sábado, 13 de julho de 2024

Leituras no 1o Semestre de 2024

1. COSTA, Hermisten. Calvino de A a Z. São Paulo: Editora Vida, 2006. Livro cuidadosamente elaborado para todos os interessados em conhecer melhor o pensamento do grande reformador. Você terá acesso a cerca de 1400 citações do próprio Calvino, distribuídas em mais de 200 verbetes, formando uma coletânea riquíssima de conceitos que fizeram e ainda fazem a história da Igreja. Dentre os reformadores do século 16, João Calvino destaca-se como grande idealizador e sistematizador do pensamento teológico da Reforma Calvino de A a Z. Avalia seus pressupostos e idéias tais como ele as formulou é de particular relevância nos dias atuais, para confrontá-los com nossas próprias interpretações e redescobrir nossa identidade e vocação como herdeiros da Reforma. Contém 344 páginas. 

2. HANSEN, Collin e Jeff Robinson. Quinze coisas que o Seminário não pôde me ensinar. São Paulo: Vida Nova, 2020. Algumas lições não podem ser aprendidas em sala de aula A educação formal em um seminário é imensamente valiosa: oferece preparação teológica, formação espiritual e orientação para a vida. Contudo, muitos pastores recém-formados se sentem desencorajados quando as realidades do seu chamado não condizem com a expectativa gerada pelas leituras e debates em sala de aula. Neste livro, pastores e líderes experientes de ministério cobrem essa lacuna entre o seminário e o trabalho na igreja, oferecendo conselhos e encorajamento relacionados a uma série de questões do mundo real: como liderar congregações em meio a períodos de sofrimento, lidar com conflitos, aceitar o chamado, deixar a igreja e muitas outras. Contém 176 páginas.

3. GOMES, Wadislau Martins. Coração e sexualidade. Entendendo Deus, a si mesmo e ao outro. Brasília: Editora Monergismo, 2019. Dr. Wadislau Martins Gomes discute essas e outras questões. Partindo do horizonte da Criação, onde Deus definiu a natureza singular do ser humano e a pluralidade dos relacionamentos interpessoais, atravessa pelos campos da Queda, da identidade perdida e da luta pelo poder, repousa no outeiro da Redenção, da imagem recriada em Jesus Cristo, e elabora, no poder do Espírito Santo, a esperança do tema amar a Deus e ao próximo. Contém 174 páginas.

4. SHEDD, Russell P. O homem em comunidade. A solidariedade da raça na teologia de Paulo. São Paulo: Vida Nova, 2018. Em contraposição ao atual individualismo do mundo ocidental, o Israel do Antigo Testamento apresentava forte unidade como povo e nação. Foi tal concepção hebraica de solidariedade que influenciou o apóstolo Paulo de forma marcante e significativa, levando-o a reproduzir dezenas de citações veterotestamentárias sobre o tema. Nesta notável pesquisa para sua tese de doutorado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, o dr. Russell Shedd discorre com profundidade sobre a teologia paulina da solidariedade humana, tratando de temas como: a paternidade de Adão; o juízo coletivo; a igreja na qualidade de Israel de Deus; a solidariedade da igreja na condição de nova humanidade; Cristo como o Último Adão e a relação do batismo e da ceia do Senhor com a solidariedade. Na primeira parte da obra, o Dr. Shedd examina as concepções da solidariedade humana no Antigo Testamento e na literatura judaica. Na segunda parte, ele apresenta as ideias paulinas de solidariedade e sua relação com as fontes tratadas na primeira parte. Certamente este livro é um estudo extraordinário que se ocupa daquilo que o professor John Baillie chamou de “doutrina fundamental da religião cristã, a saber, a doutrina da unidade humana”. A obra responde ao crescente interesse no ensino neotestamentário sobre a unidade da igreja ao concentrar-se na doutrina paulina da solidariedade humana. Contém 304 páginas.

5. LEWIS, C. S. Todo o meu caminho diante de mim. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2020. Na época que servia seu país na Primeira Guerra Mundial, C. S. Lewis fez um pacto com um soldado, amigo próximo: se um deles morresse, o sobrevivente cuidaria da família do outro ― uma promessa que Lewis honrou. Desenvolvendo uma profunda amizade com a mãe de seu amigo falecido, Jane King Moore, Lewis mudou-se para a casa dela após a guerra. Voltando a Oxford, Lewis, de 23 anos, na ocasião um ateu ferrenho, lutou para se adaptar à vida na Inglaterra do pós-guerra. Ansiosa por ajudar o jovem atormentado, Jane o encorajou a manter um diário de sua vida cotidiana. E são essas reflexões que estão organizadas neste livro esclarecedor. Percorrendo cinco anos notáveis da vida de Lewis, Todo meu caminho diante de mim delineia as inspirações e o desenvolvimento intelectual e espiritual de um homem cuja teologia e escrita, incluindo Cristianismo puro e simples, Trilogia cósmica, Cartas de um diabo a seu aprendiz, As crônicas de Nárnia, dentre outros, teve imensa influência no mundo cristão. Contém 640 páginas.

6. JÚNIOR, Wilson Porte. Depressão e graça. O cuidado de Deus diante do sofrimento de seus servos. São Paulo: Editora Fiel, 2016. O que é depressão? Há casos de depressão nas Escrituras? Embora não encontremos na Bíblia a moderna palavra depressão, vemos seus sintomas nas histórias de homens e mulheres de Deus que experimentaram angústias e sofrimentos. Neste livro repleto de sabedoria e sensibilidade pastoral, Wilson Porte Jr. apresenta ao leitor um cuidadoso estudo bíblico que aponta casos típicos de depressão na vida de servos de Deus nas Escrituras e como eles se viram aliviados de seu sofrimento pela provisão da graça de Deus. Contém 320 páginas.

7. AGOSTINHO, Santo. O sermão do Senhor na montanha. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2023. Ao longo dos séculos, O sermão do Senhor na montanha tem sido fonte de inspiração para práticas admiráveis. E já foi comentado várias vezes até hoje. Um dos comentários mais antigos e influentes sobre o Sermão da Montanha é de Santo Agostinho. O propósito de Agostinho neste tratado era ajudar seus leitores e ouvintes a levar o texto do evangelho tão a sério que eles viveriam como homens sábios que construíram suas casas sobre a rocha. É notável que tantas passagens neste comentário do final do século IV até o início do século XXI ainda tenham significado até hoje. Contém 192 páginas.

8. NOUWEN, Henri. Voar, cair, ser apanhado. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2023. Neste livro, Henri Nouwen se apresenta como um tomador de risco espiritual transformado pela diversidade à medida que aprendeu a ver o mundo através de muitas perspectivas, incluindo sua participação no movimento dos Direitos Civis, sua vida em comunidade com pessoas com deficiência intelectual, seu crescimento pessoal por meio de amizades durante a epidemia de Aids dos anos de 1990 e outros encontros inesperados. Nesta história sobre voar, cair e ser apanhado, Nouwen nos convida a não ter medo de cair. Contém 312 páginas.

9.  ZEMUNER, Dorival. Inimigos do Senhor e do seu ungido. Londrina – PR: Editora Ide, 2022. Há uma guerra cósmica contra o Senhor e o Seu Ungido. (Sl 2:1-2) A natureza humana contaminada pelo pecado é contrária ao caráter e à vontade de Deus. Os agentes do maligno utilizam todos os meios possíveis para relativizar, falsificar e desacreditar a obra salvadora já realizada por Deus Pai através do Seu Filho, Jesus Cristo, na Cruz do Calvário. Os inimigos da Cruz de Cristo não querem que você saiba que a sua velha e incorrigível natureza herdada de Adão, não pode ser melhorada ou modificada por religiões ou qualquer expediente para tornar-se aceitável a Deus. Ela precisa ser extinta e substituída. Sabendo isto: que foi crucificado com Ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos. (Rm 6:6-8) A súmula da vida cristã é: Estou crucificado com Cristo, não obstante, eu vivo, porém, não eu, mas Cristo vive em mim. (Gl 2:20) Contém 104 páginas. 

10. CRABB, Larry. Viciados em si mesmos. Como a esperança do céu nos liberta do egoísmo. São Paulo: Vida Nova, 2023.  Desde a saída do jardim do Éden, todo ser humano já chega ao mundo com o vício obstinado de buscar seu próprio bem-estar. Vivemos, então, viciados em satisfazer todos aqueles anseios que somos incapazes de recusar ou de reprimir. Até aprendermos a guardar avidamente o céu, quando todos os nossos anseios serão satisfeitos de forma plena e eterna, viveremos propensos a um único objetivo: fazer a vida funcionar de acordo com o nosso desejo. Isso se manifesta de duas maneiras: Egocentrismo. A tendência de nos preocuparmos excessivamente com nós mesmos, o que impulsiona diversas ações e escolhas muitas vezes à custa do outro. Vícios e comportamentos destrutivos. Uma maneira de tentarmos preencher os anseios mais profundos, muitas vezes buscando satisfação em coisas que nos desconectam da realidade, nos levando a comportamentos prejudiciais. Esses comportamentos têm origem no vício em si mesmo. Aguardar o céu para obtermos tudo o que nossa alma mais deseja, sem exigir nada nesta vida, nos liberta para amar da maneira correta, alegrar a Deus e ajudar o próximo sem exigir nada em troca. Qual é a consequência disso? A verdadeira alegria, que é a satisfação de viver e amar como o Senhor Jesus Cristo. Contém 160 páginas.

11. KELLER, Timothy. Perdoar. Por que devo e como posso? São Paulo: Vida Nova, 2023.  "Errar é humano; perdoar é divino" é um anseio antigo. Porém, nosso mundo moderno e complicado questiona os benefícios do perdão. Timothy Keller defende fervorosamente o papel central que o perdão tem de exercer em nossas vidas, e mostra aos leitores como e por que o perdão é o único meio de prosperarmos em um mundo imperfeito. Perdoar qualquer um de maneira significativa é uma das coisas mais difíceis que podemos fazer. Se não perdoarmos, o ressentimento e a vingança nos consomem. É impossível superar a transgressão sem o perdão, no entanto, poucas pessoas possuem recursos e habilidades para perdoar completamente e seguir adiante. O perdão é uma habilidade essencial, um imperativo moral e uma crença religiosa que atinge o cerne do que significa ser humano. Keller mostra aos leitores por que o perdão é tão importante e como perdoar, explicando em detalhes os passos que precisamos dar para seguirmos em frente sem sacrificar a justiça ou a nossa humanidade. Contém 256 páginas.

12. FRANKL, Viktor E. A busca sobre Deus e questionamentos sobre o sentido. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014. O livro originou-se de uma conversa, um diálogo franco sobre Deus, no ano de 1984 entre o filósofo religioso P. Lapide e o criador da Logoterapia V. Frankl e traz uma discussão aberta sobre as questões da religião e da psicologia, sobre as opiniões pessoais a respeito da fé e os questionamentos religiosos a respeito do sentido do universo. Através dessa troca de idéias se tornou claro para os autores que a fé e a ciência são dois caminhos da mesma busca pela verdade, que nos levam adiante passo a passo, mas que jamais serão alcançados. Contém 176 páginas. 

13. Anselm Grun. Oração e autoconhecimento. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2023. O livro mostra a oração como uma fonte de autoconhecimento. O autor considera que a atitude de falar com Deus e voltar o coração para Deus impele o orante a voltar-se para si mesmo e ocupar-se em primeiro lugar com o próprio coração. Contém 80 páginas.

14. MACARTHUR, John. Evangelismo. Como compartilhar o evangelho de forma eficaz e fiel. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2019. Em Evangelismo, MacArthur analisa essa prática ao longo da história da Igreja e nas passagens bíblicas, apresentando a teologia por trás da pregação da Palavra de Deus e os modos mais eficazes de compartilhar a Verdade. A tese central da obra é que o evangelho puro é a verdadeira resposta para a fome espiritual do mundo, e deve ser proclamado com clareza e poder, em toda a sua simplicidade eficaz. Evangelismo é um guia esclarecedor sobre os princípios e diretrizes do evangelismo bíblico, além de sua importância na conquista do mundo para Cristo. Contém 350 páginas.

15. KELLER, Timothy. O natal escondido. São Paulo: Vida Nova, 2023. Mesmo quem não é cristão acredita estar bem familiarizado com a história do Natal. As versões natalinas do bebê Jesus deitado em uma manjedoura ornamentam prédios, lojas, shoppings, fachadas e jardins e entornos de igrejas, e melodias sobre pastores e anjos se fazem soar por toda parte. Mas, mesmo com a abundância dessas referências cristãs na cultura popular, quantos de nós pararam para de fato examinar com atenção as partes mais difíceis dessa história bíblica? Em O Natal escondido, Keller conduz o leitor por uma viagem iluminadora rumo ao surpreendente cenário da Natividade. Ao compreender a mensagem de esperança e de salvação encravada no relato bíblico do nascimento de Jesus, o leitor vai experimentar o poder redentor da graça de Deus de maneira mais profunda e significativa. Contém 176 páginas. 

16. CHAPMAN, Gary. Como mudar o que mais irrita no casamento. São Paulo: Mundo Cristão, 2008. Neste livro, o Dr. Gary Chapman garante que é possível promover mudanças saudáveis no comportamento do cônjuge, sem a necessidade de utilizar jogos psicológicos, chantagens ou outros tipos de manipulação. Os três fatores que regem esse processo (reconhecimento de que alguma coisa começou errada, compreensão quanto ao poder do amor e comunicação adequada) são analisados com inteligência e sensibilidade em Como mudar o que mais irrita no casamento, um guia de aprimoramento da relação conjugal. Contém 86 páginas. 

17. BOUNDS, Edward M. A necessidade de oração. São Paulo: Editora Vida, 2016. Edward foi um homem de oração, ou seja, viveu plenamente sua fé no Senhor Jesus e viveu plenamente tal prática a ponto de provar a experiência da oração durante sua vida. Sua vida foi um testemunho daquilo que Deus quer fazer em cada um de nós a partir do momento que decidimos viver intensamente uma vida de oração e intimidade com Deus. Em nossa vida, assim como na vida de Edward, a necessidade de oração surge da busca por uma bênção a ser alcançada, da confissão a Deus, gratidão, petição ou adoração. Este livro nos convida a reservar um tempo diário para buscar a Deus, entregando suas súplicas, pedidos e agradecimentos ao Senhor, a fim de viver uma experiência pessoal e genuína de fé. O texto apresenta uma mensagem diária de meditação na Palavra de Deus a respeito da oração, sua importância e necessidade no nosso dia a dia. Contém 149 páginas. 

18.   LOPES, Hernandes Dias. A felicidade ao seu alcance. Uma exposição das bem-aventuranças. São Paulo: Hagnos, 2008. O livro desenvolve uma proposta para a educação de filhos com foco na sabedoria praticável das Escrituras Sagradas. Toda a mãe alicerçada em princípios da Palavra torna-se uma orientadora eficaz de seus filhos para a vida adulta. Cada princípio proporciona às mães maneiras práticas de investir no treinamento diário de seus filhos com afeto, sensatez e propósito, sem importar a idade deles. Contém 134 páginas.

19.  SCHAEFFER, Francis A. A obra consumada de Cristo. A verdade de Romanos 1-8 para esta geração. São Paulo: Cultura Cristã, 2022. O estudo dos oito primeiros capítulos da carta de Paulo à igreja de Roma que você tem em mãos faz parte dos primeiros estudos bíblicos sistemáticos do Dr. Francis A. Schaeffer. Estes estudos são de especial relevância, pois explicitam a maior parte das ideias e verdades essenciais que são fundamentos de toda a obra do Dr. Schaeffer e do conteúdo de seus livros posteriores. Estes estudos, por si sós, permitem obter novos insights de toda a obra de Schaeffer; porém, mais do que isso, eles nos ajudam a tornar visível o sentido permanente da Palavra de Deus para cada nova geração. Contém 256 páginas.

20.  LOPES, Rosther Guimaraes. Pregação de alto impacto. São Paulo: Z3 Editora, 2023. A pregação expositiva é essencial para que a igreja não se desvie da verdade bíblica. É importante para que o ouvinte entenda a Bíblia como um todo. É uma ferramenta para a edificação da igreja e evangelização. A pregação expositiva deve ser valorizada e praticada nas igrejas, pois é fundamental para preservar a unidade da igreja na prática da fé. Como iniciar um avivamento na igreja? Acenda uma fogueira no púlpito. Contém 128 páginas. 

21.  GASPAR, Igor. Teologia da fantasia. São Paulo: Editora Igor Gaspar, 2024. A verdade teológica é sinfônica. Uma sinfonia é composta por diversos instrumentos musicais, os quais, cada um à sua maneira, emitem sons e juntos unem-se numa só música, formando assim uma bela canção. A teologia é como uma sinfonia composta por diversas matérias, as quais, unidas, formam uma música agradável ao Senhor Deus. Em seu livro Teologia sinfônica, o teólogo Vern S. Poythress observa que: O uso da multiplicidade de perspectivas [na teologia] promove o reconhecimento da riqueza da verdade. Diante da grandeza da verdade de Deus, se faz necessário múltiplas perspectivas para explorá-la e experienciá-la. Uma perspectiva importante em teologia tem sido redescoberta nos últimos anos, a Teologia da Fantasia. É uma abordagem que consiste, grosso modo, em considerar os aspectos teológicos das estórias fantásticas. Essa consideração é, de fato, trabalho teológico — mesmo quando feita por um leigo. C. S. Lewis definiu como “teólogo romântico” o leitor que busca na fantasia tais aspectos: “Um teólogo romântico não significa alguém que é romântico em relação à teologia, mas sim alguém que é teológico em relação ao romance”. A fantasia é um gênero de mil faces. Todas elas podem carregar aspectos teológicos. De minha parte, tenho considerado nos últimos dias os aspectos cristãos das fábulas, contos de fadas e romances infantis. Contém 164 páginas.

22.  SCOUGAL, Henry. A vida de Deus na alma do homem. Goiânia: Editora AIabaster Publicações, 2021. A vida de Deus na alma do homem é uma obra escrita pelo pastor escocês Henry Scougal, no século XVII. Trata-se de uma longa carta, redigida para um amigo que perdeu a fé. O seu tom é de amizade e amor, revelando uma verdadeira paixão na obra de Scoulgal. Sendo uma carta, A vida de Deus na alma do homem é um pouco curta. Ela está dividida em três partes. Na primeira, Scougal fornece uma investigação imensamente instrutiva sobre a verdadeira natureza da religião. Ele aborda uma série de concepções desafortunadas acerca de Deus e da religião antes de se voltar para a verdadeira religião – a “vida de Deus no coração do homem”. Na segunda parte, o autor explica os benefícios da verdadeira religião, enfocando a “excelência do amor divino”. O amor de Deus, ele enfatiza, é um amor grandioso, que vale a pena possuir! No entanto, na terceira parte, Scougal reconhece as dificuldades de seguir a Deus. Ele encoraja, assim, a dependência da assistência divina e a contemplação das escrituras no desenvolvimento de uma vida devota. Embora a escrita seja um pouco datada, A vida de Deus na alma do homem é uma obra-prima da sabedoria espiritual, que tem estado a serviço de inúmeros peregrinos espirituais. Contém 94 páginas. 

23. GRÜN, Anselm. A felicidade das pequenas coisas. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2019. A insatisfação com as coisas ou com outras pessoas geralmente tem uma causa mais profunda: a insatisfação com a própria vida. Você se concentra em tudo que não vai bem. Você tem sempre algo a reclamar. Claro, sempre há razões pelas quais você pode estar insatisfeito. E há coisas no relacionamento, na empresa, na história da própria vida que não são fáceis de aceitar. Mas isso também depende da sua atitude interior, de como você reage ao que confronta. Já a pessoa satisfeita concorda com a vida. Também já se queixou, já estava insatisfeita, mas rapidamente se acostumou e disse sim a tudo. Neste livro, Anselm Grün irá ponderar sobre os tipos de satisfação, o bem-estar perante a vida e aquela satisfação restrita de quem se concentra em si mesmo. Observará como diferentes atitudes e condições podem nos levar à satisfação. Somos felizes se somos satisfeitos, se estamos em harmonia com nós mesmos e com nossas vidas. Outra atitude é o contentamento. Contentamento é também simplicidade. O frugal se contenta com uma vida simples, e a satisfação tem forma de gratidão. Quem é grato por aquilo que Deus lhe deu, grato pelo que tem hoje, está de bem com a vida. Contém 88 páginas.

24. GRÜN, Anselm. Por que sempre eu? Reconhecer e superar padrões de relacionamento. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2024. Descubra o poder de cura que existe em reconhecer e superar padrões de relacionamento. Ao integrarmos nossa história, deixamos de carregar fardos e nos tornamos presentes no momento. Encontre seu verdadeiro eu e conecte-se com sua dignidade interior. Nossa jornada espiritual oferece caminhos para liberar os mecanismos que limitam nossa vida. Ao desativá-los, criamos relacionamentos significativos e vivemos encontros frutíferos que buscam pela paz, comunidade e autoestima, onde o perdão e a reconciliação são guias para uma vida plena e aberta. Contém 137 páginas.

25. GRÜN, Anselm. Homens da Bíblia: Lutar e amar para encontrar a si mesmo. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013. As figuras masculinas da Bíblia constituem um convite a cada homem para encontrar o seu caminho pessoal e também seu caminho espiritual, sua identidade, baseado em detalhes da vida de 18 personagens bíblicos, que mostram, com suas atitudes, a força e a paixão guiadas pela energia masculina. Os homens da Bíblia descritos neste livro nos encorajam a encarar a nossa própria verdade. Eles desafiam e despertam a força masculina em nós. Porém, estes homens não são figuras idealizadas. Passaram por desvios e por caminhos equivocados. Sofreram reveses e caíram. Contém 208 páginas. 

26.   KENDRICK, Alex. O desafio de amar dia a dia. São Paulo: BV Books, 2013. Um livro que fala de circunstâncias vividas no cotidiano de um casamento, todas as dificuldades que um casal encontra na vida matrimonial. O livro se propõe a instruir através de desafios diários como lidar com os problemas mais complexos de um casamento como: diálogo, sexo, dinheiro, ciúme. A obra é um desafio de um ano para maridos e mulheres que buscam entender e praticar o amor incondicional que a palavra de Deus ensina. Esta é uma ferramenta que o ajudará a fortalecer e solidificar seu casamento. Aprenda amar a cada dia, essa é a essência do verdadeiro amor. Contém 416 páginas. 

27. GRÜN, Anselm. Reconciliar-se com Deus: Curando as feridas da alma. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2014. Muitos cristãos têm dificuldade de acreditar em um Deus misericordioso quando lhes é pregada, durante anos, a desumanidade e quando eles se defrontaram com representantes desumanos da Igreja. Tais imagens não apenas não correspondem à imagem do Deus misericordioso apresentado por Jesus, mas também impedem o crescimento de uma fé madura, e de uma vida espiritual saudável. Com isso muitos preferem afastar-se totalmente de Deus como uma forma de libertar-se daquelas imagens dolorosas que os ferem. Contém 192 páginas.

28.  BARTOS, Thiago. Você tem uma palavra. Itajaí - Santa Catarina: Editora Vélos, 2024. Nesta obra, Thiago Bartos nos presenteia com a sinceridade de suas palavras, um relato comovente que reflete a graça e o amor incondicional de Deus Pai em meio às mais desafiadoras circunstâncias. Já nos primeiros capítulos, somos mergulhados em uma infância marcada por problemas de saúde que abalaram a estrutura familiar, mas também somos apresentados à força inabalável de um pai amoroso que se dedicou incansavelmente ao cuidado de seu filho. A resiliência de Thiago em enfrentar os desafios da vida nos inspira a jamais desistir diante de nossos próprios obstáculos. Contém 160 páginas. 

29. ROGGENSINGER, Beat. Há esperança para o sertão. Curitiba PR: Esperança, 2023. O Sertão Nordestino, principalmente sua zona rural, é a região do Brasil que mais sofre com as mudanças da modernidade e suas consequências. Isso abre novas oportunidades, mas também traz muitos desafios e problemas. Nas últimas décadas há um crescimento considerável dos evangélicos no Nordeste, que se concentra nas grandes cidades do litoral. Enquanto isso, o desafio da evangelização do sertão profundo ainda permanece. Duas perguntas cruciais: Nós conseguimos enxergar a urgência desse desafio? Entendemos nossa responsabilidade e dever missionário quanto a isso? Este livro reúne textos de especialistas, líderes e missionários brasileiros e estrangeiros que estão vivendo essa realidade. Mergulhe nesta fascinante leitura de estudos e histórias reais impactantes e descubra que há esperança para o Sertão! Contém 312 páginas.

30.  KELLER, Timothy. Como reconquistar o ocidente para Cristo. São Paulo: Editora Heziom, 2023. O cristianismo está em declínio no mundo ocidental. Nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália e na Europa, igrejas fecham as portas a uma velocidade galopante. Mesmo no Brasil, novos contornos sociais e políticos ameaçam a presença e a ação da igreja. Como a igreja responderá? Neste manifesto breve, mas contundente, Timothy Keller, pastor e autor best-seller do New York Times, defende que esse declínio deve nos impulsionar a repensar a evangelização desde suas bases. Usando a igreja primitiva como guia, as igrejas coletivamente e os cristãos individualmente devem examinar a si próprios, fazendo uma exegese das Escrituras e da cultura, para assim promover uma nova ação missional que restabeleça o contato da igreja com a cultura ocidental e seja capaz de tornar o evangelho atraente e com credibilidade para uma nova geração. Contém 80 páginas.

31. RAQUEL, Helena. Libertando a alma. A jornada do perdão. São Paulo: Editora Vida, 2023. Tendo vivido sua própria experiência com a ofensa, o ressentimento e o perdão, a autora já ministrou sobre o tema a uma multidão em conferências e simpósios pelo Brasil. Agora, ela se propõe a caminhar ao seu lado, não apenas contando a impactante história de um homem que sucumbiu ao ressentimento, mas segurando em suas mãos para trilharem juntos a Jornada do Perdão, em que o objetivo maior é a libertação da alma dos ressentimentos e ofensas. Este é um livro para os que precisam perdoar e para os que se propõem a ajudar outras pessoas a fazerem o mesmo. Prepare-se para viver essa jornada e experimentar a bênção da liberdade. Contém 144 páginas.

32.  PETERSON, Eugene. Devocional Solo. Entre você e Deus. São Paulo: O Verso da Vida, 2022. O livro que você tem em mãos é único. Ele não foi elaborado para ensinar você a estudar a Bíblia, mas sim para proporcionar uma conversa entre você e Deus. Os devocionais deste livro estão baseados no clássico método da lectio divina: ler, meditar, orar e viver a Palavra de Deus com a intenção de convidar um Deus onisciente e infinito a fazer parte de sua vida - e isso sem brilho artificial nem floreio. Lectio divina é mais do que estudar a Bíblia: é deliciar-se com ela. Isso porque esse método ensina a absorver a Escritura e meditar nela, a conversar abertamente com Deus e a viver aquilo que se tornou parte de você: a mensagem da Palavra de Deus. O mundo de hoje vive em torno do agora - vivemos um estilo de vida que tem nos sobrecarregado de atividades. Mas esse ritmo mudou a forma como estudamos a Bíblia? Nosso relacionamento com Deus é uma jornada, uma caminhada na qual nos aproximamos Dele a cada dia. Portanto, ler e entender as escrituras é necessário ser uma experiência contínua. Este devocional inovará a forma como você interage com a Palavra de Deus. Solo entre você e Deus, gira em torno da lectio divina, ou "leitura divina", uma abordagem eficaz para explorar as escrituras atualizadas para os nossos dias. Cada devocional oferece um estudo contemplativo único que irá encorajá-lo a: LER: Descubra a sabedoria bíblica e as revelações conforme você aprende a ler sem as limitações típicas que muitas vezes atrapalham a leitura da Bíblia; PENSAR: Mergulhe nas passagens conforme você se posiciona na história ou medita nas palavras. ORAR: Conecte-se com Deus através da oração e do louvor à medida que você encontra novas maneiras de se comunicar com Deus. VIVER: Descanse, reflita e aja enquanto descobre como levar a Palavra com você ao longo do dia. Contém 653 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário