Pular para o conteúdo principal

Aceitação da fragilidade

A vida do ser humano não é só sofrimento, mas envolve sofrer também. É evidente que é impossível eliminar o sofrimento nesta vida, pois esse é inerente a ela, como uma das consequências da nossa natureza adâmica (natureza pecaminosa). Mas, sempre que possível e por meio correto, devemos tentar reduzir ou até mesmo suprimir o sofrimento, seja o nosso ou seja do nosso semelhante. Para isso servem os tratamentos diversos como ferramentas da graça de Deus. E com tudo isso, podemos devemos aceitar o que do sofrimento restar e for inevitável na jornada que seguimos. 
Esse é o ensinamento das Escrituras e seria loucura qualquer conduta diversa. Sei que não é fácil lidar com essa realidade, mas o sofrimento pode nos fazer mais humildes ou mais amargos. Claro que isso dependendo de como encaramos o sofrimento. O sofrimento nos ensina a aceitar a fragilidade da nossa condição de humanos caídos como já falado. 
O sofrimento nos aproxima do Eterno Deus e nos faz vê-lo como Todo-Poderoso em nós. O salmista afirmou: Foi bom eu ter sido afligido para que aprendesse a tua lei. Percebemos nessa verdade expressa no texto que a aflição é coisa de gente mesmo, gente que respira, gente que chora e que ri também. Sofrimento não é coisa para estranhos nesse planeta, é para gente que é ferida e experimenta a dor. 
Não sabemos bem explicar a dor do outro ou como eliminá-la. Como conversava com uma amiga que sofria dores terríveis, depois de um tratamento. O seu noivo relatou os momentos mais terríveis de dores e sufoco. Não sei ao certo o grau que ela teve de dor, mas sabia que foi forte e duro demais. E sei que de alguma maneira, Deus estava trabalhando nela através da dor, da aflição e do sofrimento. 
Como diz Henri Nouwen: O sofrimento pode ser um convite a depositar nossa ferida em mãos maiores, e para ver Deus sofrendo por nós e nos chamando a compartilhar este sofrer de seu amor por um mundo ferido.
Claro que podemos chorar na dor, sofrer no meio dela e clamar a Deus pelo alívio, mas no meio da dor, podemos experimentar sempre o amor gracioso que nos consola, nos fortalece e nos ajuda a passar por ela com graça e amparo divino. (Alcindo Almeida)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estudo 26: A mulher sunamita: generosa e hospitaleira - (II Reis 4.8-37)

Há um cântico que nos ensina muito é o Salmo 37.4-5, a letra diz:
“Agrada-te do Senhor e ele fará aquilo que deseja o teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará. Descansa no Senhor e espera nele. Pois, ele é a tua salvação, ele é o teu castelo e o teu refúgio na tribulação. Confia no Senhor e ele agirá, confia no Senhor e ele agirá“ [1].  É exatamente sobre essa providência de Deus na vida do seu povo que quero falar, usando esse exemplo da mulher sunamita. Esta que foi agraciada por Deus pela instrumentalidade do profeta Eliseu. Sabemos que o significado do nome de Eliseu é: Jeová é salvação. A meu ver combina com sua missão como profeta desse período. Ele foi um dos maiores profetas desse período juntamente com o seu antecessor, o profeta Elias. Ambos foram profetas no Reino do Norte de Israel. Eliseu era filho de Safate, habitava em Abel- Meolá do Vale do Jordão e pertencia a uma família próspera. Quando Elias estava no monte Horebe desanimado e triste, Deus fa…

Emoção X Razão: Mulheres agem de forma emocional, homens se comportam racionalmente

Recentemente li o livro Homens são de Marte, mulheres são de Vênus de John Gray. Ele diz que quando se aborrecem, os homens querem silêncio e solidão. Já entre as mulheres, as preocupações resultam na matraca desenfreada, pois, falando acalmam-se. O ego masculino é movido à base de conquistas, o feminino é pura emoção. Ele deve escutá-la, e ela deve compreender seu silêncio. Conclusão: marido e mulher não falam a mesma língua, não são do mesmo planeta. Na maioria dos processos normais, a mulher age de forma emocional, enquanto o homem se comporta de forma racional. Na nossa cultura costumamos dizer que os homens são insensíveis, durões e bem insensíveis. E com respeito às mulheres que elas são pura emoção e coração. John Gray diz que “quando os homens e mulheres são capazes de respeitar e aceitar suas diferenças, então o amor tem uma grande chance de desaborchar” (GRAY, John. Homens são de Marte, mulheres são de Vênus. São Paulo: Editora Rocco, 1997, p. 24). O grande problema é que convi…

Histórias da vida

A mentalidade dogmática deseja prender a verdade na malha das suas palavras, entendo que ela se equivoca. Acredito que nós aprendemos, falamos e escrevemos interpretando cada ponto da nossa história de vida. Na interpretação passam verdades, mas nunca absolutas, nossa história tem várias facetas.  Temos um quadro da nossa história e ela vai acontecendo com várias interpretações e olhares dentro de nós mesmos. Gosto demais de relembrar a história da minha vida. Lembro-me sempre dos momentos bons e ruins dela. Eu tive momentos de profunda tristeza, mas neles, vi o mover de Deus me ensinando a passar pelos vales dela, com a percepção da graça divina em mim sempre. Vi amigos chegados morrendo, vi amigos conquistando e perdendo. Vi histórias de vidas sendo tocadas por Jesus Cristo de Nazaré. Como é bom poder enxergar o passado com graça e com a noção no íntimo de que Deus esteve presente em cada detalhe.  As histórias serão sempre histórias contadas por nós dentro da alma e do coração. Cada …