Leituras no mês de dezembro de 2013

NOUWEN, Henri. Viver é ser amado. São Paulo: Paulinas, 1999. A tese de Nouwen é bem profunda nesse livro: Ser escolhido é a base de ser amado. Então somos escolhidos pelo Eterno para amar de todo o coração. Contém 125 páginas.

GRÜN, Anselm. O Encontro com Deus - Experiências de fé de grandes nomes da história. Rio de Janeiro: Vozes, 2013. Este livro apresenta uma coletânea de textos escritos por intelectuais, escritores, teólogos, filósofos - homens e mulheres - em sua busca por Deus. No prefácio o autor situa cada autor na "busca de Deus" e suas ênfases. A obra é indicada a todos os leitores e leitoras que apreciam textos escritos em primeira pessoa e que refletem a busca e experiência de Deus. Contém 272 páginas.

GUIMARÃES, Rosther. Palavra que anima o coração. Brasília: 2012. Um livro que trata sobre várias reflexões bíblicas que nos desafiam a ter um compromisso verdadeiro com o Reino. Rosther é bem sério e profundo no desenvolvimento do tema. Contém 107 páginas.

MERKH, David, Carol Sue Merkh. Estabelecendo alicerces - Construindo um lar cristão. São Paulo: Hagnos, 2013. Estabelecendo alicerces traça o ideal bíblico para o casamento e para a família baseando-se nos fundamentos bíblicos para o lar. Eles se evidenciam quando a família vive a realidade do perdão e reflete a imagem de Deus, a qual deve ser protegida no relacionamento a dois e propagada aos filhos. Contém 248 páginas.

CLARK, Gordon H. Deus e o mal. O problema resolvido. Brasília: Monergismo, 2010. O tratamento de Gordon Clark ao assunto é uma joia rara. Enquanto outros recuam e são transigentes, cedendo ponto após ponto, ele enfrenta o desafio com conhecimento e precisão. Ele mantém a natureza de Deus constante e explica todas as outras coisas por meio dela. Esta é a única abordagem correta, e resulta numa resposta que não pode ser questionada. No processo, ele interage com vários teólogos filósofos, chega a definições apropriadas para termos cruciais, e responde as objeções. A exposição de forma geral tão excelente que torna quase todas as outras tentativas supérfluas. Contém 96 páginas.

MALDONADO, Jorge. Crises e perdas na família. Minas Gerais: Editora Ultimato, 2005. Em situações de emergência os aspectos emocionais e espirituais não são considerados com a mesma urgência que as necessidades materiais. E, por vezes, as pessoas dispostas a ajudar não sabem como agir. A boa notícia é que todo o povo de Deus pode equipar-se para o ministério da consolação. Crises e Perdas na Família apresenta conceitos, princípios e ferramentas para o exercício desse trabalho. Mostra que os cristãos — tanto clérigos quanto leigos — podem equipar-se para ajudar outras pessoas, que “o Deus de toda a consolação nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em angústia (2 Cor. 1.3-4). O autor considera a família como o espaço no qual as pessoas adoecem e são curadas. Assim, enfatiza mais os recursos que as carências e acredita que os que sofrem podem ser protagonistas de sua própria recuperação. Contém 144 páginas.

BORGES, Gerson. Quero aprender a orar. São Paulo: Garimpo, 2013. Precisamos todos de oração. Precisamos de oração como que de água e alimento, como que de ar e espaço aberto. E aqui está um livro cheio de alimento e inspiração para quem deseja aprender a orar. Entre as tantas coisas que Gerson Borges ensina neste livro, estão algumas diretrizes fundamentais para a prática da oração: primeiro, orar se aprende. Na humilde parceria do nós, no silenciar e ouvir juntos, no respirar e reaprender a olhar o mundo, vamos nos formando e sendo formados na escola da oração. Leia, ouça, imagine, respire este livro com todo o seu coração. Contém 90 páginas.

MCGRATH, Alister. Creio. Um estudo sobre as verdades essenciais da fé cristã no credo apostólico. São Paulo: Vida Nova, 2013. McGrath apresenta as verdades essenciais sobre Deus Pai, sobre a pessoa e a obra de Jesus Cristo e sobre o Espírito Santo. As seis seções do livro bem como as perguntas para estudo ao final de cada capítulo tornam a obra ideal para pequenos grupos. Inclui também importante recurso para líderes de grupos. Contém 160 páginas.

Comentários

Postagens mais visitadas