A sabedoria dá vida para o coração


- Texto para a reflexão: Melhor é o ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato. Pois, qual o crepitar dos espinhos debaixo de uma panela, tal é a risada do insensato; também isto é vaidade. Verdadeiramente, a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração. Melhor é o fim das coisas do que o seu principio; melhor é o paciente do que o arrogante. Não te apresses em irar-te porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos. Jamais digas: por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim. Boa é a sabedoria havendo herança e de proveito para os que vêem o sol. A sabedoria protege como protege o dinheiro, mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor (Eclesiastes 7.5-10).

A prática da sabedoria para nós cristãos é uma tarefa espiritual. O verdadeiro cristão antes de tudo precisa se conhecer, agir com espírito e ter os olhos voltados para a valorização de uma comportamento sábio diante das pessoas.
Um grande problema para exercitar a sabedoria é a arrogância que temos em nós mesmos. Onde há a arrogância, há também um ego que quer ser sempre o primeiro violino da orquestra e não teme nenhuma disputa de poder por coisas secundárias como regras sociais.O que a arrogância faz conosco?
•Ela nos faz parar de aprender;
•Ela faz o ego se inflamar cada vez mais;
•Ela nos faz pensar que faremos o que quisermos;
• Ela reprime qualquer toque de humildade.
Ela provoca um elemento chamado em latim de tardus. Esta palavra significa hesitante, vagaroso, desanimando, apático e tolo. Quando damos vazão a arrogância, nos tornamos “tardus” para com a sabedoria. Por isso, vejamos o que a sabedoria provoca em nosso coração.O que a arrogância faz conosco?
O único remédio para nos livrar dela é a busca pela sabedoria divina. E o grande Salomão nos chama a atenção para a repreensão do sábio do que ouvir canção do insensato que geralmente bebia nas festas. Já que é um contexto em que ele fala muito sobre a festa. A escola da sabedoria é melhor do que o procedimento dos insensatos.
Vejam que Salomão fala dos espinhos e a figura da panela. O crepitar (borbulhar) dos espinhos debaixo de uma panela é o resultado da falta de sabedoria do insensato. O insensato é como o espinho que machuca o nosso corpo. Quando um espinho era queimado numa panela para ser usado não tinha muita eficácia. A comparação é para mostrar que o riso dos insensatos é ruidoso e transitório. Salomão afirma que melhor é o fim das coisas do que o seu principio. O que há de sábio nisto?
Os grandes projetos que começamos nos fazem perder forças, eles geram ansiedade e muito esmero. Salomão mostra que o fim das coisas é o processo que nos faz refletir melhor sobre a caminhada com Deus. O fim de algo traz alívio e nos faz relaxar. Aqui está a sabedoria da vida. O fim das coisas, nos deixa mais aliviados e pensativos sobre o Reino de Deus.
O começo das coisas nos faz perder energia, tempo e menos reflexão sobre o verdadeiro significado da vida. Salomão diz que melhor é o paciente do que o arrogante. Ele mostra que há edificação no processo de humildade. Porque só o humilde tem paciência para lidar com as questões da vida.
O arrogante tem um espírito impaciente e orgulhoso. Ele tem olhar altivo.Vejam que os pacientes são preciosos para uma comunidade. Eles têm domínio e controle gerados pela sabedoria divina. Os insensatos são uma dificuldade para qualquer grupo. Porque trabalham com a altivez e com a prepotência.
Deus nos convida para sermos pessoas cuja paciência é uma arte da sabedoria. A sabedoria gera paciência e nos ajuda a não dar vazão para a insensatez. Salomão diz que não devemos nos apressar em nos irar porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos. O homem que perde o controle mostra uma atitude própria de um insensato na vida. Quem anda com a sabedoria tem o domínio na questão da ira. Ele não é dominado pela pressa quanto aos ânimos. Ele é sensato e prudente na hora que é testado na vida.
Salomão diz que jamais devemos dizer que os dias passados foram melhores do que estes. Pois não é sábio perguntar assim. O que ele quer dizer com isto?
A pessoa que despreza o presente é desprovida de sabedoria. Para o judeu desprezar o presente achando que o passado foi melhor é uma calunia diante da providencia de Deus na história (CHAMPLIN, p. 2722). Seja lá como foi o nosso passado não podemos nos esquecer que é sábio nos lembrar do mover de Deus na nossa vida sempre.
Salomão diz que boa é a sabedoria havendo herança e de proveito para os que vêem o sol. Ele afirma que a sabedoria protege como protege o dinheiro, mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.
Ele fala da questão da prosperidade na vida como algo bom, mas a ênfase dele é que a sabedoria é imprescindível para o coração. Mesmo porque ele diz em Provérbios que o princípio da sabedoria é o temor a Deus. Ele diz que a riqueza maior na vida de uma pessoa é a sabedoria divina.Ele trabalha a idéia que a sabedoria protege como protege o dinheiro. Ou seja, o dinheiro pode resolver certos problemas que causam perturbações em nós, mas a sabedoria serve de sinônimo de conhecimento e é um elemento espiritual que confere vida a nós. Por isso, ele afirma em Pv. 4.13: Retém a instrução e não a largues; guarda-a porque ela é a tua vida. Salomão diz no capítulo 7.19: A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade. Ele ainda diz neste capítulo 7.25: Apliquei-me a conhecer e a investigar e a buscar a sabedoria e meu juízo de tudo e a conhecer que a perversidade é insensatez e a insensatez loucura.
Interessante que no original hebraico a palavra proteção tem a idéia de sombra. O homem era protegido do sol quente e dos processos difíceis da vida. Salomão usa esta mesma idéia em relação à sabedoria. Ela nos protege e nos guarda sempre.
A sabedoria nos faz viver com graça na presença do criador. Ela não nos permite ser insensatos e imprudentes na vida. Ela é a proteção de uma vida sem temor e reverência diante do nosso Senhor.

_____________
Alcindo Almeida

Comentários

Postagens mais visitadas