quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Série em janeiro na IP Alphaville



Você não pode perder esse tempo de reflexão!
Marque na sua agenda o mês de janeiro.
Manhã: 10:45 
Noite: 19 horas
________________
 Igreja Presbiteriana em Alphaville
 Largo da Igreja, 01 Santana de Parnaíba – SP.

Comunhão com o Eterno Deus

Comunhão com o Eterno Deus deve ser a nossa meta em todo tempo. Só temos entendimento da responsabilidade no pacto através dos mandatos: social, espiritual e cultural, quando há o exercício da nossa fé em Deus e da nossa comunhão nele
_________
Alcindo Almeida.

O coração do Evangelho

O coração do Evangelho é a cruz e ela tem tudo a ver com a atitude de abrir mão do poder em prol da justiça e do Reino de Deus. A cruz é o processo de Deus nos moldar para sermos os jardineiros da graça do Evangelho.
 
_________
Alcindo Almeida.

Doce e amarga providência - John Piper

Rute e Boaz viviam perigosamente. Uma jovem viúva, imigrante, camponesa e um judeu de meia-idade, proprietário de terras, caminharam no limite da exclusão social, mas mantiveram absoluta integridade. O resultado foi surpreendente e afetou todas as gerações que se seguiram. Uma história fora do comum que vai de uma estratégia sexual a uma aliança racial, que transcorre sob a invisível mão de Deus, o qual lhes recompensou a fidelidade e a espera de forma surpreendente, pois vieram a fazer parte da linhagem do Rei dos reis.

Lançamento do novo livro Redenção graciosa

Vem aí meu novo livro: Redenção graciosa. O livro é da Série Intimidade com a Palavra - Livro de Romanos. Ele é mais um da série no NT com Filipenses, Efésios e Tiago. O lançamento será no primeiro Domingo de fevereiro de 2013 se o Eterno permitir!  Marquem na agenda. 
Datas:
03.02.13
na IP de Ermelino Matarazzo às 19:00 horas.
17.02.13
na IP Alphaville às 19:00 horas
Espero vocês nesse momento precioso!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O significado do casamento com Timothy Keller com Kathy Keller

A Bíblia começa com um casamento (de Adão e Eva) e termina, em Apocalipse, com um casamento (de Cristo e a igreja). O casamento é ideia de Deus. Sem dúvida é também uma instituição humana e reflete o caráter da cultura humana específica em que está inserido. Mas o conceito e as raízes do casamento humano encontram-se na ação de Deus, e, portanto, aquilo que a Bíblia diz a respeito do propósito de Deus para o casamento é de suma importância (O significado do casamento, Timothy Keller com Kathy Keller, p.16).

O significado do casamento

É difícil desenvolver uma perspectiva correta do casamento. Todos nós o vemos inevitavelmente pelas lentes distorcidas de nossa própria experiência. Se você cresceu num lar extraordinariamente equilibrado, no qual seus pais tinham uma excelente vida conjugal, talvez tenha a impressão de que ser casado é algo fácil e, portanto, ao entrar no próprio casamento, que espantado com o esforço que a formação de um relacionamento duradouro exige. Em contrapartida, se sua experiência na infância ou na vida adulta inclui um casamento malsucedido ou um divórcio, sua visão do relacionamento conjugal talvez seja excessivamente desconfiada e pessimista. Talvez você espere demais que problemas de relacionamento aconteçam e, quando else surgem, diga: “Está vendo, eu sabia!”, e logo desista. Em outras palavras, qualquer experiência relacionada ao casamento pode ser um obstáculo para você se preparar devidamente para essa relação (O significado do casamento, Timothy Keller com Kathy Keller, p.18).

Mais um filé da Vida Nova: O significado do casamento, Timothy Keller com Kathy Keller.


Este livro se baseia na muito aplaudida série de sermões pregados por Timothy Keller, autor best-seller do New York Times. O autor mostra a todos — cristãos, céticos, solteiros, casais casados há muito tempo e aos que estão prestes a noivar — a visão do que o casamento deve ser segundo a Bíblia.
Usando a Bíblia como seu guia, e com os comentários muito perspicazes de Kathy, sua esposa há 37 anos, Timothy Keller mostra que Deus criou o casamento para nos trazer para mais perto dele e para dar mais alegria à nossa vida. É um relacionamento glorioso, e é também o mais malcompreendido e misterioso dos relacionamentos.
Caracterizado por uma compreensão clara e cristalina da Bíblia e por instruções significativas sobre como conduzir um casamento bem-sucedido, O significado do casamento é leitura essencial para qualquer pessoa que quer conhecer a Deus e amar mais profundamente nesta vida.

O Reencontro (The Magic of Belle Isle)

Acabamos de ver esse filme espetacular: O famoso autor de romances Monte Wildhorn (Morgan Freeman) sofre com o alcoolismo e resolve fazer uma mudança. Em busca do seu talento perdidoele vai morar em uma cidade ruralonde conhece a vizinha atraente Sra. O'Neil (Virginia Madsen)uma mãe solteirae suas três filhas. Esta família vai ajudar o autor a encontrar inspiração e recuperar o seu amor pela literatura.

A palavra Emanuel


Nesta semana, eu, o Marcos Botelho e o Renato conversamos sobre aarte na criação e olhamos a imagem de Deus criada por Michelangelo que é tão famosa e toca a alma de todos que passam na capela Sistina. A imagem é divina, majestosa e digna de pensarmos muito na ideia do Deus Eterno tocando no homem. Ele desce, nasce numa manjedoura e entra nas páginas da história humana. O Emanuel vem habitar aqui com gente como eu e vocês. Gente cheia de mistérios, pecados, humor alterado hoje, amanhã. Gente que mente, que ri e chora, gente que ama e depois não ama mais. Gente que mata, odeia, desvaloriza a criação. Em todo Natal eu penso na palavra Emanuel, o Deus que desce da glória e vem estar conosco. Louvo ao Deus da glória, da majestade porque ele olhou para gente esquisita como eu: pecador, miserável e quebrado. Obrigado Jesus de Nazaré porque tu és o Emanuel da graça!
________
Alcindo Almeida.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Uma espiritualidade marcante

Quando olho para Jesus percebo que ele tinha uma espiritualidade marcante. Ele vivia a vida contemplativa orando, pregando, conversando com pessoas, comendo com pecadores e meditando. Por que temos tanta dificuldade para imitar nosso mestre da vida? (Alcindo Almeida).

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Um pedaço do texto que sairá na Revista Lar Cristão

O respeito é mútuo


 
Precisamos entender que somos pessoas chamadas para abraçar os outros, para servir os outros na dinâmica da vida, quando agimos como tais, nos tornamos cada vez mais humanos. Porque os humanos sentem, abraçam, andam juntos e se amam. Como refletia C. S. Lewis nos seus ensinos, “o segredo para amar é ser amado”. Esse é o primeiro passo esquecido nos nossos relacionamentos. E o pensador e teólogo Lewis trabalhou muito essa tese: fomos criados pelo Eterno, para amar e ser amados. É bem simples assim mesmo, o problema é que nosso egoísmo toma conta do coração da gente várias vezes. A nossa oração deve ser a de pedir a graça do nosso Senhor para que amemos e assim sejamos amados pelos amigos, pelos cônjuges, pelas famílias e pelas nossas comunidades (Alcindo Almeida).

Festa corintiana em SP hoje pela manhã

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Corinthians 1 x 0 Chelsea pela final do Mundial de Clubes da Fifa 2012


Ontem comentei no face que o jogo de hoje seria uma batalha, uma luta. A luta contra os gigantes europeus que têm grana, uma estrutura bem melhor q a brasileira. Afinal, são chamados de país de primeiro mundo. E dizem que somos terceiro mundo! Mas, o time que viajou para o Japão é uma família, um grupo, um bando de loucos lutadores, sofredores e apaixonados pela nação.
Esse grupo é dos que aprenderam a amar o Timão e foi sempre cheio de raça, gana, força e fé. É um Cássio que foi o terceiro goleiro e hoje virou herói do título. É um Guerreiro que chegou e só tinha feito 5 gols, e de repente, duas cabeçadas marcam para sempre sua vida na família corintiana. É um Danilo da raça, um Paulinho craque de bola e que entende como ninguém de futebol. Um Ralph e um Chicão lutadores. Um Paulo André que salva uma bola incrível. Um Alessandro mesmo com erros que luta! É um Tite que toda mundo que tirando, mas prova que sabe, que conhece o futebol e deixa o Rafá Benitez calado, sem ação ao ver o jogo dominado pelo Timão em vários momentos.
Foi assim que hoje entramos em campo contra o Chelsea. E com as mãos santas de Cássio e o gol muito bem trabalho de Guerreio nos tornamos bicampeões do Mundo. Todo mundo parou e viu a nação corintiana celebrando essa conquista profunda. Parabéns Corinthians nossa paixão. Aqui no Brasil tem um bando de loucos por ti Corinthians!

sábado, 15 de dezembro de 2012

Texto profundo de Ex. 33.17-23

O Eterno respondeu a Moisés: “Está bem. Será como você disse. Eu também farei isso, pois conheço você muito bem, e você é especial para mim. Eu conheço você pelo Nome”. Moisés, então, disse: “Por favor, permita que eu veja a tua glória”. O Eterno respondeu: “Farei passar minha bondade diante de você. Pronunciarei o Nome, o Eterno, bem na sua frente. Tratarei bem os que eu quiser tratar bem e serei bom com quem eu quiser ser bom”. O Eterno continuou: “Mas você não poderá ver meu rosto. Ninguém pode me ver e continuar vivo”. O Eterno disse: “Há um lugar aqui do meu lado. Fique em cima desta rocha. Quando a minha glória passar, porei você na fenda da rocha e o cobrirei com a mão até que eu termine de passar. Então, tirarei a mão, e você me verá pelas costas. Mas não verá o meu rosto” (Ex. 33.17-23).

A BÊNÇÃO ARAÔNICA



Num.6.22-27

O Eterno disse a Moisés: Diga a Arão e seus filhos: Eis como vocês deverão abençoar o povo de Israel. Digam a eles: Que o Eterno abençoe e guarde vocês. Que o Eterno sorria para vocês e presenteie vocês. Que o Eterno olhe para vocês bem nos olhos e os faça prosperar. Ao fazê-lo, eles porão meu Nome sobre o povo de Israel — Eu darei a confirmação, abençoando os.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Texto de Provérbios 3.1-12 que li com a Isabella hoje


Bom amigo, não se esqueça do que ensinei a você: guarde meus conselhos no coração. Eles o ajudarão a viver muito, muito tempo, e você terá anos de muita paz. Não largue mão do amor e da lealdade. Use-os como colar no pescoço e grave suas iniciais no coração. Assim, você conquistará uma reputação por viver bem aos olhos de Deus e das pessoas. Confie no Eterno do fundo do seu coração; não tente resolver tudo sozinho. Ouça a voz do Eterno em tudo que fizer, aonde for. Ele manterá você no melhor caminho. Não pense que você sabe tudo. Corra para o Eterno! Fuja do mal! Seu corpo irradiará saúde, seus ossos irão vibrar de tanta vida! Honre o Eterno com tudo que você possui: dê a ele o primeiro e o melhor. Seu celeiro se encherá até não dar mais, seus barris de vinho transbordarão. Mas não se ressinta, amigo, da disciplina do Eterno; não se aborreça com sua correção amorosa. Pois o Eterno corrige os filhos porque os ama muito; como pai, só quer o bem de seus filhos.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Somos apenas humanos


Algo que nos chama demais a atenção nas Escrituras é que a vida humana é sagrada, a grande pena é que o secularismo tem nos levado a nos identificar pelo que fazemos e não pelo que somos. Então, as pessoas são apresentadas nos encontros pela atividade e não pelo que são. Já pensaram nos apresentarmos assim? Sou o fulano carente de amor, tenho uma identidade do amor de Deus, sou simples, sou apenas humano e preciso ser visto como tal e somente como ser humano. Isso é tão raro e exatamente por essa dificuldade é que temos tanta crise na prática do respeito pelo outro, não pelos títulos e posses que ele tem, mas simplesmente por ser a imagem e semelhança do Deus Eterno.
Nas minhas meditações fico pensando como a queda afetou a nossa imagem de tal forma que vemos homens se destruindo por causa do dinheiro, status, interesses pessoais, promoções e espaços que podem ser conquistados sem lealdade e competência. Como nós desfiguramos a imagem do criador quando passamos por cima dos outros, quando humilhamos nosso próximo entristecendo o Criador.
__________
Alcindo Almeida.









O Patrão Generoso - Histórias do Meu Melhor Amigo

Com Marcos Botelho

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ser como Jesus

Ser como Jesus é ser paciente, sofrer tudo, suportar tudo, amar sempre. Ser como Jesus é não ser ciumento e injusto. Ser como Jesus é ter o amor como primazia na vida.

Miseráveis seres humanos!


A Bíblia diz em Romanos 7.24: Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Paulo mostra a grande verdade que nós somos posso de trevas em nós mesmos. Só o Espírito de Deus nos conduz à verdade do Evangelho da graça de Deus para que essas trevas sejam banidas, e a totalidade disso será somente na nossa redenção por meio da segunda vinda de Jesus. Não pensemos que temos bondade dentro de nós, bondade que temos é emprestada pela graça divina, a misericórdia, amor e compaixão são atributos emprestados pelo divino a nós. O segredo do Reino da graça é a cruz, pois, ela nos ensina a morrermos para nós mesmos todos os dias, a morrer para nossa natureza pecaminosa e que se distancia do Deus de santidade com muita facilidade. Miseráveis seres humanos que somos! Precisamos da cruz todo dia! (Alcindo Almeida).

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Uma consciência da santidade de Deus

- Texto para reflexão: Moisés pensou: “O que está havendo aqui? Isso é inacreditável! Por que o arbusto não é consumido pelo fogo?” O Eterno viu que ele havia parado para observar o fenômeno e o chamou do meio do arbusto: “Moisés! Moisés!” Ele respondeu: “Sim, estou aqui!” E Deus disse: “Não se aproxime mais. Tire as sandálias dos pés. Você está pisando em solo sagrado”. Ele prosseguiu: “Eu sou o Deus de seu pai: o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, o Deus de Jacó”. Moisés escondeu o rosto, pois ficou com medo de olhar para Deus (Ex.3.4-6).
Às vezes, fazemos o trabalho do Senhor de qualquer maneira, não consideramos a sua obra com reverência e achamos que estamos servindo a qualquer um. No encontro com a majestade de Deus Moisés entende que sua vida deve ser marcada pela reverência diante do seu Deus. Por isso, imediatamente ele se prostra em rendição diante do seu criador e Senhor. Moisés tira as sandálias dos seus pés porque ele entende pela graça do Senhor que aquele a quem ele serve, é um Deus santo, puro e separado dos pecadores.
Quanto nós precisamos dessa visão de reverência diante do nosso Deus, visão que fazia parte da vida dos monges dos Séculos passados, homens que tinham um fim na vida, Deus e não se desviavam deste propósito por outra finalidade. Um monge vivia no segredo da face de Deus. Um monge queria estar imerso na presença santa e divina do eterno Deus. 
Quando temos uma visão da reverência diante de Deus andamos com cuidado e seriedade na vida cristã e somos cada vez mais levados a nos inclinar e nos prostrar diante do Eterno Deus.

_________
Alcindo Almeida

sábado, 8 de dezembro de 2012

A esperança para o mundo

Conversão significa responder ao chamado de Cristo em obediência e fé, renunciar o mundo e viver como povo Santo de Deus. Isto requer separação e contraste. É por esta razão que Jesus disse aos discípulos que, se else fossem do mundo, o mundo os amaria; porém, como eles foram chamados do mundo para Cristo, o mundo os odeia como também o odiou (Jo 15.18-19). Viver como Cristo viveu implica participar do mesmo sofrimento e das mesmas alegrias. Jesus afirmou: “O servo não é maior que o seu Senhor”. A esperança para o mundo repousa neste povo separado por Deus. Um povo cuja vida, relacionamentos, conduta, ética, moral, expõem o contraste entre a humanidade pretendida por Deus e revelada em Jesus Cristo e a forma como o mundo e a cultura se estruturam sem Deus. Este contraste traz esperança para alguns, tensões para outros e, inclusive, incompreensão e perseguição (Ricardo Barbosa de Sousa).

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Cuidado com o coração invejoso

Meditando em Gênesis 37






Ainda pensando na inveja no coração dos irmãos de José, penso que invejar é uma emoção que não só implica almejar o que a outra pessoa tem a vontade de estar passando pela mesma circunstância do outro. O ato de invejar implica muito mais: coloca você num plano de contínua insatisfação.
A inveja nasce da sensação ou da crença de que nunca vai ter o que o outro possui. José possuía um amor incomparável do eu velho pai Jacó. Jacó era vidrado no filho da sua velhice e isso acabou com o coração dos seus irmãos que responderam com inveja ardente. Os irmãos não suportavam ver José ser amado daquela forma e a inveja destruiu qualquer possibilidade de olharem para José com graça e amor.
Quantas vezes temos a mesma atitude com alguém que brilha mais do que nós, rejeitamos, ofendemos, anulamos e matamos no coração. A atitude dos irmãos de José é um processo de inveja que gerou um desejo de destruição e de ódio. E geralmente as mortes, as violações, os calotes, os enganos, os maus-tratos, nascem de inveja, por ambicionar o que o outro tem.
A inveja sempre tentará nos destruir por meio da perseguição aberta ou da desqualificação. A palavra para nós é: cuidado com o coração invejoso. E Salomão nos dá a dica preciosa em Provérbios 14.30: O coração tranquilo é a vida da carne; a inveja, porém, é a podridão dos ossos (Alcindo Almeida).

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Uma percepção minuciosa

Viver dia a dia neste mundo, no qual Deus está presente e ativo a nosso favor e para a nossa salvação, implica cultivar uma percepção minuciosa do que está em jogo em cada aspecto da nossa vida. Muitas vezes dicotomizamos nossa vida em pública e confi dencial, espiritual e secular, retalhando-a em partes separadas, e depois guardamos cada parte em escaninhos etiquetados de fácil acesso, para quando sentimos vontade de tratar de cada setor. O ensino reúne as partes, estabelece conexões, demonstra relações — “liga o pontilhado”, como dizemos. Assim, Jesus nos ensina, esmiúça os detalhes de tudo aquilo contra o que estamos posicionados, das decisões e dos discernimentos que precisamos fazer, dos meios e métodos adequados para vivermos esta vida do reino, na qual Jesus é rei (Eugene H. Peterson - A linguagem de Deus).

Gênesis conta quem de fato nós somos

Meditando em Gênesis nessa semana, percebo a nossa história após queda. A mentira toma conta dos relacionamentos, Abraão mente, Isaque mente, Jacó mente. O outro mata a pessoa só por pisar no seu pé. O outro tira a vida do irmão por inveja. 
O outro se interessa pelo dinheiro que o cunhado pode oferecer, o sogro enrola o genro por anos. A mulher da aliança rouba os deuses de seu pai. Enfim, Gênesis conta quem de fato nós somos. E ainda tem uns loucos que dizem que esse livro é irreal. Talvez porque não compreenderam que ali está registrada a página interna de cada ser humano. 
E porque o livro de Moisés mostra quem somos: pecadores, pecadores que romperam com o Deus da graça. Outra hora compartilho mais! Cheguei no capítulo 37 - história do tipo de Cristo - José de Deus.

A Bíblia A Mensagem - Gn.22 - segunda parte


Finalmente, chegaram ao lugar indicado por Deus. Abraão edificou um altar e arrumou a lenha sobre ele. Depois, amarrou Isaque e o pôs sobre a lenha. Em seguida, estendeu a mão e pegou a faca para matar o filho. Na mesma hora, um anjo do Eterno chamou-o do céu: “Abraão! Abraão!” “Pois não. Estou ouvindo.” “Não baixe a mão sobre o garoto! Não toque nele! Agora sei quanto você teme a Deus e como é destemido. Você não vacilou em pôr seu filho, seu filho amado, sobre o altar para oferecê-lo a mim”. Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Ele pegou o animal e o sacrificou como oferta queimada em lugar do seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de Javé-Jiré (Deus Providenciará). Foi daí que veio a expressão: “No monte do Eterno, ele providenciará”. O anjo do Eterno falou do céu pela segunda vez a Abraão: “Prometo, e essa palavra é do Eterno, que o abençoarei, porque você foi até o fim nessa questão e não se recusou a entregar-me seu filho amado. Como eu o abençoarei! Farei que seus filhos sejam tão numerosos quanto as estrelas no céu e a areia da praia! E seus descendentes derrotarão os inimigos. Todas as nações da terra serão abençoadas por meio de seus descendentes, pois você me obedeceu”.

Bíblia A Mensagem - Gn.22



Depois de todas essas coisas, Deus resolveu testar Abraão. Então, o chamou: “Abraão!” Abraão respondeu: “Pois não! Estou ouvindo”. E ele disse: “Pegue Isaque, seu filho querido, a quem você ama, e vá para a terra de Moriá. Você deverá sacrificá-lo ali como oferta queimada sobre um dos montes que indicarei”. No dia seguinte, Abraão levantou-se bem cedo e pôs a sela sobre seu jumento. Levou consigo dois jovens empregados e seu filho Isaque. Ele cortou lenha para a oferta queimada e partiu para o lugar indicado por Deus.....Abraão respondeu: “Filho, Deus vai providenciar o cordeiro para a oferta queimada”. E continuaram caminhando.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Leituras no mês de novembro de 2012


CARDOSO, Renato & Cristiane. Casamento Blindado. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2012. Assim como uma palavra é capaz de destruir um relacionamento, também é capaz de reconstruí-lo. Tudo depende da palavra. Se for do mal, destrói. Se for de Deus, recupera e constrói. Neste livro, você encontrará a palavra certa que lhe mostrará o segredo do casamento que dura por toda a vida. Em casamento blindado, o casal Renato e Cristiane Cardoso apresenta orientações para aqueles que reconhecem o valor da vida conjugal e desejam resguardá-la do risco do divórcio. Contém 271 páginas.

ELLUL, Jacques. Cristianismo revolucionário. A importância da presença do cristão no mundo atual. Brasília: Palavra, 2012. Jesus rogou ao Pai que não tirasse seus discípulos do mundo, mas que ali os guardasse do mal. No entanto, o crente deve viver como um peregrino, já que sua permanência nesta vida é passageira. Essa separação é um dos atos de Deus no fim dos tempos, quando ele toma o bom grão e rejeita o daninho - mas não é jamais o homem quem decide tal eleição. Por outro lado, o Senhor chama seu povo a ser sal e luz em um mundo que jaz no maligno. Por isso, não cabe aos crentes em estilo de vida em isolamento, com recusa do encontro com aqueles que são de fora. Não; a comunidade cristã não deve jamais ser fechada. Se o cristão deve estar necessariamente no mundo, isso não significa que pertença a ele - seus pensamentos, ações e decisões não seguem os critérios do mundo, mas permanecem vinculados ao Mestre. Contém 123 páginas.

WRIGHT, N. T. Os desafios de Jesus. Brasília: Editora Palavra, 2012. Por que precisamos de um entendimento histórico de Jesus? Como isto pode afetar o discipulado cristão hoje em dia? N. T. Wright apresenta uma resposta ao ceticismo dominante que gira em torno desta questão. Ele explora o entendimento do próprio Jesus sobre messianismo e sua relação com Deus, e considera o significado da ressurreição. Ele examina como tais questões deveriam acontecer, não apenas em nossa vida particular, mas também enquanto sociedade. Pensando em nós como discípulos no caminho de Emaús, ele analisa como Jesus apareceria em nossa jornada. Por fim, ele leva tudo isso a um nível ainda mais profundo, refletindo detalhadamente sobre como devemos responder a todas essas perguntas em um mundo de dúvidas (em uma dimensão maior) e inimizades (em dimensões menores). O livro contém as virtudes do academicismo, mais foi escrito de uma forma acessível. Contém 217 páginas.

MURRAY, John. Permanecei em mim. Belo Horizonte: Tesouro Aberto, 2008. O livro trata de trinta e uma reflexões sobre o termo "permanecer em mim" que Jesus Cristo proferiu aos seus discípulos. O autor desenvolve suas ideias de forma minuciosa, cuidando de cada mínimo detalhe a fim de que cada palavra seja tocante em nossas almas. Ele mostra que a essência da vida Cristã, isto é, tanto seu inicio da caminhada, o decorrer dela e sua linha de chegada consistem tão somente em caminhar pela fé que se expressa permanecendo nele. Permanecendo na justiça que ele providenciou, na sua santidade conquistada para nós, nos seus cuidados diários, no descanso ofertado e etc. Murray mostra que o Cristão nada tem que conquistar fora de si mesmo, tudo que ele precisa já habita em seu próprio coração, essa fonte de infinita benção é o nosso próprio Senhor. Contém 163 páginas.

CHAN, Francis e Preston Sprinkle. Apagando o inferno. São Paulo: Mundo Cristão, 2012. Como pode um Deus amoroso mandar pessoas para o inferno? Será que, após a morte elas terão uma chance de reconhecer a Jesus como Senhor e ser salvas? Com especial temor e tremor pela Palavra de Deus, Francis Chan e Preston Sprinkle abordam nossos mais profundos questionamentos sobre a eternidade, trazidos à tona no recente livro de Rob Bell, O amor vence. Seria confortável simplesmente não acreditar, como Rob Bell, no inferno. Mas, como Chan e Sprinkle escrevem: "Não podemos nos dar ao luxo de estar errados quando a questão é o inferno". Na realidade, esse é o tipo de assunto em que o mero achismo não pode ter vez. O que realmente importa é o que a Bíblia diz a respeito. Apagando o inferno aponta para a urgência do amadurecimento da fé, reconhecendo que nem tudo é como gostaríamos que fosse, mas sim como Deus, em sua soberania e sabedoria, decidiu fazer. Contém 143 páginas.

FOSTER, Richard. Vida com Deus. São Paulo: Ichtus, 2011. Ele trata sobre a Palavra de Deus como a ferramenta para transformação espiritual. Diversas vezes os cristãos apenas fazem estudos da Palavra de Deus para resolver uma necessidade ou conhecer mais sobre um determinado assunto. Mas e se ao invés disso, a lêssemos para que ela nos molde? Neste livro o autor mostra a Bíblia como fonte de formação espiritual para o cristão, e que ela fala sobre o relacionamento do homem com Deus. Cada história da Palavra de Deus deve trazer transformação, e para isso, o cristão deve abrir seu coração e permitir que sua mente, corpo, comportamentos e pensamentos sejam transformados. Contém 243 páginas.

Summit na IP Alphaville



Pensamento de Henri Nouwen

Henri Nouwen diz “que estando ao lado das pessoas da nossa comunidadepodemos perceber que o vazio do passado e do futuro nunca poderá ser preenchido com as nossas belas palavrasmas somente com a nossa presença ao lado das pessoas”pois nenhum homem pode sobreviver se não há alguém esperando por ele".

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Condoleezza Rice no Summit ontem a noite na IPAlpha


Ontem a noite na IP Alpha tivemos o privilégio de ouvir um pouco da história de vida tão marcante da Condoleezza Rice. Ela foi Secretária de Estado dos Estados Unidos durante o governo Bush e muito bem quista pelos americanos de forma geral. Ela também é da igreja presbiteriana americana, onde o John Orteberg é pastor. Condoleezza Rice disse: “Se toda vida vale a pena, toda vida é capaz de grandes coisas. E se toda vida é capaz de grandes coisas, então precisamos garantir-lhe oportunidades”. Como Cristãos, cremos de fato que toda vida vale a pena. Ela disse também que "amamos porque entendemos que o valor de uma vida importa a Deus. Não amamos porque só nos identificamos com o próximo, amamos porque identificamos seu valor. Partindo desse princípio, nos colocamos facilmente na posição de servos uns dos outros, porque compreendemos que em coisa alguma somos melhores ou maiores do que qualquer outro ser humano na terra".
Ela mexeu com todos nós quando disse: "Com educação não importa de onde você vem, mas para onde você vai”. E ela citou sua própria história através do seu avô John Weslei Rice toda a família teve acesso a Faculdade no Colégio Presbiteriana do Alabama. E mesmo no meio do racismo onde ela não poderia nem pensar em comer um "hambúrguer" numa lanchonete por ser negra. E mesmo vendo sua amiga sendo morta do lado dela na Escola Dominical, ela viu a realidade de uma negra chegando a ser secretária de Estado dos Estados Unidos. Sem dúvidas, os momentos ontem a noite foram marcantes para o nosso coração! (Alcindo Almeida).

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Palestra da Senadora Marina Silva


“A questão da fé e sustentabilidade”

A questão da sustentabilidade tem a ver com o momento de crise que vivemos no mundo. O nosso país chegou a crescer 7% e hoje cresceu zero por causa da crise econômica séria. Temos uma crise no campo social em que muitas pessoas vivem com apenas dois dólares. Há 14 milhões de analfabetos ainda.
Temos a crise ambiental onde perdemos muito mais do que há 50 anos. Perdemos na biodiversidade. Perdemos 50% do produto interno por causa dos bens naturais. Temos milhões de hectares que estão completamente perdidas, a degradação do solo e derretimento das geleiras. E também temos a questão do aquecimento global. Um aumento de 2 graus pode afetar a criação com desequilíbrio. Esse é o grave problema das mudanças climáticas.
Temos também uma crise crítica na política e nos valores. Por quê?
A falta de valores influência a economia. A falta de valores sacrifica os bens culturais. As riquezas faz o homem perder os valores. As mudanças feitas na questão da preservação passam pelos valores. O desmatamento da Amazônia diminuiu no ministério da Marina e agora voltou tudo. E isso acontece por causa da falta da ética de valores.
A crise dos valores faz a separação na política pela política. Uma sociedade é feita pelo seu povo pela sua gente. A crise na política é a falta de seguir os valores honestos na sociedade. A crise é poder pelo poder.
A crise dos valores está na base de tudo.
Eclesiastes 4.6 nos convida a viver com o necessário e tranquilamente. Algo precisa de socorro. Precisamos de novas respostas para essa crise.
Marina não é pessimista e nem otimista, mas persistente na visão dos valores. É a luta pelos valores com esforço e ânimo.
Precisamos da persistência na vida, desejando que a economia seja prospera e nossa sociedade seja justa. Cada um de nós fazendo a parte. Para essa crise a proposta é o modelo sustentável. As nações unidas estabelecem 4 dimensões para o modelo ser sustentável.

Social: a dinâmica da vida. Abrir a boca em favor dos necessitados. Olhamos para os famintos e cuidar deles. Tornar a vida plena e abundante.

Cultural: somar através da cultura para o crescimento do ser humano.

Ambiental: usar com sabedoria os recursos naturais sem comprometer o cuidado com aqueles que ainda nascerão.

Econômico: vantagens competitivas em comparativas. Um país sustentável é o que olha com carinho para todos os recursos da economia visando o ser humano.

A sustentabilidade não é uma maneira de fazer e sim de ser. Uma mão cheia com descanso é uma sustentabilidade que visa o ser humano e respeita as leis da natureza. As duas cheias tem a ver com o orgulho, com o glamour.

Sustentabilidade estética: Gn. 3.9 – Deus se preocupa com a estética. Há um valor na criação. Uma montanha deve ser protegida por causa da estética em prol do ser humano. O nosso Deus quer que preservemos o belo. Há o patrimônio histórico no nosso país para que seja preservado. Deus é paradoxal quando diz que é para cuidar e lavrar. O homem é para dominar com amor e o referencial é o próprio amor eterno.

Sustentabilidade política: Uma mão cheia com descanso é estar em concordância com o modelo bíblico da vida. Sem sustentabilidade política não há possibilidade de caminhar em prol da sociedade. Dt. 17.17-20. Deus ensina para todos como deve ser o rei. O rei deve fazer o que é bom para o próprio povo. Aqueles que nos representam, representam aquilo que somos como sociedade. Aquilo que fazemos é o reflexo do que somos em nossa sociedade.

Sustentabilidade ética: temos que nos envolver com a sociedade através dos valores éticos das Escrituras dentro de nós.

Deus nos ensina a acreditar criando (Donald Woods Winnicott). Podemos cuidar melhor dos nossos filhos, da natureza criada pelo Eterno. Reunimos condições para sair do regime predatório e vir para o da sustentabilidade. Não se trata de questionar o modo de fazer, mas sim o de ser. É o jeito inadequado de fazer que destrói o nosso jeito de ser.
Não há limites para amar, para falar a verdade, para construir para a vida. Para sonhar, para somar na vida que Deus nos deu.

sábado, 24 de novembro de 2012

Um reencontro do coração


Somos a geração que tem uma missão de levar as pessoas ao reencontro do coração. A palavra não é para consolo e, sim, um questionamento para um ministério relevante. Os filhos de Issacar tinham uma percepção do tempo em que eles viviam. Eles tinham o conhecimento da sua época para saberem o que fazer, o que realizar e o que dizer. Temos a Palavra de Deus para comunicar à geração que nos cerca e para isto temos de conhecê-la. Temos que responder as perguntas da nossa geração com a Palavra de Deus e com a sua voz

________
Ricardo Agreste da Silva.

The Global Leadership Summit 2012 na IP Alphaville


Será um tempo maravilhoso de conferência! Marquem esses dias: 29, 30.11 e 01.12.
Um dos preletores será o Pr. Bill Hybels.
Um dos temas: O privilégio da liderança.
Fundador e pastor sênior, Willow Creek Community Church. Idealizador do evento The Global Leadership Summit, que hoje acontece em mais de 450 lugares em 85 países. Apaixonado pela igreja local e comprometido com o desenvolvimento e mentoreamento de líderes ao redor do mundo. Autor de mais de 20 livros que se tornaram bestsellers, incluindo O poder de um sussurro: ouça Deus e tenha coragem de responder (Ed. Vida). Prático, desafiador e inspirador, Bill fará a abertura e o encerramento do Summit apresentando novas visões da fase atual de seu ministério e liderança.

sábado, 17 de novembro de 2012

Agenda no fim de semana

Hoje a noite se o Eterno permitir falarei para a Moçada da IP Osasco.
O tema é Compromisso e renúncia. O horário é as 19 hs.
No domingo pela manhã estarei na nossa comunidade em Alphaville.
A noite prego na IP Carapicuiba - 18:00 horas.

A Arte da Atenção - para viver cada instante em sua plenitude

A linguagem do poeta, a linguagem da arte, é , talvez uma das linguagens que poderia ser utilizada para ousarmos falar a respeito de Deus porque trata-se de uma linguagem que não nos confina, não conceitualiza, não distribui rótulos, mas nos deixa livres e nos convida a fazer uma experiência, a empreender uma transformação (Jean-Yves Leloup).

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Outra frase de Ziel Machado

Frase de Ziel Machado

Teologia da oração

"Quem anda de joelhos não tropeça. Se a nossa teologia não nos coloca de joelhos há algum problema" (Ziel Machado).

Sobre a população evangélica



Você sabia que crescemos de 15% para 22% na população evangélica brasileira? Então dizem que somos 42 millhões de evangélicos. Será que isso é real no sentido de compromisso? Porque vemos pouca influencia em termos de caráter e relevância na sociedade. Creio que temos mais personagens que representam o teatro gospel do que cristãos de fato como diz Ziel Machado! Pensemos um pouco mais sobre isso!

Paz é estar inteiro

A palavra hebraica “Shalom” deriva de uma raiz que designa o fato de estar intacto, inteiro; estar em paz é estar “inteiro”, nós não estamos em paz porque não estamos inteiramente aqui. Qual é a parte de nós mesmos que nos falta, que está esquecida ou reprimida – o que nos impede de estarmos em paz? Perceberemos que quando somos amorosos, somos mais “inteiros”, o amor nos une, nada mais nos falta em nós mesmos, tudo está “voltado para” o Outro.
A paz abrange todos os tempos. Será que podemos estar em paz com o nosso presente, se não o estivermos com o nosso passado? Será que podemos estar em paz com “aquilo que será”, com “aquilo que virá” se não estivermos em paz com o nosso presente?
A paz designa “o bem-estar do ser” e particularmente do ser humano que vive em harmonia com ele mesmo, com Deus, com os outros, com a natureza, suas sombras e sua luz. Na Bíblia, “estar em boa saúde” e “estar em paz” são duas expressões paralelas; para perguntar como vai alguém; se ele está bem, dizemos: “ele está em paz?”.
Dizemos que Abraão morreu numa idade avançada, feliz e saciado de dias, que “ele se foi em paz”. Também dizemos do nosso namorado que ele é “o homem da minha paz”. A paz é, então, uma confiança mútua, que torna possível a vida em comum e a fraternidade; sem esta paz e esta confiança entre nós, não há comunidade humana ou futuro possível. 
 Todos os bens materiais, afetivos, intelectuais e espirituais que nós podemos nos desejar uns aos outros estão resumidos nesta simples palavra: Shalom, Salam (em árabe), Bom dia – a paz esteja contigo, em ti e entre nós. Quando Jesus diz a alguém no Evangelho “Shalom”, é realmente uma “saudação”, uma “salvação", uma cura. Quando ele diz à mulher hemorroíssa: “Vá em paz”, ele lhe devolve a saúde. Da mesma maneira àqueles que se afastaram de diversas maneiras, quando ele lhes diz: “Vá em paz”, eles têm o coração, o corpo e o espírito lavados da sua culpa, eles podem realmente se recolocar a caminho e ver “todas as coisas novas”.
Mas Jesus precisa que a “Sua paz, Ele não a dá como o mundo a dá”. Ela não é um tranquilizante, um sedativo, que livraria os humanos das provações e das contradições do Real. Jesus inscreve-se assim na linhagem dos antigos profetas que denunciam “as falsas pazes” e as falsas seguranças que são buscadas em outro lugar e não “Aquele que era, que é e que será”, seu fundamento – aí estão as pazes ilusórias e mentirosas e ele vem nos libertar das nossas ilusões e das nossas mentiras.
Estar em paz é não ser parvo e acreditar-se invulnerável. O Dom da paz supõe uma metanóia, uma transformação da sua vida e da sua maneira de ser e de pensar; Miquéias, Jeremias denunciava assim os falsos profetas que têm apenas a palavra “paz” na sua boca e a ambição e outras vontades de poder no coração: “Eles curam superficialmente a chaga do meu povo dizendo “Paz, Paz” e, no entanto, não existe paz”. (Jr 6, 14)
Jesus será ainda mais radical quando ele dirá: “Penseis que vim trazer a paz sobre a terra? Não, mas o conflito. (polémos, em grego)” Isso quer dizer que se não reconhecermos nossas alteridades, e esse reconhecimento passa às vezes pelo conflito, não há paz verdadeira (particularmente no seio de uma mesma família onde a diferenciação, do pai e do filho, da mãe e da filha é por vezes difícil).
A paz não nos deixa tranquilos, pois se quisermos “permanecer inteiros” e verdadeiros, face ao outro e respeitá-lo na sua inteireza e na sua verdade, isso nem sempre acontece sem que haja um enfrentamento, é preciso amar o outro o suficiente para não ter medo de desagradá-lo e nos amar o suficiente para nos fazer respeitar na nossa identidade. Se o verdadeiro amor é sem complacência, a paz verdadeira é sem compromisso.
Ezequiel também não deixará de gritar: “Chega de remendos! O muro deve tombar” (Ez 13), mas quando os muros do medo, da vaidade, da ilusão e das mentiras desabarem, uma verdadeira paz será edificada. “Eu sei, eu, “Aquele que era, que é e que será”, que tenho sobre vós um desígnio de paz e não de infelicidade” (Jo 29, 11). Isaías e Zacarias sonham com o “príncipe da paz” (Is 9, 5 /Za 9, 95) que dará uma “paz sem fim”, “é ele que estará em paz” (Mi 5, 4), as duas terras separadas se reconciliarão, as nações viverão em paz (Is 2, 2).
“Farei correr sobre Jerusalém como um rio...” Enquanto aguardamos, “Bem-aventurados os “artesãos” da paz”. A paz é um “artesanato” e não uma indústria. A diferença entre o artesão e o operário é que o artesão realiza um objeto, uma obra na sua “inteireza”, ele trabalha nela do início ao fim. Aquilo que se rouba do operário que trabalha na produção em cadeia é o acesso ao objeto na sua inteireza.
Assim, ser “artesão” da paz é tentar viver, nem que seja apenas uma única relação na sua inteireza, da maneira mais verdadeira e pacífica que possa existir. Jesus pede que façamos a paz, que amemos o próximo, o mais próximo e não que façamos a paz e amemos “a humanidade”, “o mundo”. A palavra “paz”, os discursos sobre a paz não fazem de nós “artesãos da paz”, mas ideólogos, discursistas, pretensiosos pretendentes à paz, “mas a paz não existe...”
A questão, então, para aquele que, em Jerusalém ou em qualquer outro lugar, queira conhecer a felicidade dos artesãos da paz, não é mais: “O que é a paz?”,mas: “Quem é o meu próximo?”. Basta, então, termos olhos e “vermos” qual relação muito concreta devemos “apaziguar”, compreender e “reconciliar”... Isso começa, sem dúvida, em nós mesmos. Enquanto não tivermos feito a paz entre nossos diferentes quarteirões (cabeça – coração – ventre), não haverá paz entre os diferentes quarteirões de Jerusalém. “Encontre a paz interior” dizia São Serafim de Sarov, “e uma multidão será salva ao teu lado.”
É sempre pelo mais próximo que devemos começar, é o primeiro passo de todos os caminhos que conduzem à paz.

Nunca vou muito longe
Para encontrar a paz
Basta uma flor no meu jardim
Ela não me coloca questões
Ela não me pergunta por quê
Todos os homens que têm uma flor no seu jardim
Não olham a flor
E não estão em paz

A calma das árvores queimadas pelo sol ou arrancadas pelo homem é sempre calma a calma das árvores sacudidas pela tempestade surpreende: uma floresta de calma. Essa calma é também a do homem é até mesmo o segredo da sua vida mas só vemos as tempestades o sol e o vento só ouvimos o barulho que ele faz jamais o silêncio que ele é ninguém consegue imaginar o que seria uma cidade se ela fosse habitada por homens que são o que eles são: uma floresta de calma.
_______
Jean-Yves Leloup.

Bela canção de Josué Rodrigues- O Senhor é o meu Pastor


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Momentos

Numa noite normal com o passado largado da memória, um homem reencontra, no lugar a que chama casa, lembranças de um tempo que viveu. Fragmentos de pura felicidade e instantes de sublime partilha, surgem como apontamentos de esperança de um presente que não voltará a ser o mesmo.


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Summit 2012 na IP Alphaville

Está chegando o Summit na IP Alpha. Só faltam 15 dias para a conferência retransmitida em vídeo para todos líderes e amigos da sociedade.
Vejam os preletores:

BILL HYBELS: Fundador e pastor sênior, Willow Creek Community Church. Idealizador do evento The Global Leadership Summit.

CONDOLEEZZA RICE: Professora de Ciências Políticas na Universidade de Stanford – Ex-secretária de Estado dos U.S.A.

CARLY FIORINA: Primeira mulher a ocupar a presidência de uma empresa entre as 20 Maiores da revista Fortune.

JOHN ORTBERG: Pastor sênior na Menlo Park Presbyterian Church.

CRAIG GROESCHEL: Criador e pastor sênior, LifeChurch.TV. Pioneira entre as igrejas com múltiplos locais de encontro, a LifeChurch.

PATRICK LENCIONI: Fundador e presidente, The Table Group.

PRANITHA TIMOTHY: Diretora de cuidados pós-resgate, International Justice Mission.

WILLIAM L. URY: Co-fundador e conselheiro sênior, Harvard University’s Program on Negotiation.

JIM COLLINS: Autor e pensador de negócios. Curioso e incansável no estudo das grandes empresas que mantêm o sucesso.

ALBERT RODRIGUES CARVALHO: Ele é pastor da Comunidade Presbiteriana Vila Lobos como o plantador dela. Ele nos conduzirá nos momentos de louvor na presença do Eterno Deus.

HILDER CAMPAGNUCCI STUTZ: Ele é pastor pastor sênior da Igreja Presbiteriana em Alphaville há 8 anos e tem mais de 30 anos de pastorado. Ele nos conduzirá nos momentos de intereção e facilitação do Summit.