Cada detalhe da existência

Mais de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo. E esse número está aumentando: 18% entre 2005 e 2015. E, o Brasil, é o país com maior prevalência de depressão na América Latina. Segundo o novo relatório lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) 5,8% da população – 11,5 milhões de brasileiros – sofrem da doença. Além disso, o Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 18,6 milhões de pessoas – 9,3% da população – sofrem com o problema (Revista Ultimato). Eu escrevi um livro sobre a depressão há alguns anos chamado: Depressão na vida - redescoberta da força na fraqueza. Eu percebo que a cada ano, essa doença mexe mais com o coração do nosso povo. Tenho encontrado até a turma mais nova com esse processo. Acredito que nós precisamos refletir mais sobre esse problema que tem afligido, jovens, adultos e os mais veteranos na vida. O ato de conversar abertamente nas nossas casas, sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e tratar do problema chamado depressão e também a ansiedade. Mas, diante dos quadros da realidade da depressão e da ansiedade, a Bíblia nos traz um versículo precioso demais e que precisamos guarda-lo no coração: Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus (Filipenses 4:6). Precisamos vencer a ansiedade e qualquer proximidade da depressão percebendo que a nossa mente precisa de descanso, ela precisa relaxar e não deixar que a ansiedade tenha controle. A grande verdade é que em todas as áreas da vida, se elas não são resolvidas já temos ansiedade no coração. O que significa ficar ansioso?
Significa ficar indevidamente preocupado. É sofrer antes do tempo, é ficar angustiado. Ansiedade é um estrangulamento. É entrar em apatia. É não acreditar que Deus está no controle de todas as áreas da vida. Talvez, alguns não gostem, mas, ansiedade é ser incrédulo diante de Deus. Porque é o fato de não entregarmos tudo de maneira confiante para ele e descansar sempre nele.
Quando começamos a falar em matéria de fé, a ansiedade não pode fazer parte do processo. Quando falamos em ansiedade não podemos trabalhar com o que chamamos de fé. Como vencer a ansiedade e a depressão na vida? Colocando todas as demandas da nossa vida na presença daquele que sabe de tudo da nossa vida. O Deus Eterno sabe de tudo o que precisamos em cada detalhe da nossa existência. Então, não vivamos ansiosos e preocupados com a vida e suas demandas! (Alcindo Almeida).

Comentários

Postagens mais visitadas