Tem 52 anos, é casado com Erika e pai da Isabella. É membro da equipe pastoral da IP em Alphaville - Santana do Parnaíba - SP. Ele cuida de pessoas no aconselhamento. É autor de: Provérbios - vida inteligente; Depressão; Silenciando; Descanso no pastor da alma, Coração sábio, Poesia e oração - Vols I a V, Vivendo, Encontros com Jesus, Alegria verdadeira e Simplicidade, fé e oração Série Intimidade com a Palavra. Um jeito doce de viver com seu cônjuge. Ele é fundador do Projeto Timóteo.
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
A construção da vida
A Sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho (PV. 14:8a)
Em muitos sentidos, podemos dividir a vida em dois mundos. São dois pólos que se complementam, ou dizendo de outra forma, são dois lados da mesma moeda. Experimentamos isto o tempo todo: dia e noite, calor e frio, negativo e positivo, alegria e tristeza, doce e salgado, macho e fêmea, humano e divino...etc.
Apesar disto ser uma realidade percebida por todos nós, temos muita dificuldade em compreender a linguagem-pensamento da Bíblia já que, para os povos daquela época e região, esta divisão servia para reforçar o todo e não para excluir a outra parte, ou seja, os dois lados precisam ser vistos em paralelos. Nossa tendência, é oito ou oitenta, queremos ver a vida só por um lado. Obviamente, isto gera muitos desequilíbrios, não dá para pular com uma perna só o tempo todo (isto é para o saci, se é que ele existe).
Dentre os muitos pólos da vida, destaco para a nossa reflexão: estrutura e estética. Estrutura tem a ver com segurança, estética é pura beleza; estrutura é força, estética é singeleza; estrutura é o que sustenta a construção, estética é o acabamento; estrutura é saúde física, estética é aparência. Se tivéssemos que decidir, qual seria mais importante? Eis um grande dilema! Talvez, muitos respondam categoricamente: importante é a estrutura (segurança). Será?
Você sairia com um carro sem problema de estrutura (motor, câmbio...), mas todo detonado na pintura e acessórios? Que tal uma casa muito reforçada, porém sem nenhum acabamento? Não vou nem perguntar se você se apaixonaria só pela estrutura (força), quando o assunto é namoro e casamento? Percebe? Parece que o ideal é termos os dois lados.
Os dois pólos dão tempero à vida, dá equilíbrio emocional. Às vezes, infelizmente, a vida nos obriga a optar; nestes casos, entendo que a estrutura é prioritária. Entretanto, melhor é conjugar força e beleza, firmeza e poesia!
_______
Israel Sifoleli.
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Meditando em Oséias 4.6
Porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, excluir-te-ei de meu sacerdócio; já que esqueceste a lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos.
Na época esse povo seguia a si mesmo, dava ouvidos a sua própria verdade. E a palavra de Deus para ele é que ele estava morrendo espiritualmente porque perdeu a noção no coração do conhecimento divino. Da comunhão com o Deus que o libertara do pecado. O povo rejeitou a lei, rejeitou o ensino do sacerdote e teve como resultado uma pena da ausência de cuidado. O povo ficou entregue aos seus inimigos que o humilhou profundamente. Porque este povo se tornou em "vaca rebelde" como afirma o profeta Oséias. Ele se voltou, mas não para o Altíssimo. O povo não clamava mais de coração para o eterno e se rebelou feio diante dele. Essa é uma advertência para nós, que várias vezes perdemos a noção no coração do conhecimento do eterno em nosso coração. Essa rebeldia entristece o coração do eterno Deus. Não nos percamos como Israel no tempo do profeta Oséias!
_________
Pr. Alcindo Almeida
Amando o nosso próximo
I João 4.20: Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê.
A minha reflexão de hoje é: Como um ser humano que se diz conhecer o eterno pode desprezar o seu semelhante e fazer de conta que ele não existe? Como podemos falar mal das pessoas pelas costas e humilhá-las na nossa frente? E depois dizermos que somos cristãos? Eu creio que não tem como! Não dá para agir assim e dizer que é um cristão. Talvez tenha sido essa maneira de tratar o ser humano de uma forma tão má e tão cruel que Gandhi disse para aqueles "cristãos ingleses": "O vosso Cristo eu conheço, o que eu não conheço é o vosso cristianismo". Pensemos sobre as nossas ações para com o próximo e nos lembremos que qdo falamos mal do nosso próximo, deixamos de elogiar e louvar o criador dele!
________
Alcindo Almeida
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Estou feliz por ver o meu primeiro eBook
Os Encontros de Jesus:
Alguém escreveu que “a vida é a arte dos encontros”. E penso que eles nos fazem ser mais ou menos efetivos na vida dos outros e na nossa própria vida. Todos os que se encontraram com Ele tiveram a vida marcada e transformada. Ninguém deixou um encontro com Ele sem ser tocado quer por suas palavras, suas atitudes ou por seu maravilhoso olhar. Encontrá-lo é ver a Palavra nos penetrando, fazendo-se desejável, manifestando-se como meio da graça, fazendo-nos adoradores e conscientizando-nos da necessidade do arrependimento e da salvação. Encontrá-lo é encontrar consolo e conforto para nossas dores; é encontrar o próprio sentido da vida; é vê-lo transformando nossa história de vida em “antes e depois” desse encontro.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Os preceitos dos sábios
-Texto: Vou lhe ensinar agora estes provérbios para que você ponha a sua confiança em Deus (Pv 22.17 a 24.22).
- Uma das virtudes mais profícuas, e uma das atitudes mais eficazes do existir humano incluem necessariamente a busca e o desejo pela sabedoria.
- Não falo de sabedoria como um acúmulo de conhecimento e informações teóricas apenas; nem de inteligência ou esperteza. Mesmo porque, como se expressou Isaac Newton: “O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano”.
- Lembro-me de uma oração da adolescência, quando impactado pela história de Salomão, um dos reis de Israel (1009 a 922 a.C), pedia, à semelhança deste, que Deus me desse a cada dia de Sua “sabedoria”.
- Aprecio ler os provérbios registrados por Salomão nas Escrituras Sagradas como fonte de inspiração na descoberta dessa “sabedoria divina”.
- Hoje gostaria de compartilhar alguns desses provérbios que estão entre aqueles que ele chama de “Os Trinta preceitos dos Sábios”. Ouça essa sabedoria e a guarde em seu coração, pois ela lhe será muito importante:
“Não pise nos pobres só porque são pobres, e não use sua posição para explorar o fraco, porque o Eterno virá em defesa deles”.
“Não ande com gente que só cria confusão; fique longe de quem tem pavio curto. Porque é contagioso – você ficará igual e isso fará muito mal a você”.
“Não aceite ser fiador de ninguém porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama”.
“Observe aquele que é bom no que faz – os bons profissionais são solicitados e admirados e não ficam à sombra de ninguém”.
“Quando você sair para jantar com uma pessoa influente, seja educado: não vá com tanta sede ao pote, e não tenha inveja do que ele tem. Mas tome cuidado: ele pode ter outras intenções”.
“Não se mate de trabalhar, tentando ficar rico – fique ligado! Pois o dinheiro pode sumir de repente, como se tivesse criado asas e voado para longe como uma águia”.
“Não aceite o convite para jantar na casa de um homem miserável; e não espere nada de especial. Ele será tão mão-de-vaca com você quanto é com ele mesmo. Ele dirá: Coma! Beba! mas não estará sendo sincero. A comida cairá mal no seu estômago, e você descobrirá que o jantar era apenas um pretexto”.
“Não perca tempo dando conselhos aos insensatos, porque eles não estão nem aí para sua conversa inteligente”.
“Não altere os limites de propriedades nem engane quem já é desamparado, pois eles têm um poderoso Advogado que irá defendê-los contra você”.
“Renda-se à instrução com disciplina; e abra os ouvidos à voz da experiência”.
“Não tenha medo de corrigir as crianças. Uma palmada não mata ninguém. Na verdade, uma boa palmada pode livrá-los de coisas muito piores e da morte também”.
“Meu filho, se você se tornar sábio, eu serei um pai feliz. Eu me sentirei orgulhoso quando ouvir você falar com sabedoria”.
“Não tenha nem um pingo de inveja de gente rebelde, mas mergulhe de cabeça no temor do Eterno – É lá que seu futuro está garantido e sua esperança não será frustrada”.
“Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver. Não ande com gente que bebe ou come muito nem fique bêbado; Os bêbados e os glutões acabarão na sarjeta, pedindo esmola, vestidos em trapos”.
“Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não deixe de lado a sua mãe quando ela envelhecer. Compre a verdade – não a venda por uma ninharia; compre a sabedoria, a educação e o entendimento”.
“Não tenha inveja dos maus, nem queira estar perto deles. Tudo que pensam é causar confusão; só sabem falar de violências!”
“A sabedoria faz a força do homem; e o conhecimento lhe dá poder. A estratégia é a chave para a guerra, assim como bons conselhos são a chave para a vitória”.
“Quem desiste num momento de crise é porque realmente é um fraco!”
“Resgate quem está na pior: não hesite em ajudar. Você pode dizer que o problema não é seu. Acha que isso o isenta de responsabilidade? Deus conhece o seu coração, e sabe os seus motivos”.
“Não ria quando seu inimigo cair, nem quando estiver na pior. O Eterno poderá ver e desaprovar a sua atitude, e, então, chegará a sua vez de cair”.
“Não perca a cabeça com os arrogantes, nem desejo prosperar como os perversos. Pois eles não tem futuro nenhum; estão indo para um beco sem saída”.
- Muito mais do que uma relação de princípios que nos conduzem a uma atitude intencional na busca de viver com sabedoria, esses princípios também nos conduzem ao aprofundamento de nossa relação com a vida e com a perspectiva de Deus em nossas questões do dia a dia.
- Ele sabe que vivemos um dia de cada vez, ou pelo menos devemos fazê-lo, livrando-nos da nossa ansiedade. Mesmo porque, de nada adianta andar ansioso, preocupando-se com o futuro que não podemos controlar. Nem mesmo com o passado, que já não podemos alterar.
- Viva o presente, e peça a Deus que o ajude a aplicar Seus princípios de sabedoria na busca de Seus tesouros para sua vida.
- Sim, busque uma conexão intencional com Deus!
- Termino com mais um provérbio:
“Tema ao Eterno, e respeito os líderes; não se rebele. Sem aviso, sua vida pode virar de cabeça para baixo; e quem sabe como ou quando isso pode acontecer?”
Que Deus o abençoe rica e abundantemente,
Em Cristo,
____________
Rev. Hilder C Stutz.
O que Deus está fazendo na igreja?
Em Atos 11.19-26 porecisamos atentar para a expressão: Vendo a graça de Deus, alegrou-se.
O Dr. Nicodemos, que em palestra, gastou uns 40 intermináveis minutos dando as bases para afirmar que a igreja brasileira carece de um avivamento verdadeiro. Quando estávamos cabisbaixos com tanta verdade nua e crua, ele se virou olhando profundamente nos olhos do auditório e disse: "Isto vocês já sabem. Porém, para que ninguém fique assim desanimado, precisamos reconhecer que Deus continua fazendo algo de bom na sua igreja. Ele tem manifestado abundantemente a sua graça".
O problema é que nós nem sempre vemos esta graça. E, por que temos muitas vezes dificuldades de ver o que Deus está fazendo? O livro A supremacia de Deus na pregação, assinala que Deus esconde de nós muito do resultado do nosso trabalho para que não nos ensoberbeçamos. Ele só nos mostra o suficiente para nos confirmar o caminho.
Notem que o próprio João Batista teve dificuldades de ver a graça de Deus. Ele mandou perguntar a Jesus: É você mesmo, ou havemos de esperar por outro?. A resposta de Jesus é maravilhosa: O Evangelho é pregado, os cegos vêem, os doentes são curados e os oprimidos libertados. Em Jesus a manifestação da graça de Deus é a sua própria vida. A obra do Espírito Santo é tão discreta e tão consistente que pode ser comparada ao fermento que faz crescer toda a massa do bolo, mesmo sendo o fermento em si, depois de misturado à massa, imperceptível aos olhos.
Olhem o texto proposto está logo após o incidente de Pedro com os que eram da circuncisão e que eram peremptórios na negação da evangelização aos gentios sem submetê-los imediatamente à circuncisão. Quem é Barnabé? É um representante da patrulha de Jerusalém, mas também era "um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé" (versículo 24). Por isso, foi capaz de contemplar com toda a alegria a graça de Deus que estava sendo manifestada abundantemente no meio daqueles que anunciavam a palavra também aos gentios.
O que nos impede de ver a graça de Deus?
Estimulemos uns aos outros a vermos a graça de Deus. Precisamos ser poetas da graça de Deus como diz Eugene Peterson. Fazer poesia percebendo a graça de Deus passa muito longe do tipo de atitude de desprezar as pessoas mais simples e problemáticas em nossas comunidades. Fazer poesia percebendo a graça de Deus passa muito longe do desejo que temos de ignorar os desafetos, aqueles que importunam a nossa paciência com algum tipo de rigidez excessiva.
Precisamos ser poetas da graça de Deus como seres perdoados, recuperados e aperfeiçoados na cruz de Cristo onde há a mais abundante, perene, rica e pura graça, a inefável graça de Deus.
_______
Israel Sifoleli
O Dr. Nicodemos, que em palestra, gastou uns 40 intermináveis minutos dando as bases para afirmar que a igreja brasileira carece de um avivamento verdadeiro. Quando estávamos cabisbaixos com tanta verdade nua e crua, ele se virou olhando profundamente nos olhos do auditório e disse: "Isto vocês já sabem. Porém, para que ninguém fique assim desanimado, precisamos reconhecer que Deus continua fazendo algo de bom na sua igreja. Ele tem manifestado abundantemente a sua graça".
O problema é que nós nem sempre vemos esta graça. E, por que temos muitas vezes dificuldades de ver o que Deus está fazendo? O livro A supremacia de Deus na pregação, assinala que Deus esconde de nós muito do resultado do nosso trabalho para que não nos ensoberbeçamos. Ele só nos mostra o suficiente para nos confirmar o caminho.
Notem que o próprio João Batista teve dificuldades de ver a graça de Deus. Ele mandou perguntar a Jesus: É você mesmo, ou havemos de esperar por outro?. A resposta de Jesus é maravilhosa: O Evangelho é pregado, os cegos vêem, os doentes são curados e os oprimidos libertados. Em Jesus a manifestação da graça de Deus é a sua própria vida. A obra do Espírito Santo é tão discreta e tão consistente que pode ser comparada ao fermento que faz crescer toda a massa do bolo, mesmo sendo o fermento em si, depois de misturado à massa, imperceptível aos olhos.
Olhem o texto proposto está logo após o incidente de Pedro com os que eram da circuncisão e que eram peremptórios na negação da evangelização aos gentios sem submetê-los imediatamente à circuncisão. Quem é Barnabé? É um representante da patrulha de Jerusalém, mas também era "um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé" (versículo 24). Por isso, foi capaz de contemplar com toda a alegria a graça de Deus que estava sendo manifestada abundantemente no meio daqueles que anunciavam a palavra também aos gentios.
O que nos impede de ver a graça de Deus?
Estimulemos uns aos outros a vermos a graça de Deus. Precisamos ser poetas da graça de Deus como diz Eugene Peterson. Fazer poesia percebendo a graça de Deus passa muito longe do tipo de atitude de desprezar as pessoas mais simples e problemáticas em nossas comunidades. Fazer poesia percebendo a graça de Deus passa muito longe do desejo que temos de ignorar os desafetos, aqueles que importunam a nossa paciência com algum tipo de rigidez excessiva.
Precisamos ser poetas da graça de Deus como seres perdoados, recuperados e aperfeiçoados na cruz de Cristo onde há a mais abundante, perene, rica e pura graça, a inefável graça de Deus.
_______
Israel Sifoleli
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Minha meditação em Ezequiel 36.26-28
- Texto de reflexão: Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.
Há alguns dias li esse texto de Ezequiel, li novamente e várias perguntas surgiram no meu coração: Que Deus é esse que pega pecadores em suas mãos e os trata com graça profunda? Que Deus é esse que transforma coração de pedra em coração de carne. E a resposta veio de maneira profunda no meu coração.
Esse Deus eterno é o Deus das Escrituras que pega a mim e a você e nos dá um coração de carne. Esse Deus eterno é o Deus que tira a petrificação do nosso ser e coloca um coração novo, de carne. Um coração sensível para ouvir a voz da graça e do amor divino.
Esse Deus eterno é o Deus que nos dá o Espírito Santo para andarmos com a Palavra dentro de nós. Esse Deus eterno é o Deus que nos dá um coração novo para contemplarmos a sua bondade e presença. Que Deus é esse gente? Esse Deus é o Deus que nos chama de povo seu, nos chama de filhos por causa do seu Filho. E o Deus que nos livra de nós mesmos diante das falhas e do nosso egoísmo.
Que Deus é esse? É o Deus eterno da bondade, da graça, da compaixão e do amor infinito por mim e por vocês! Bendito seja o eterno pelo presente de um coração novo, coração de carne, coração que pode ser tocado por ele para que nós o amemos e nos rendamos diante dele!
__________
Alcindo Almeida
As palavras
As palavras são nossas principais ferramentas para nos orientarmos no mundo cuja maior parte não podemos enxergar, cuja maior parte jamais chegaremos a tocar — vasta existência em expansão, cheia de mistérios, que na verdade é tão maior, tão mais complexa, tão mais real até mesmo, do que nós. Com isso aprendemos que as palavras precisam refletir o que o Salmo 45.1: De boas palavras transborda o meu coração.
Lançamento de Eugene Peterson
Cada pessoa tem uma forma única de falar, uma linguagem peculiar. Uma mesma língua pode ser falada de muitas maneiras, com sotaques variados, gírias e palavras próprias. O ato de falar vai além de usar palavras certas e pronunciá-las corretamente.
A fala é marca registrada da individualidade humana. Quem somos e como falamos fazem toda a diferença. A língua é um presente de Deus para nós. Somos imagem e semelhança dele, portanto seres relacionais e comunicativos. Conversamos uns com os outros e também devemos falar com Deus.
É para a espiritualidade da linguagem que Eugene Peterson nos desperta neste livro. O modelo de fala apresentado por ele é Jesus Cristo, o verbo que virou gente, o homem-Deus que viveu entre pessoas comuns, teve conversas usuais, mas cuja palavra tinha o poder de fazer maravilhas.
Conhecendo as histórias contadas por Jesus e suas orações, descobrimos como usar nossa língua de forma a manter boas conversas tanto com aqueles que nos cercam como com o Criador. Este livro é parte da série Teologia Espiritual.
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
152 anos de existência no Brasil
No dia 12.08 de 1859 às 9 da manhã chega no Porto do Rio de Janeiro...um jovem precioso que teve seu preparo ouvindo Charles Hodge. Um jovem que fez muito durante 8 anos de vida aqui em nossa nação. Ele foi o missionário que trouxe o presbiterianismo ao Brasil.
No seu diário, transcrito em parte no livro “Simonton”, podemos ver sua luta interna. Aos 22 anos, sentiu uma necessidade de buscar seriamente a Deus pela oração e cuidadosamente leitura da Bíblia. Fez então sua pública profissão de fé e seguiu para o seminário de Princeton.
Durante o curso, a idéia de ser missionário não o deixava em paz, até que escreveu à junta de missões se oferecendo para trabalho no Brasil. E aqui ele fez muitas coisas em favor do Reino de Deus. Hoje temos 152 anos de existência no Brasil pela graça. Louvado seja o eterno por Simonton!
O nosso desejo é que Deus nos use na sua obra colocando o mesmo ânimo e afinco no Reino. A disposição no coração de Simonton. O seu amor pelo Reino mexe demais com o nosso coração!
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
A morte dos britânicos John Stott e Amy Winehouse
Stott morreu aos 90 anos.
Amy morreu aos 27 anos.
Stott morreu de complicações decorrentes da idade.
Amy morreu de “causas desconhecidas”, mas, ao que tudo indica ocasionada por uma overdose.
Stott morreu em casa ouvindo “O Messias” de Handel e cercado por amigos que se revezavam na leitura de textos bíblicos.
Amy morreu em casa. Sozinha.
Stott escreveu dezenas de livros de conteúdo cristão que se tornaram luzeiros para a fé de milhões de cristãos em todo o mundo. Obras como “Crêr é também pensar”, “A cruz de Cristo”, "Ouça o Espírito, ouça o Mundo" e diversas outras obras. Ao lado de Billy Graham fundou o Movimento Internacional de Evangelização Mundial Lausanne. Dedicou sua vida ao treinamento e ao ensino de milhões de líderes nas regiões mais carentes de treinamento teológico do mundo, dentre elas, a América-Latina.
Amy se tornou conhecida por sua melodiosa voz que cantava letras que evocavam tristeza, desespero e solidão. Ela enterrou o seu próprio coração em uma das suas canções.
Stott sempre será lembrado por sua simplicidade, humildade e dedicação em defesa da causa do Evangelho.
Amy sempre será lembrada por suas performances de embriaguez e seus usos de drogas. Por sua aparência cada vez mais frágil diante da luta perdida contra o vício.
Em todo o mundo, apenas os cristãos protestantes lamentaram a morte de Stott. Não foi noticiado por nenhuma grande rede de TV. Nenhum jornal ou revista da chamada “mídia secular” escreveu nem mesmo uma nota sobre a sua morte. Mas, sua vida está escrita na memória e no coração de milhões.
Em todo o mundo, a morte de Amy foi noticiada exaustivamente. TV, rádio, jornais e revistas dedicaram páginas e páginas, horas e horas de cobertura a morte “prematura” daquela jovem "tão promissora" que seguia o exemplo de tantos outros antes dela.
John Stott foi pranteado com esperança por aqueles que eram seus amigos e compartilhavam sua fé em que a morte é apenas o início de uma abundante e plena vida ao lado de Cristo na eternidade.
Amy foi pranteada por milhões de fãs e amigos, conhecidos e desconhecidos, e principalmente, por seu pai e sua mãe, que não cansavam de repetir: “Nos últimos dias, ela estava bem”. Seu pranto era pela perda. E apenas isso. Talvez muitos deles pensem que a morte “é o fim”. Amy agora sabe que não é.
Stott morreu numa casa simples, num acampamento pra idosos, propriedade da denominação Anglicana.
Amy morreu numa bela mansão em um bairro nobre de Londres.
Stott não deve ter deixado muito de herança material. Mas, sua herança espiritual é inestimável.
Amy deixou milhões de dólares, cuja parte o pai reverterá para ajudar no tratamento de pessoas vítimas do álcool e das drogas. Talvez seja uma forma “de dar sentido a tudo isso”.
Stott sempre estava sorrindo.
Amy parecia não ter motivos para ser feliz. Parece que para o mundo, a morte de Stott não fez nenhuma diferença. Mas, é notório que para o mundo, a morte de Amy foi uma perda inestimável.
Stott morreu crendo na suficiência única e exclusiva do sacrifício de Cristo para ofertar graciosamente ao homem a salvação. Amy...não sei no que ela cria. Mas, por sua vida, pode-se afirmar que não havia experimentado uma nova vida em Cristo. Nele há esperança. Nele há alegria. Nele há sentido para quem somos e o que fazemos com nossa existência.
Stott morreu e foi para o céu.
Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Longe de mim esteja gloriar-me a não ser na cruz.
__________
Fonte: http://danielcalze.blogspot.com/2011/07/morte-dos-britanicos-john-stott-e-amy.html
__________
Fonte: http://danielcalze.blogspot.com/2011/07/morte-dos-britanicos-john-stott-e-amy.html
Meditando no capítulo 35 de Jeremias
Esses recabitas mexem com a nossa vida mesm...viu!!!!
Enquanto as palavras de Jonadabe, filho de Recabe foram guardadas. Porque eles não bebiam até aquele dia. O que estava em jogo não era propriamente o vinho, o morar em tendas, mas a obediência aos princípios de vida, o estilo de disciplina que eles tinham quanto aos votos feitos.
Eu acredito seriamente que o eterno Deus nos convida hoje para imitarmos a vida destes homens fiéis aos princípios e uma vida que mantém o caráter fiel a ele. Aliás, caráter fiel é o que está em falta. Porque vemos uma igreja apática no testemunho. Uma igreja que fala de caráter sério, mas não vive com tal. Porque não paga suas contas, não honra os seus compromissos. Porque tem duas palavras.
Uma igreja que diz que ama e despeja para fora os caídos. Uma igreja sem vida profunda com Deus. Ela diz que tem a Bíblia, mas não usa a Bíblia na vida e no coração. Nem a conhece direito! Uma igreja brasileira mais comprometida com o pecado do que com a santidade. Ouvimos falar em crescimento numérico - há quem diga que somos 35 milhões no Brasil. Mas, sinceramente falando não vemos um crescimento da vida na presença de Deus que nos permite amar mais, mentir menos.
Fala-se muito que o povo cristão é um mercado promissor. Mas, não ouvimos falar que o Congresso tem mudado para melhor por causa dos protestantes, que a Câmara dos deputados está melhor e mais justa porque os protestantes chegaram. É uma pena que são poucos os políticos sérios como Carlos Alberto Bezerra - alguém que honra o nome de cristão.
Não ouvimos falar que os conflitos e violência diminuíram por causa dos eleitos de Deus. Não ouvimos falar que as meninas prostitutas desse país são uma causa do Congresso e quem moveu as ações foram os evangélicos. Temos poucos Magnos Maltas na vida. Sei lá gente, mas quando leio sobre os votos desses homens por causa de um ancestral - fico pasmo de ver a nossa insensibilidade para com o Livro Sagrado - aquele que é o convite para termos um voto de compromisso com o Reino de Deus todo dia, toda hora e todo momento. Que nós aprendamos a ter compromisso sério com o Reino de Deus.
___________
Alcindo Almeida
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
ANIVERSÁRIO – 87 ANOS DA IP LAPA em 2011
Dia 21.08
09H00: Rev. George Alberto Canêlhas - Louvor: Conj. Expressão de Louvor
18H00: Rev. Albert Rodrigues - Louvor: Coro Geral
Dia 27.08
19H30: Pr. Glênio Fonseca - Louvor: Grupo Concerto
Dia 28.08
09H00: Pr. Glênio Fonseca - Coro Infantil
18H00: Pr. Glênio Fonseca - Coro Mocidade
________________________________
IGREJA PRESBITERIANA DA LAPA
Rua Roma, 465.
As histórias da Bíblia
A narrativa cria um mundo de pressuposições, de suposições e relações no qual ingressamos. As histórias convidam-nos para adentrar um mundo fora de nós mesmos, e, se forem histórias boas e verdadeiras, um mundo maior que nós. As histórias da Bíblia são histórias boas e verdadeiras, e o mundo para o qual elas nos convidam é o mundo da criação, da salvação e da bênção de Deus.
Espiritualidade subversiva
Eugene Peterson no seu livro Espiritualidade subversiva diz algo jóia:
A vida cristã, em um de seus aspectos mais fundamentais, consiste na restauração do que foi perdido na Queda. Inesperadamente encontramos, percebemos, acessamos e tocamos coisas e ideias, pessoas e acontecimentos, dentre os quais a própria Escritura Sagrada, que sempre existiram desde o princípio, estiveram sempre lá, mas nossa alma enfatuada pelo ego e nossos olhos turvados pelo pecado simplesmente deixaram de enxergar, às vezes por anos, e anos, e anos. Mas de repente percebemos: desenvolvemos uma visão ampliada da vida, enxergamos Deus e ouvimos sua voz.
Assinar:
Comentários (Atom)























