vital entre saúde emocional, profundidade de
relacionamentos e maturidade espiritual pode trazer luz a problemas dolorosos
em nossa própria igreja. Contém 302 páginas.
30.
VOSKAMP, Ann. Vida
simples, vida plena. São Paulo: Mundo
Cristão, 2015. Há uma promessa divina que aponta para a
possibilidade de vivermos uma vida abundante. E é essa vida plena, que satisfaz
os desejos mais íntimos do coração, que cristãos e não cristãos vêm buscando
nos últimos dois mil anos. Com rara beleza poética, Vida simples, vida plena
redescobre a força sobrenatural que existe no ato de agradecer e nos abre os
olhos para a importância de aprender a ver, a sentir e a valorizar as pequenas
e as grandes realizações, e a perceber que aí residem a plenitude e o
verdadeiro contentamento. Vida simples, vida plena nos convida a reconhecer,
diariamente, as incontáveis bênçãos de Deus. Contém 256
páginas.
31.
HUNTER, James C. De volta ao mosteiro. Rio de
Janeiro: Sextante, 2014. Em De volta ao mosteiro,
Hunter retoma a história do monge e do executivo, dois anos depois do retiro
onde se conheceram. Eles se reúnem com os outros cinco participantes do
primeiro seminário em busca de uma compreensão mais profunda sobre a formação
de grandes líderes. O reencontro traz à tona uma dura
constatação: só um dos integrantes do retiro anterior conseguiu colocar em
prática os poderosos princípios aprendidos. Enquanto revela as razões para
isso, Hunter nos convida a refletir sobre nosso comportamento. Será que estamos
agindo como verdadeiros líderes em casa, no trabalho e com os amigos? Com novas percepções a respeito de como
as pessoas podem vencer suas barreiras internas e fazer mudanças significativas
em suas vidas, este livro ensina os passos necessários para o desenvolvimento
das habilidades de liderança. Além disso, aborda um tema rico e ainda pouco
explorado: a construção de comunidades de alto desempenho. Contém 190
páginas.
32.
SELEGATO, Antonio
Lucas Minighelle. Aramil - O Mensageiro. São Paulo, 2014.
Esta é a história da própria vida de Selegato em forma de poesia, e personagens
criados em que ele desfruta as mais incomparáveis experiências da jornada
humana. Dos mais distantes rumores, das mais tristes histórias, sempre há algo
a se aprender. Porque a vida pode nos oferecer muito mais do que vemos ou
imaginamos. Cada momento pode ser mais uma preciosa surpresa, a cada decisão
uma nova oportunidade. Muitos querem coisas, mas não têm nenhuma iniciativa,
pois quando o medo, seja ele qualquer, domina, diz o autor: Você está acabado.
E foi por isso que eu não me deixei dominar. Porque não há trevas, há falta de
luz. Não há ódio, há ausência de amor. Não há tristeza, há falta de alegria.
Não há tédio, há falta de iniciativa. Não há medo, há ausência de coragem. Contém 244
páginas.
33.
GRUN,
Anselm. Sonhos de vida. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2011. Numa genealogia dos sonhos, Anselm Grun nos
mostra como lidar com nossos sonhos de vida. Aqueles sonhos que nutrimos e
projetamos para o futuro. Sonhos que moldam nossas características mais
humanas, baseadas em nossas experiências e também em nossas frustrações. Em uma
mensagem de fé e amor, Anselm nos diz que são esses sonhos que nos matem vivos.
Eles nos motivam a trabalharmos em nós até nos tornarmos melhores. Eles nos
motivam a moldar esse mundo com nosso sonho de vida, para que ele corresponda
mais e mais ao sonho de Deus da comunidade humana. Contém
112 páginas.
34.
COSTA,
Antônio Carlos. Convulsão protestante. São Paulo: Mundo Cristão, 2015. Muitos dos que acompanham as criativas e contundentes manifestações
contra a violência e a desigualdade social e em favor dos direitos humanos, em
especial na cidade do Rio de Janeiro, cuja eloquência e impacto alcançam a
mídia em todo o planeta, não fazem ideia de que, por trás desse movimento, está
um pastor cujo ministério sofreu uma guinada espetacular. Em Convulsão
protestante, Antônio Carlos Costa relata por que decidiu dar uma reviravolta em
sua carreira ministerial e lançar-se na desconhecida e imprevisível jornada em
favor da massa empobrecida deste país. Engana-se quem espera do autor um texto
panfletário, de pena viciada pelos usos e abusos da retórica marxista. Antônio
é um pensador e articulador atento ao texto bíblico que, em dado momento, foi
confrontado por Deus a agir. O livro ajuda a compreender por que o crescimento
acelerado do cristianismo em nosso país não resultou em uma sociedade mais
justa e digna para todos. Contém 256 páginas.
35.
PAGOLA, José Antonio. Jesus
- Aproximação histórica. Rio
de Janeiro,
Petrópolis: Vozes, 2014. O livro tem uma tripla destinação: é
dirigido aos cristãos que perderam o contato com a mensagem viva de Jesus, aos
que muito ignoram ao seu respeito e aos que se decepcionaram com o cristianismo
real e buscam outros caminhos de afirmação de sentido. Contém 651 páginas.
36.
LEMAN,
Kevin. Transforme seu filho até sexta. São Paulo: Mundo
Cristão, 2009. Para
auxiliar os pais a retomar as rédeas da situação e mudar as atitudes, controlar
os comportamentos e moldar o caráter da criança, Kevin Leman escreveu
Transforme seu filho até sexta. O livro é um guia prático para que pais e mães,
independente do tempo que passem ao lado dos filhos, cortem pela raiz as
gritarias, birras, manhas, escândalos, atos violentos e outros comportamentos
inadequados e indesejados das crianças. A chave para mudar a atitude de seu
filho é mudar sua própria atitude. Leia com atenção o plano de ação que o Dr.
Leman traçou para você. Siga-o com firmeza e mude em cinco dias a atitude, o
comportamento e o caráter de seu filho. Chega de gritar, berrar e chantagear
seu filho para conseguir que ele faça o que você está exigindo. Retome as
rédeas desenvolvendo, em etapas, a atitude, o comportamento e o caráter dele,
de tal maneira que realmente você tenha um novo filho em apenas cinco dias. Contém 232 páginas.
37.
CORDEIRO,
Wayne. Jesus, puro e simples. São Paulo: Editora Vida, 2015. Você já
se sentiu como se estivesse sendo puxado em um milhão de direções? Como se
estivesse sufocado por vários programas e ministérios ou estudando a arte de
ser um bom pai ou mãe, ou então tentando aprender a falar de Jesus a seus
vizinhos? Tudo isso é muito bom, mas até as coisas boas podem, às vezes,
desviar-nos de nossa responsabilidade número um? Conhecer melhor Jesus.
Cordeiro explica como nos concentrar naquele que é o mais importante de todos e
como sentir a alegria e a plenitude que ele traz. Mas, ele também ensina como isso
pode produzir altruísmo, amor verdadeiro pelo próximo e ministério eficiente.
Na verdade, este livro mudará sua forma de ver o mundo a seu redor. Quando você
se concentra em Cristo, o resto se encaixa no lugar: seus relacionamentos, seu
trabalho, sua igreja, sua missão. Tudo é colocado nas mãos de Jesus, puro e
simples. Contém 216 páginas.
38.
SIMÕES, Mário Kaschel & Neco Simões. Segredos do sucesso no casamento. São Paulo: Editora Genesis,
2014. Confesso que pelas palestras do Mario, fiquei decepcionado com o conteúdo
do livro. Não tem uma forma de lidar com as demandas diárias do casamento
visando o sucesso no sentido relacional e espiritual. Como autor, fico até
constrangido de comentar porque nas palestras, o autor manda muito bem! Contém 101 páginas.
39.
BOTELHO,
Marcos e Victor Fontana. Ontem Esponja,
Amanhã Peneira. O direito de ligar e
desligar na sociedade da informação. Minas Gerais: Ultimato, 2015. O mundo muda
rapidamente e acompanhar as mudanças não tem nada a ver com a idade. Não é raro
ver nas redes sociais adultos nadando de braçada e jovens se afogando. Se antes
a informação era escassa e guardá-la era uma ordem, hoje a memória se tornou
inútil – estamos sempre conectados. Como lidar com a informação sem se tornar
escravo dela? É preciso saber filtrar, escolher, desligar. É disso que trata Ontem Esponja, Amanhã Peneira.
Contém 110 páginas.
40.
NICODEMUS,
Augustus. Polêmicas na Igreja. São
Paulo: Mundo
Cristão, 2015. O livro do mestre e amigo Augustus é um convite para avaliarmos
o quadro atual da igreja com os modismos e uma teologia furada, sem padrão, sem
Escrituras e sem os pés no chão. Lendo o livro fiquei pensando no monte de
loucos e insanos que temos naquilo que chamamos de igreja brasileira. Quanta
cultura do lixo teológico tem tornado nossa igreja brasileira em algo frágil. O
livro ajuda bastante a vermos a necessidade de um retorno sério para o ensino
genuíno e sadio das Escrituras Sagradas. Vale a pena a leitura desse precioso
livro! Contém 220 páginas.
41.
AGOSTINHO,
Tomás de Kempis. Clássicos da literatura cristã. São
Paulo: Mundo
Cristão, 2015. Três dos maiores clássicos da literatura cristã presentes no
cânon da literatura universal estão à sua espera, prontos para serem
revisitados. Na edição que você tem em mãos, elaborada a partir de novas
traduções, Pais Apostólicos, Confissões e a Imitação de Cristo ganham força
revigorada que não somente ratificam o tesouro que são para a humanidade, como
comprovam que continuam a ser fonte inspiradora para a fé cristã neste início
de século. Num momento em que o cristianismo é desafiado pelas transformações
sociais, tecnológicas e pelo avanço da perseguição religiosa em várias partes
do globo, voltar aos clássicos permite reconhecer que fazemos parte de uma
história cujo autor dela nunca se desapegou. Contém
576 páginas.
42.
LEWIS,
C. S. Os quatro amores. São Paulo: Martins Fontes, 2009. Os quatro
amores que C.S. Lewis distingue neste livro são a Afeição, a Amizade, Eros e a
Caridade. Examina como cada um se combina aos demais, sem perder de vista a
diferença necessária e real entre eles. Lewis nos adverte também dos enganos e
distorções que podem tomar os três primeiros amores - os amores naturais -
perigosos sem a graça suavizante da Caridade, do amor divino que deve
constituir a somatória e o objetivo de todos os demais. Contém 208 páginas.
43.
MCGRATH,
Alister. Conversando com C. S. Lewis. São Paulo: Portico
Editora, 2014. McGrath nos apresenta o grande escritor como o companheiro
perfeito para uma conversa e suas respostas para as perguntas que todo mundo
faz. O que faz de Lewis um bom parceiro de diálogo é a sua ampla visão sobre
muitas coisas, como o ateísmo de sua juventude até a sua conversão tardia, seu
ceticismo racional até o seu apreço aos valores humanos e sua imaginação, do
seu papel como um apologista cristão e de um célebre autor clássico de
literatura infantil. Conversando com C. S. Lewis será seu guia para uma
conversa esclarecedora e intrigante sobre tudo que nos intriga. Contém 224 páginas.
44.
KELLER,
Timothy. Gálatas para você. São Paulo:
Vida Nova,
2015. Junte-se a
Keller na exposição da Carta de Paulo aos Gálatas. Entenda seu significado e
veja como ela transforma nosso coração e nossa vida hoje. Escrito para pessoas
de todas as idades e etapas da vida, de pesquisadores a novos crentes, de
pastores a professores, este material pode ser utilizado de diversas formas e
foi feito para você. Contém 208 páginas.
45.
JAYNES, Sharon. Surpreendido pela glória. Uma
resposta generosa de Deus ao nosso anseio por algo mais. São Paulo: Mundo Cristão, 2015. Você
anseia por algo mais em seu relacionamento com Deus? Se você sente falta
daquele ânimo que tomou conta quando entregou sua vida a Jesus e se está
frustrado por perceber que seu relacionamento com Deus poderia ter aquele algo
mais tão desejado, Sharon Jaynes tem uma boa notícia: as conquistas que
alcançamos no relacionamento com o Criador não são fruto de esforço pessoal ou
de uma vida de sacrifícios. Deus tampouco está esperando que você se transforme
na pessoa ideal para abençoá-lo. Portanto, a questão não é o que Deus quer de
você, mas o que Deus quer para você! Contém 256 páginas.
46.
GREGGERSEN,
Gabriele. Alegoria do Amor - Um estudo da tradição medieval. São Paulo: Realizações, 2012. Alegoria do Amor apresenta mais uma
das faces do autor de As Crônicas de Nárnia. Além de escritor e teólogo
popular, C. S. Lewis foi um acadêmico erudito dedicado ao estudo da literatura.
Neste brilhante ensaio, o autor estuda as obras alegóricas que marcaram, na
literatura inglesa, a virada da Idade Média para o Renascimento. Contém 400 páginas.
47.
LOPES,
Rosther. O Maravilhoso Evangelho de Cristo. Brasília: 2015. O
livro tem o objetivo de anunciar o Evangelho, ganhar almas e
estimular você a anunciar a salvação que Deus dá, em Cristo Jesus! Contém 144
páginas.
48.
PIPER,
John. Não jogue sua vida fora. São Paulo:
CEP, 2013. A
maioria das pessoas passa pela vida sem ter paixão por Deus, gastando seu tempo
em diversões triviais, vivendo para o conforto e o prazer, e talvez tentando
acobertar pecados. Este livro adverte você a não levar uma vida inútil. Ele o
desafia a viver e morrer gloriando-se na cruz de Cristo e fazendo da glória de
Deus sua paixão singular. Se você crê que o viver é Cristo e o morrer é lucro,
leia este livro. Aprenda a viver para Cristo. Não jogue sua vida fora. Contém 142
páginas.
49.
BEZERRA, Carlos Alberto. Uma vida com prioridades. Lições
que Deus me ensinou. São Paulo: Mundo Cristão, 2015. Este livro está repleto de princípios bíblicos
práticos, amor e vida com Deus, como a vida do autor. Você tem em mãos um
manual de discipulado, escrito com simplicidade, paixão e sabedoria. Contém 136
páginas.
50.
STETZER,
Ed. Plantando
igrejas missionais como plantar igrejas bíblicas, saudáveis e relevantes à
cultura. São Paulo: Vida Nova, 2015. Ao tratar de
questões referentes como e por que plantar igrejas, este manual é um divisor de
águas para a plantação de igrejas fiéis à Bíblia e relevantes à cultura. Ed
Stetzer oferece uma orientação prática para todas as fases de plantação de uma
nova igreja. O livro também lança um olhar missionário sobre as culturas
existentes e emergentes.
Contém 432 páginas.
51.
ATANÁSIO, Santo. Vida de Santo Antão
Petrópolis-RJ: Mosteiro da Virgem. Ele conta a experiência com as Escrituras
Sagradas e a relevância para seu coração em todos seus passos. Contém 133 páginas.
52.
SHEDD, Russell. Autoridade & poder.
São Paulo: Shedd Publicações, 2013. As duas
palavras-chave, “autoridade” e “poder”, facilmente se confundem, porém, não são
especificamente sinônimas. “Autoridade”, às vezes, é empregada quando se quer
dizer “poder”, e em outros casos acontece o contrário. Mas estes termos têm
sentidos distintos, particularmente na Bíblia. Por isso, o propósito do Dr.
Shedd neste livro é demonstrar biblicamente o significado destes termos tão
importantes e as suas implicações para a vida de cada cristão. Contém 152 páginas.
53.
HOYSTAD,
Ole Martin. Uma história do coração. Rio
de Janeiro: Editora Vozes, 2015. Apesar de o coração ser o principal símbolo do
que significa ser um ser humano, há poucos livros especializados sobre este
tema na literatura universal. Essa obra preenche habilmente esta lacuna com uma
investigação fascinante sobre este lugar de tristeza, alegria e poder. Ao
situar o coração no centro metafórico e literal da história e da cultura
humana, Hoystad tece história, mito e ciência em uma narrativa envolvente. Contém 336
páginas.
54.
WRIGTH, N. T. Surpreendido pelas Escrituras.
Viçosa, MG: Ultimato,
2015. Wright mostra como a Bíblia pode
ser aplicada a algumas das questões mais difíceis que enfrentamos hoje, tanto
dentro como fora da igreja. Livro prático e rico em sabedoria que oferece ao leitor novos modelos para
uma melhor compreensão e afirmação da Bíblia como resposta às perguntas dos
nossos dias. Contém 216
páginas.
55.
PARROT, Les Parrot – Leslie. A.M.O.R. - Faça seu estilo de amor trabalhar
em a seu favor no casamento. São Paulo: Vida, 2011. Neste livro,
através de pesquisas, os autores, com as letras de “AMOR”, resgataram quatro
personalidades que são estilos de amor. É necessário conhecer seu próprio
estilo de amar, e também o do seu cônjuge! Assim, cada um amará o outro da
maneira certa e receberá o amor que precisa. Contém 223 páginas.
56.
YANCEY, Philip. O eclipse da graça Onde foi parar
a boa-nova do cristianismo? São Paulo: Mundo Cristão,
2015. Yancey
explora as razões da crescente hostilidade e incompreensão da sociedade em
relação à igreja. Pensando no papel fundamental dela para a expansão da
Palavra, o autor apresenta alternativas e novas perspectivas de aproximação com
aqueles que, na opinião dele, estão sedentos da graça de Deus. Contém 299
páginas.
57.
BROWN,
Brené. A
coragem de ser imperfeito. Rio de Janeiro: Sextante, 2013. Brené ousou quando propôs
uma discussão renovada sobre assuntos que costumam ser evitados por causarem
grande desconforto. Sua palestra a respeito de vulnerabilidade, medo, vergonha
e imperfeição, ministrada numa conferência da TED – organização sem fins
lucrativos do universo da Tecnologia, do Entretenimento e do Design que
organiza eventos com os pensadores e ativistas mais fascinantes do mundo –, já teve
mais de 10 milhões de visualizações.
Neste livro, ela desenvolve suas principais ideias e estratégias
bem-sucedidas, toca em feridas delicadas e provoca grandes insights,
desafiando-nos a mudar a maneira como vivemos e nos relacionamos. Contém 248 páginas.
58.
MOLTMANN,
Jürgen. Ética da esperança. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. A presente
obra é esperada há muito tempo. Nela Jürgen Moltmann mostra, na perspectiva da
teologia da esperança, como se entrelaçam os pontos de vista éticos, os juízos
éticos e o agir concreto. Após um capítulo fundamental sobre a relação entre
escatologia e ética, seguem-se três passos: Moltmann indaga por uma ética da
vida que se diferencia de uma ética da morte, por uma ética da terra em face
dos desafios ecológicos da atualidade e, finalmente, por uma ética da justiça
em face das crescentes disparidades sociais e globais na convivência social.
Contém 320
páginas.
59.
ORTBERG,
John. Venha andar sobre as águas Saia do barco e dê o passo para a maior
aventura espiritual de sua vida. São Paulo: Vida, 2002. Ele nos convida
a experimentar os desafios e as recompensas de uma vida dirigida pela fé. As
possibilidades são imensas quando deixamos o comodismo e saímos do barco. Sobre
as águas agitadas da fé, Jesus está nos esperando para transformar a nossa vida
sempre. Essa experiência inesquecível é um divisor de águas na vida de todo
aquele que se propõe a obedecer ao Senhor. Contém
248
páginas.
60.
OMARTIAN,
Stormie. Escolha o amor. E mude o curso de sua vida. São Paulo: Mundo
Cristão, 2015. Stormie conta sua própria
experiência sobre o que Deus lhe revelou quando ela se debruçou na leitura
atenta desse texto de Paulo. Com seu jeito simples e acolhedor, Stormie deseja
que você escolha mudar o curso de sua vida. Afinal, fé é também prática. E aprender
a amar pode fazer toda a diferença entre sobreviver e viver plenamente. A única questão que
achei complicada no livro é a ideia de termos a autonomia para aceitar Cristo.
Não temos isso, não podemos isso. Somente Deus pode vir e tocar no coração para
que sejamos aceitos por Cristo. Contém 304 páginas.
61.
TRIPP,
Paul. Vocação perigosa. São Paulo: Cultura Cristã, 2015. Este é um
livro diagnóstico. Ele foi escrito para ajudá-lo a olhar para si mesmo no
espelho expositor da vida e do coração, que é a Palavra de Deus – para ver
coisas que estão erradas e precisam ser corrigidas e para ajudá-lo a
colocar-se, mais uma vez, sob o poder curador e transformador do evangelho de
Jesus Cristo. Contém 192
páginas.
62.
DOUGLAS,
William. Sabedoria para vencer. São Paulo: Planeta, 2015. A sabedoria é
a principal aliada para as batalhas da vida e para vencer desafios. Ela decorre
da paz e do equilíbrio, do conhecimento, da maturidade e da experiência; também
do contato com a divindade. Este livro traz textos bíblicos, organizados por
assunto, selecionados para momentos difíceis. Sempre com comentários
devocionais ou mensagens motivacionais, aborda as dificuldades mais comuns de
nossas vidas e os meios para lidar com elas. Também contém o livro de
Provérbios, escrito por Salomão, considerado o homem mais sábio de todos os
tempos e cujas orientações podem ajudar você a enfrentar seus problemas. Por
fim, você também encontrará aqui alguns Salmos do Rei Davi e artigos com
orientações para a vida pessoal, profissional e financeira. Contém 239 páginas.
63.
HOUSTON,
James. O Criador. Brasília: Editora Palavra, 2009. Essa obra é para
cristãos que querem seguir em sua jornada rumo a um conhecimento mais profundo
de Deus como Criador do céu e da terra. Há inúmeros livros que argumentam a
hipótese teísta sobre a origem do cosmos em relação a outras visões. Existem
diversos estudos acadêmicos sobre a existência de um Ser Superior. Jim Houston
não escreveu uma obra dessa natureza. Seu livro é como um poderoso e ágil rio,
composto de três afluentes. O primeiro é
uma forte base bíblica que acompanha desde sua juventude. O segundo é um exame
acadêmico minucioso e destemido das alternativas à crença cristã em um Criador
bom e amoroso, um escrutínio ainda mais impressionante por sua perícia
profissional em estudos ambientais e sua cuidadosa pesquisa adentrando todas as
facetas da questão. O terceiro é seu apaixonado compromisso pessoal com esse
fiel Deus Criador; literalmente, estabeleceu sua família, sua carreira e toda a
sua vida na existência de Deus. Aqui está um homem que conhece o Deus sobre o
qual escreve. Não consigo imaginar alguém que, ao finalizar a leitura deste
livro, não seja recompensado. Contém 334 páginas.
64.
PETERSON,
Eugene. A linguagem de Deus. São Paulo: Mundo Cristão, 2011. É para a
espiritualidade da linguagem que Eugene Peterson nos desperta neste livro. O modelo
de fala apresentado por ele é Jesus Cristo, o verbo que virou gente, o
homem-Deus que viveu entre pessoas comuns, teve conversas usuais, mas cuja
palavra tinha o poder de fazer maravilhas. Conhecendo as histórias contadas por
Jesus e suas orações, descobrimos como usar nossa língua de forma a manter boas
conversas tanto com aqueles que nos cercam como com o Criador. Este livro é
parte da série Teologia Espiritual. Contém 320 páginas.
65.
MOLTMANN,
Jürgen. Trindade e Reino de Deus - Uma contribuição para a teologia. Rio
de Janeiro: Vozes, 2011. Nesta
contribuição 'para a Teologia' são abordados os conceitos centrais tanto da
trindade como do Reino de Deus. Afastando-se das interpretações humanistas e
monoteístas, Moltmann desenvolve uma hermenêutica trinitária da história
testemunhada na Bíblia. Por 'pensamento trinitário' ele entende a superação de
um modo de pensar subjetivo e particular, para adentrar um pensamento que
envolve relações, comunidades e mundos culturais diversos. Dessa forma, ele
configura os termos de uma doutrina trinitária conscientemente social e de um
novo conceito de liberdade. Contém 224 páginas.
66.
COOTSONA,
Greg. Aprenda a dizer não. São Paulo: Mundo Cristão: 2011. Para ter o
trabalho dos sonhos são necessárias horas de dedicação. As noites mal dormidas
acabam te deixando muito cansado, o tempo passa muito rápido, e os finais de
semanas acabam não sendo aproveitados. A família deseja sua presença o tempo
todo e acaba não tendo. Se algumas destas coisas estão acontecendo com você,
então este livro será ideal, pois você precisa aprender a dizer não. Muitas
pessoas não conseguem dizer não, pois existe uma ideia de que, ao dizer não,
muitas oportunidades serão perdidas. Quando as pessoas agem dizendo sim a tudo,
acabam se prejudicando e a muitos que estão a sua volta. No livro você
encontrará dicas de como aprender a dizer não nas áreas da vida pessoal,
amorosa e do trabalho, e assim, ter paz, alegria e saúde. Contém 176 páginas.
67.
LEMAN, Kevin.
12
lições para ser o pai ideal. São Paulo: Pórtico, 2015. Muito se comenta
sobre a influência que uma formação sólida na infância tem para uma vida adulta
saudável, porém pouco se fala do impacto da figura do pai neste processo.
Escrito pelo autor best-seller e especialista em relações familiares Dr. Kevin
Leman, 12 lições para ser o pai ideal apresenta uma abordagem realista para os
pais, desenvolvendo neles as habilidades que precisam para criar seus filhos no
mundo real. “Muitos pais vivem um medo constante de fazer algo errado que possa
atrapalhar seus filhos. Pensam: ‘Um erro e pronto: meu filho está perdido’, mas
não é bem assim!”, explica Leman. “As crianças de hoje não precisam de pais
perfeitos, mas de bons pais”, garante. Neste livro, pais terão a oportunidade
de aprender como a sua autoridade, exercida de maneira saudável, pode fazer
diferença, e como a disciplina – ou a falta dela – pode ser contra produtiva
para os seus filhos. Contém 272
páginas.
68.
MCGRATH, Alister.
Teologia
Sistemática, histórica e filosófica. Uma introdução à Teologia cristã. São
Paulo: Shedd Publicações, 2005. A missão deste livro é apresentar os temas
básicos da teologia cristã. Ele parte do pressuposto que o leitor não tem
conhecimento profundo sobre teologia em geral, assim, pode ser considerado uma
excelente introdução à "tentativa de compreensão dos recursos básicos da
fé, feita à luz daquilo que cada época considera como os melhores
métodos". E apesar de ser uma introdução, o livro cobre os dois mil anos
de debate teológico cristão. Inclui ainda matérias filosóficas, históricas e
sistemáticas da teologia, além de fornecer uma rica informação a respeito das
mais variadas escolas de pensamento para cada tema abordado: um livro ímpar,
indispensável e extremamente atual. Contém 664 páginas.
69.
HOUSTON, James M. Bruce K. Waltke E. Os
Salmos como adoração cristã. Um comentário histórico. São Paulo: Shedd
Publicações, 2015. Esta colaboração por dois estimados eruditos evangélicos
integra uma exposição versículo por versículo de salmos selecionados, com a
história da sua interpretação na igreja desde o tempo dos apóstolos até os dias
atuais. Waltke e Houston focam seu detalhado comentário em treze salmos que
representam diversos gêneros e perspectivas, ou que têm importância especial
para a fé cristã e a vida da igreja, incluindo os Salmos 1, 23, 51 e 139.
Contém 608 páginas.
70.
PEREIRA, Jeremias. Família conectada. Minas
Gerais: Oitava IPB, 2015.
Jeremias traz várias reflexões sobre os momentos das famílias. Exemplos: pedir
perdão, dar uma rosa, tomar cuidado com a língua e desfrutar de um tempo com a
família precioso. Contém 151 páginas.
71.
MAGNO, Gregório. Patrística - Regra Pastoral -
Vol. 28. São Paulo: Paulus, 2010. A leitura atenta da obra faz notar
que Regra não se refere tanto a normas, a preceitos, mas, sim, a modo de vida.
A Regra Pastoral é, portanto, uma descrição do dinamismo entre o ser e o agir
do pastor – a quem foi destinada, mesmo se não exclusivamente –, o que a faz
uma obra de grande atualidade e utilidade, não só para ministros ordenados, mas
para todos os envolvidos em atividades pastorais. Contém 258 páginas.
72.
MANNING, Brennan. O impostor que vive em mim.
São Paulo: Mundo Cristão, 2007. No livro, o autor de O evangelho maltrapilho
reflete simultaneamente sobre a dupla condição da vida humana: frágil e
dependente do Criador, mas ao mesmo tempo valorizada e querida por aquele que a
gerou. A graça, referência única e suficiente, é o eixo sobre o qual Manning
estabelece esta reflexão apaixonante, que conduz a um estado de êxtase e
prostração jubilosa. Deus nos ama como somos, e quer estabelecer uma relação
íntima com aqueles que se despojam do ego impostor e clamam: "Aba,
Pai!" Contém 192 páginas.
Assinar:
Postagens (Atom)