terça-feira, 6 de maio de 2008

Devemos andar com a Palavra do Pai no coração



- Texto para Reflexão: Também por eles o teu servo é advertido; e em guardá-los há grande recompensa. Quem pode discernir os próprios erros? Purifica-me tu dos que me são ocultos. Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu! (Salmo 19.11-14).

Interessante que temos dificuldades na vida espiritual. Temos dificuldades para permanecermos firmes na vida cristã. Só que neste Salmo Davi mostra a maneira do povo de Deus andar na Palavra, a maneira para não deixarmos a vida cristã vacilar:

1- Observando e guardando a Palavra de Deus:
Davi diz no versículo 11: Também por eles o teu servo é advertido; e em guardá-los há grande recompensa. O ensinamento é que devemos obedecer a Palavra e ser advertidos por ela todo o dia da vida. E quando a obedecemos conseqüentemente guardamos a Palavra e lá na frente veremos a recompensa do obedecer e guardar a Palavra da Lei no coração. No versículo 12 Davi mostra que aqueles que são observadores e guardadores da Palavra de Deus discernem os erros e pedem a purificação deles ao Pai. Porque ao meditar na Palavra vemos a nossa miséria, o nosso pecado e aí entendemos melhor o que Paulo disse em Romanos 3.20: Por isso nenhuma carne será justificada diante dele por meio de obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado. Como Davi mostra maneira do povo de Deus andar com a Palavra no coração?

2- Fugindo da soberba pela Palavra:
Davi diz no versículo 13: Também de pecados de presunção guarda o teu servo, para que não se assenhoreiem de mim; então serei perfeito e ficarei limpo de grande transgressão. Davi pede para que o Senhor o guarde pela Palavra, da presunção, da soberba, do orgulho. Vejam a mudança que a Palavra realiza no nosso coração, pois, ao se aproximar da Palavra, Davi sente a miséria do seu pecado, da corrupção da sua natureza e imediatamente vem o pedido para que o Senhor o guarde daquilo que assedia ao homem, que é o orgulho, a soberba. Aí sim, Davi estará limpo de transgressão, estará agindo diante de Deus com sinceridade e pureza. Talvez se Datã, Abirão e Coré tivessem feito isto, eles não teriam se orgulhado e sentido inveja de Moisés, servo de Deus (Num. 16.1-5). O salmista se lembra da Palavra quando ele diz: Escondi a tua Palavra no meu coração para eu não pecar contra ti (Salmo 119.11). Davi mostra a maneira do povo de Deus andar na Palavra que é colocando no coração a Palavra. Davi diz no versículo 14: Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!
Davi termina o Salmo com uma oração que era freqüentemente feita pelos pastores de Israel antes deles pregarem. Ou então, quando alguém estava indo a Terra Santa. Nesta oração, o salmista vai além de seu pedido de libertação, para um desejo positivo e muito pessoal de que todas as suas palavras e mesmo os seus pensamentos sejam agradáveis na presença daquele que é rocha e libertador do seu povo. E as palavras agradáveis só podem se tornar em algo concreto, se brotarem da própria Palavra de Deus. Só temos palavras agradáveis quando nos voltamos para a Palavra, só falamos algo sábio e prudente na vida quando meditamos e buscamos a Palavra de Deus, só realizamos coisas edificantes e construtivas quando a Palavra de Deus está no nosso coração. Aí o nosso coração fica em sinceridade e integridade diante de Deus e dos homens, porque estamos em sintonia com a Palavra de Deus. Isto me faz lembrar dos capítulos 4.25 e 5.6 de Efésios que ensinam que aqueles que têm a Palavra de Deus no coração não tropeçam nas palavras, nem produzem engano algum, nem discórdia no meio do povo de Deus.
Que o Senhor nos dê a graça de termos palavras agradáveis diante dele e que nos voltemos para a Palavra que é o referencial máximo para a nossa vida todos os dias dela, em nome de Jesus!



Alcindo Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário