quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Partilhando o coração 

O significado da palavra grega koinonia é a palavra comunhão. Koinonia, em suas diferentes formas gramaticais é traduzida de diversas maneiras no Novo Testamento: participação, parceria, compartilhamento. Interessante que para algumas pessoas, comunhão pode denotar apenas um bate-papo agradável durante o café na igreja. Claro que esse momento de confraternização faz parte sim, mas comunhão é mais do que isso.
João afirma: Sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. A tradução aqui tem a ver com partilhar uma vida comum. Esse é o sentido mais básico de koinonia, ou comunhão. Deus nos convida para dividir, partilhar a vida comum com outros irmãos que nos cercam. Essa vida de comunhão nós partilhamos no sentido horizontal e vertical, com Deus Pai e Deus Filho. Essa comunhão que João trata tem a ver com o relacionamento firme e verdadeiro que há no corpo de Cristo, claro que há falhas nele. Afinal de contas, tratamos com pessoas pecadoras e pode haver problemas nesse relacionamento, como de fato há mesmo!
A ideia de João é de partilharmos o coração com as pessoas, vivermos em mútua união. Partilharmos as dores e alegrias das pessoas. Vivermos os momentos das pessoas, conhecermos as histórias e dilemas da vida do próximo. João diz que anuncia o que ele e os discípulos viram, o mestre Jesus. 
A motivação e marca para a comunhão é Cristo Jesus. Ele olhou para as pessoas, as amou, se preocupou com elas e deu atenção para a história delas. Somos os imitadores de Cristo que se preocupam com a história de vida das pessoas e partilham com elas, coração e alma! (Alcindo Almeida)

Nenhum comentário:

Postar um comentário