Ensine com a vida

“Ensine... com a vida: pela palavra, pelo procedimento, pelo amor, pela fé, e pela integridade” (I Tm 4:12 em “The Message”)

- Ensinar é uma arte!

- Não me refiro apenas a uma atividade exercida profissionalmente pelos nossos professores e mestres, que nos acompanharam nos primeiros passos pelas descobertas na sala de aula.
- O termo educar é originário do latim educare ou ec-ducere e quer dizer extrair de dentro (eduzir). Isso nos leva a perceber, portanto, que a educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas sim em se trabalhar as potencialidades interiores de uma pessoa, a fim de que essas potencialidades floresçam.
- Isso vai muito além de uma sala de aula. Isso diz respeito à vida, aos relacionamentos. Assim é que um pai ensina o filho caminhando com ele o dia a dia. Partilhando a vida com ele em ambientes e lugares, situações e circunstancias, “assentado em casa, ao deitar-se e ao levantar-se” conforme o escritor sagrado (Dt 6:7).
- Ouvi recentemente o testemunho de um jovem ativista que muito me impressionou. Ele havia convivido algum tempo com a inspiradora Madre Tereza em Calcutá (Índia). Ali, lado a lado com ela, ele aprendera com sua vida alguns valores e princípios que o impactara profundamente.
- Algo como uma constatação diante das imensas necessidades daquele povo que ela ajudava a socorrer: “Eu descobri um paradoxo, dizia ela: Se você amar até doer, não vai haver mais dor, apenas mais amor”.
- O testemunho que aquele jovem presenciou dava conta da necessidade que expressamos acima:

ENSINAR PELA VIDA.
- "As pessoas estão olhando, não tanto para um ensino novo, mas para exemplos. Devemos não só conhecer o caminho e mostrar o caminho, mas seguir o caminho." John M. Drescher (pastor menonita)
- É o ensino que produz transformação e que é fruto de um exemplo da própria vida.
- A recomendação de Paulo (o apóstolo) ao jovem Timóteo no texto acima, fala de algumas dimensões onde esse ensino pela vida pode acontecer:

PELA PALAVRA

- Como você faz uso das palavras?
- Para encorajar, para dar suporte, para dar apoio, para dar estimulo, ou para destruir, derrubar, oprimir?
- Muitos são tentados a pensar e a agir como se exercer influencia sobre os outros é ser “autoridade” nos assuntos, aliando isso ao destaque das deficiências dos outros.
- Exerça uma influencia positiva através de suas palavras. Enfatize as virtudes, os pontos fortes. Elogie.
- “As palavras afetam a atitude, e a atitude afeta o desempenho. Portanto, certifique-se de que suas palavras são positivas, porque o que entra influencia a perspectiva, a perspectiva influencia o que sai e o que sai determina o resultado.” Zig Ziglar (conferencista motivacional), em “Sucesso”.

PELO AMOR

- Amar é provavelmente a necessidade universal mais sublime de ser praticada e a mais difícil de ser atendida. Sua prática não é algo fácil, pois muitas vezes torna-se um desafio diante dos limites da lógica humana.
- Como estabelecer a lógica diante de um amor de uma mãe ou de um pai para com um filho?
- Como cumprir o mandamento de amar o nosso inimigo? Quem tem estrutura emocional para isso? Como amar diante da decepção, da frustração, da injustiça, da dor?
- Mas é exatamente pelo amor e pelo amar que, ao praticá-lo diante de desafios como os inquiridos acima, prestamos um grande favor a nós mesmos. Isso produz saúde emocional, e isso não se adquire, mas se cultiva.
- É assim que o amor ganha contornos de atitude: “A mais pura forma de amor é dispensada sem nenhuma expectativa de retorno para si mesmo”.

PELO PROCEDER ÍNTEGRO

- Seja um exemplo e não apenas um exímio cobrador.
- O proceder com integridade tem sido uma virtude muito escassa em nossos dias e, certamente, uma grande necessidade em nossa sociedade.
- A relativização de princípios e valores tem empurrado o homem contemporâneo à diminuição da importância que a integridade deve ter na vida do individuo, em seus relacionamentos e no exercício de suas atividades em sociedade.
- Temos relativizado a verdade tornando-a em mentira tolerada e praticada de forma vergonhosa.

PELA FÉ

- Embora seja também um bem escasso em nossos dias, a fé é essencial para o estabelecimento e a manutenção de todos os relacionamentos positivos.
- É preciso crer no melhor das pessoas, pois não são somente as dificuldades que derrotam as pessoas. Muitas vezes é a própria falta de fé que as derrota.
- A maioria das pessoas não conta com alguém que confie nelas. Além disso, nossa dúvida pode ser altamente inibidora e pode gerar mediocridade em suas próprias atitudes.
- E, concluindo, não há nenhum ensino com a vida que possa estabelecer-se com profundidade, que não nos remeta à fé em Deus.
- Como escreveu Abraham Heschel (rabino austro-americano) “Fé não e o apego a um santuário, mas uma peregrinação infindável do coração. Espera audaciosa, cânticos ardentes, planos ousados, um ímpeto inundando o coração, invadindo a mente – tudo isso e o impulso que nos leva (a amar aquele) que toca o nosso coração como um sino”.
- Não dá para ver a vida, viver a vida, experimentar a vida sem a perspectiva que a fé em Deus é capaz de produzir no homem, pois “fé é crer no que não vemos e a recompensa dessa fé é ver o que cremos”. Santo Agostinho
- Descubra essa fé! Deseje essa fé! Viva por essa fé!
- “Uma pequena fé levará a sua alma ao céu, mas uma grande fé trará o céu à sua alma”. Spurgeon

Que Deus o abençoe rica e abundantemente,
Em Cristo,
__________
Rev. Hilder C Stutz

Comentários

Postagens mais visitadas