O nosso lugar no mundo através do Velho Testamento


- Texto para reflexão: Então lhe foi entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito (Lucas 4.17).

Você já parou para pensar que as histórias do VT são de importância fundamental para a formação da nossa consciência. As histórias do VT nos levam a aprender valores morais e a desenvolver capacidades sociais.
Elas nos ajudam a descobrir o nosso lugar no mundo e, na realidade, um lugar específico, no espaço e no tempo. Então nós não estamos aí soltos no espaço, que é a grande ameaça da cultura das drogas, porque as drogas são nada mais do que um “tapa-buraco” para o nosso comportamento.
As histórias do VT são transparentes e nos contam tudo o que acontece na vida. É fato que o Velho Testamento conta a vida profundamente dentro de si mesma. Por exemplo, o VT não esconde as falhas de Noé, o processo de falha no caráter de Caim, as fraquezas de Moisés, de Davi, de Salomão e de Josias. Ela não esconde a dor de Jeremias, de Ana, de Ezequias quando ficou doente. Da tristeza de Neemias em ver o estado deplorável de Jerusalém.
Quando você lê o Velho Testamento, parece que é uma cópia do que somos de fato na presença de Deus: pecadores, fracos e necessitados. Por isso, o ato de contar uma história é um ato social e um ato concreto.
É bom avaliarmos as qualidades das histórias que nós encontramos no VT.
As histórias são flexíveis: São histórias de final aberto. E por isso, são aplicáveis. E elas evocam de nós respostas apropriadas. E por isso, somos trazidos para dentro da história de cada personagem do VT.
Quem não quer respirar a histórias de José do Egito? Olhando para José, podemos nos enxergar ali, as dores, a rejeição, a glória e reconhecimento no final de tudo. Nas histórias podemos nos perguntar: Eu sou Jacó ou eu sou Esaú, eu sou José? Elas nos revelam e nos traz

As histórias compartilham os segredos internos da narrativa, expandem a nossa própria imaginação. Elas aprofundam a nossa consciência e nos ajudam a compreender que, além das informações que nos passam, elas são escolas de atitudes. E são as atitudes que nos instruem.

As histórias nos fazem reconhecer que elas são experienciais. Elas nos ajudam a aprender a partir da experiência de outros. E ao desenvolver e desdobrar o drama da vida, elas acabam nos dando condições de enxergar a estratégia para se viver. Elas nos dão um propósito claro. Enfim, as histórias do VT muitas vezes, são polêmicas, pois, tocam no nosso interesse próprio e no nosso egoísmo.
É por isso, que o Velho Testamento é tão duro na área da imoralidade e do adultério. A exposição de Davi em seu pecado com Batseba é um elemento central na história dele, porque tragicamente isso se repetiu na sua família em incesto, em rebelião e numa vida complicada.
Você quer descobrir o seu lugar no mundo? Comece a ler o Velho Testamento e veja o seu retrato da alma lá!
_____________
Alcindo Almeida

Comentários

Anônimo disse…
Olá Alcino, conheci seu blog pelo blog do Tito, muito bom!
Realmente o VT é a prova de um projeto maravilhoso do Senhor, que culminaria em Cristo Jesus.
Um blog que edifica.
Parabens.
Um grande abraço.

Sidney Alves amaral
papodedesenhista.blogspot.com

Postagens mais visitadas