sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Protegendo os amigos

Quando passeamos nas páginas do capítulo 19 de I Samuel vemos o desejo de Jonatas em proteger seu amigo Davi. Jônatas já tinha informado a Davi acerca dos planos do seu pai em matá-lo. Mas, diante desse quadro, Jonatas fala com seu pai sobre Davi e diz que ele fez muitas coisas boas. 
O jovem Jonatas demonstra o grande respeito pelo seu amigo Davi. As palavras são absolutamente marcantes e cheias de valorização do caráter de Davi: O rei não deve pecar contra seu servo Davi, disse Jônatas. Ele nunca fez nada para prejudicá-lo. Sempre o ajudou como pôde. O senhor se esqueceu da ocasião em que ele arriscou a vida para matar o guerreiro filisteu e, assim, o Senhor deu grande vitória a Israel? Certamente o senhor se alegrou naquela ocasião. Então por que pecar matando um homem inocente como Davi? 
Não há motivo algum para isso! Que atitude muito nobre essa de Jonatas, em falar bem do seu amigo. Ele traça uma agenda de feitos do seu amigo protegendo o Reino de Israel: 

- Ele nunca fez nada para prejudicar o rei Saul; 
- Davi sempre ajudou a Saul como pôde. 
- Ele arriscou sua vida para matar Golias. O Senhor deu grande vitória a Israel no reinado de Saul; 
- Davi era um homem inocente no reino de Saul. 

Essa era uma amizade que visava o bem mesmo do próximo. Com todo o coração, Jônatas desejava que Davi fosse poupado pelo seu pai. Ele se coloca em defesa do seu amigo e exorta o seu pai para não fazer nenhum mal a Davi. 
Acredito que Deus quer nos usar assim. Devemos proteger os amigos. Buscar a honra deles, como Jonatas fez em relação a Davi. Ele se colocou como grande defensor e aliado de Davi. Protejamos e falemos bem dos amigos que Deus nos deu, eles são preciosos demais! (Alcindo Almeida) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário